Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Transtorno Comportamental do Sono REM

Categorias: Neurologia Geral, NOTÍCIAS




Transtorno Comportamental do Sono REM

Publicado: 12/04/19 | Atualizado: abril 12, 2019

O transtorno comportamental do sono REM (rapid eyes moviment – movimento rápido dos olhos) ocorre na fase do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Este distúrbio é uma parassonia caracterizada pela perda de atonia muscular durante o sono REM e comportamentos anormais durante o sono, muitas vezes resultando em ferimentos.

Transtorno Comportamental do Sono REM – Saiba Mais

O transtorno comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual o paciente reage fisicamente aos sonhos vívidos, muitas vezes de maneira desagradável, com movimentos súbitos e violentos de braços e pernas durante o sono REM, além de sons vocais. Às vezes, a condição é chamada de comportamento de encenação de sonhos.

Normalmente não nos movimentamos durante o sono REM, pois é um estágio normal do sono que ocorre muitas vezes durante a noite: cerca de 20% do sono é o sono REM, o período usual dos sonhos, que ocorre principalmente durante a segunda metade da noite.

O início do transtorno usualmente ocorre de forma gradativa, e seu desenvolvimento piora conforme o tempo passa.

O transtorno comportamental do sono REM pode estar associado a outras condições neurológicas, como a demência com corpos de Lewy, a doença de Parkinson ou a atrofia de múltiplos sistemas.

Transtorno Comportamental do Sono REM – Fatores de Risco

Existem alguns fatores associados ao desenvolvimento do transtorno comportamental do sono REM, como:

Sexo Masculino

Ser do sexo masculino é um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença. Pesquisas confirmam que o distúrbio atinge mais homens que mulheres (principalmente aqueles com mais de 50 anos). No entanto, há mais mulheres sendo diagnosticadas com o distúrbio, especialmente aquelas com menos de 50 anos. Além disso, adultos jovens e crianças podem desenvolver o distúrbio, geralmente associado a narcolepsia, uso de antidepressivos ou tumores cerebrais.

Distúrbios Neurodegenerativos

Ter um certo tipo de distúrbio neurodegenerativo, como a doença de Parkinson, atrofia de múltiplos sistemas, derrame ou demência com corpos de Lewy é um fator de risco. A Narcolepsia é distúrbio crônico do sono, caracterizado por sonolência diurna avassaladora, e também se classifica como fator de risco

Alguns Medicamentos

Tomar certos medicamentos, especialmente antidepressivos, ou fazer uso de drogas ou álcool com uma retirada abrupta podem estar associados ao desenvolvimento da doença.

Fatores Ambientais

Evidências recentes sugerem que também pode haver vários fatores de risco ambientais ou pessoais específicos para o distúrbio comportamental do sono REM, incluindo exposição ocupacional a pesticidas, agricultura, tabagismo ou traumatismo craniano anterior.

Transtorno Comportamental do Sono REM – Sintomas

Os episódios do transtorno comportamental podem ocorrer ocasionalmente ou várias vezes por noite. Os sintomas do distúrbio comportamental do sono REM podem incluir:

  • Movimentos como chutar, socar, balançar ou pular da cama, em resposta a sonhos violentos ou repletos de ação (perseguição ou ataques);
  • Produzir ruídos como falar, rir, gritar ou até xingar;
  • Recordar-se do sonho ao despertar-se durante um episódio.

Transtorno Comportamental do Sono REM – Tratamento

O tratamento para o distúrbio comportamental do sono REM pode incluir salvaguardas físicas e medicamentos. Deve-se tomar medidas de segurança e alterar o ambiente de sono, removendo objetos perigosos, movendo móveis, e protegendo janelas e o chão.

Alguns tratamentos envolvem o uso de medicamentos, exemplo desses são Melatonina® e Clonazepam®.

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41572-018-0016-5


Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 01/12/2019