Responsive image

Transtorno Comportamental do Sono REM

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 28 de março de 2023 | Atualizado: 28 de março de 2023

O Transtorno Comportamental do Sono REM é um distúrbio do sono no qual você representa fisicamente seus sonhos sem saber enquanto está dormindo. Os movimentos realizados podem causar ferimentos a você ou ao seu parceiro de cama, especialmente se você estiver tendo um pesadelo violento.

Continue a leitura para saber mais sobre o Transtorno Comportamental do Sono REM, suas causas, seus sintomas e suas formas de tratamento.

Em que Consiste o Transtorno Comportamental do Sono REM

O distúrbio comportamental do sono REM é uma condição na qual você expressa fisicamente e/ou vocalmente seus sonhos enquanto está no estágio de movimento rápido dos olhos (REM) do sono.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Você não tem consciência de suas ações enquanto dorme. Essa condição é uma parassonia, que é um distúrbio do sono que envolve eventos ou experiências físicas incomuns e indesejáveis ​​que perturbam seu sono.

O Transtorno Comportamental do Sono REM está fortemente associado a certos distúrbios neurodegenerativos. Cerca de 97% das pessoas que apresentam esse distúrbio terão doença de Parkinson, demência com corpos de Lewy ou atrofia de múltiplos sistemas dentro de 14 anos após o diagnóstico.

Sintomas

Os sintomas do distúrbio comportamental do sono REM podem variar em gravidade. Enquanto dorme, a pessoa parece estar tendo um pesadelo e pode:

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.
  • Ter espasmos musculares leves ou movimentos dos membros;
  • Falar ou gritar – muitas vezes, usando linguagem vulgar;
  • Chutar, socar ou agarrar o ar ou seu parceiro de cama;
  • Pular ou cair da cama.

Cerca de 8 em cada 10 pessoas com distúrbio comportamental do sono REM sofrem lesões relacionadas ao sono. Elas não estão cientes de seus comportamentos durante o sono. Muitas pessoas só descobrem que têm esse distúrbio quando seu parceiro de cama ou colega de quarto lhes conta sobre seu comportamento ou quando acordam com uma lesão.

Quando uma pessoa está tendo um episódio, normalmente você pode acordá-la facilmente. Quando acordam, geralmente, estão alertas e podem se lembrar de detalhes do sonho. Isso é diferente dos terrores noturnos, nos quais as pessoas, normalmente, são difíceis de acordar e ficam confusas quando acordam.

Causa

O sono REM (rapid eyes moviment – movimento rápido dos olhos) é uma fase do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante essa fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Normalmente, a maioria dos músculos do seu corpo (principalmente, músculos esqueléticos) fica temporariamente paralisada durante o sono REM enquanto você está sonhando para que possa sonhar com segurança. Isso é chamado de atonia muscular.

Para pessoas com distúrbio comportamental do sono REM, a paralisia temporária não acontece. Por causa disso, eles podem, sem saber, representar seus sonhos e falar enquanto dormem. Os pesquisadores não sabem exatamente porque isso acontece, já que muitas vias neurais complexas estão envolvidas no sono REM.

Tratamento

O principal objetivo do tratamento para o distúrbio comportamental do sono REM é criar um ambiente de sono seguro para você e seu parceiro de cama. Isso pode envolver certas estratégias e medicamentos.

Medidas de Segurança

As etapas para criar um ambiente de sono mais seguro incluem:

  • Remover objetos pontiagudos, de vidro e pesados ​​de sua cama;
  • Colocar travesseiros entre você e as estruturas ao redor, como a cabeceira ou o criado-mudo;
  • Colocar um colchão no chão ao lado da cama (caso caia da cama) ou usar grades de cabeceira acolchoadas;
  • Dormir em um saco de dormir.

Se os sintomas forem graves, pode ser mais seguro para o seu parceiro dormir em um quarto diferente.

Você também deve tentar evitar o consumo de álcool, pois isso pode desencadear um episódio e piorar a condição.

Medicamentos

Se seus sintomas forem graves e as medidas de segurança não forem suficientes para evitar lesões, seu médico pode prescrever medicamentos para controlar seus sintomas.

Embora não existam medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, específicos, estudos mostraram que a melatonina, o clonazepam e o pramipexol podem reduzir os sintomas em alguns casos.

A melatonina é considerada o medicamento de primeira linha para o tratamento, pois raramente causa efeitos colaterais.

Clonazepam é um sedativo. Os pesquisadores não sabem ao certo porque isso ajuda a tratar esse distúrbio. A maioria dos pacientes que toma uma dose baixa de clonazepam antes de dormir têm poucos ou nenhum pesadelo, vocalizações ou comportamentos de representação de sonhos. Contudo, o clonazepam pode causar efeitos colaterais desagradáveis. Por causa disso, seu médico só pode prescrevê-lo se a melatonina não ajudar.

O pramipexol é um agonista da dopamina. Prescrevemos esse medicamento principalmente para tratar a doença de Parkinson e a síndrome das pernas inquietas, mas pesquisas recentes mostram que pode ajudar a tratar os sintomas do distúrbio comportamental do sono REM. Os pesquisadores acham que esse medicamento funciona porque este pode ser um distúrbio de deficiência dopaminérgica.

O prognóstico (perspectiva) do distúrbio comportamental do sono REM depende de alguns fatores, incluindo:

  • Se houver uma causa, como narcolepsia ou uso de um antidepressivo;
  • Quão severos são seus sintomas e se seus sintomas levam a lesões;
  • Se é tratado ou não;
  • Se você tem distúrbio comportamental do sono REM e uma condição neurodegenerativa.

A implicação mais importante é sua associação com condições neurológicas, particularmente a doença de Parkinson, atrofia de múltiplos sistemas e demência com corpos de Lewy. As pessoas que têm distúrbio comportamental do sono REM, além de uma condição neurológica, geralmente, têm um prognóstico ruim, além do prejuízo em sua qualidade de vida. Por causa disso, é importante procurar tratamento e criar um ambiente de sono mais seguro.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 12 de abril de 2019 e Atualizado em: 28 de março de 2023

Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024