Responsive image

Sintomas e Diagnóstico Clínico da Doença de Parkinson Mal de Parkinson

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 6 de julho de 2017 | Atualizado: 13 de novembro de 2019

Sintomas e Diagnóstico Clínico da Doença de Parkinson Mal de Parkinson: A Doença de Parkinson (DP) é considerada a segunda doença neurodegenerativa mais frequente na população idosa, com incidência variando de 410 a 529 casos por 100.000 pessoas em indivíduos acima de 55 anos e na população geral, de 1,5 a 22 casos por 100.000 pessoas.

Sintomas e Diagnóstico Clínico da Doença de Parkinson Mal de Parkinson

Primeiramente descrita em 1817 por James Parkinson no livro Essay on the Shaking Palsy, foi denominada “paralisia agitante” devido à tendência para inclinação anterior do tronco e cabeça, marcha em bloco, lentidão, diminuição dos movimentos e tremor de repouso. Também foi registrado neste livro os sinais e sintomas neurovegetativos e a preservação “dos sentidos e do intelecto”.

Em relação à palavra “intelecto”, é provável que James Parkinson tenha se referido à cognição, considerando a ausência de deficiência intelectual nesses pacientes. A demência só começou a ser relatada como uma complicação da DP após a década de 1850.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Diagnóstico da Doença de Parkinson

Atualmente, a DP é considerada doença multissistêmica que acomete sistemas motores e não motores.

Sintomas e Diagnóstico Clínico da Doença de Parkinson Mal de Parkinson, por este motivo, o diagnóstico da DP idiopática baseia-se, inicialmente, na história clínica do doente, achados do exame clínico geral e neurológico e evolução clínica da doença, combinados ao resultado dos exames de sangue e de neuroimagem, como o doppler transcraniano.

Para fechar o diagnóstico, recomenda-se que a bradicinesia esteja presente, além de pelo menos um dos seguintes achados: tremor de repouso, rigidez plástica ou instabilidade postural. Também deve haver exclusão de causas secundárias de parkinsonismo, uma condição em que o paciente apresenta alguns dos sintomas da doença de Parkinson, mas não têm a própria doença, e apresente resposta terapêutica à levodopa.

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.

É importante Sintomas e Diagnóstico Clínico da Doença de Parkinson Mal de Parkinson que o especialista médico Neurologista saiba quem tem alguma doença da família das doenças Parkinsonianas, que não é somente a doença de Parkinson, tais como a Demência com Corpos de Lewy, paralisia supranuclear progressiva, atrofia de múltiplos sistemas, degeneração ganglionar córtico-basal, doença de Wilson, intoxicação medicamentosa, dentre várias outras doenças que fazem parte do diagnóstico diferencial da doença de Parkinson.

Sintomas não Motores na Doença de Parkinson

Os sintomas não motores da Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson estão presentes desde o início da Doença, geralmente se agravando com o tempo. Estes sintomas são atualmente muito valorizados na prática clínica, pois podem reforçar o diagnóstico da Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson e causam grande prejuízo à qualidade de vida do paciente.

Comumente, a pessoa com Parkinson apresenta constipação, transtornos de humor, como a depressão, ansiedade e distúrbios do sono, principalmente alterações do ciclo circadiano e transtorno comportamental do sono REM. Estes sintomas não motores podem ocorrer antes mesmo das anormalidades motoras clássicas.

Doença de Parkinson é muito mais que tremores
O Parkinson se não for tratado, pode até invalidar o usuário! Não arruine sua vida por causa de uma doença, venha na Regenerati!

Dores, alucinações visuais, alterações urinárias e neurovegetativas, acometimento cognitivo, e dificuldade de deglutição são sintomas que aparecem nos estágios tardios da doença, dificultando a socialização deste paciente, que passa a isolar-se cada vem mais, agravando até mesmo os sintomas depressivos. Conheça a Definição da Insônia

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Novas Tecnologias para Auxiliar no Diagnóstico

Estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para identificar quando os sintomas são relativos à doença de Parkinson ou aos distúrbios parkinsonianos atípicos, através de um exame de sangue.

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo “Novo exame para diagnóstico de Parkinson“.

Mais Informações na Internet
Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 14/04/2024