Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Procrastinação

Categorias: Conteúdos, Emoções, TDAH




Procrastinação

Publicado: 11/11/20 | Atualizado: novembro 11, 2020

Nos dias atuais é muito que as pessoas usem o perfeccionismo como justificativa para procrastinação. Ou seja, na expectativa de ter uma tarefa executada de forma perfeita, a pessoa deixa de agir e seguir os meios necessários para atingir o resultado esperado.

Perfeccionismo

Planejamento de metas

Existem metas de curto, médio e longo prazo.

O planejamento de curto prazo é mais fácil de ser seguido, devido ao pequeno intervalo de tempo determinado. Um exemplo é o planejamento diário, com metas mais simples, como levar os filhos para a escola em determinado horário e participar de uma reunião de trabalho.

Desta forma, o planejamento diário é mais atingível.

A procrastinação surge nos projetos de médio a longo prazo

Existem fatores que surgem quando se trata de metas com mais prazo. Como por exemplo o cansaço e o tempo disponível.

Eventos sabotadores

Evento sabotador é um obstáculo durante o percurso que faz com que a pessoa postergue o projeto.

Esses obstáculos ocorrem em diversas áreas, ou seja, podem atingir vários tipos de projetos. Uma meta financeira pode ter interferência por conta da Black Friday e uma dieta pode ser postergada por uma festa infantil repleta de guloseimas.

Ou seja, os eventos sabotadores são acontecimentos da vida comum que são usados como forma de justificativa para o não agir em cumprimento de uma meta estabelecida, com a desculpa de que o planejamento deva ser perfeito do começo ao fim.

O perfeccionismo surge na forma de pensamento “ou tudo ou nada”. Ou seja, ou o planejamento é feito 100% conforme o determinado ou então ele não será cumprido.

O perfeccionismo pode atingir desde as relações pessoais, como o trabalho, estudos e planos pessoais do indivíduo. Porém, é importante procurar meios para impedir essa influência negativa, já que é isso pode trazer situações constrangedoras e atrapalhar o dia a dia.

Procrastinação

Como evitar a procrastinação

A procrastinação é o ato deixar de fazer algo importante que precisa ser feito e realizar outras tarefas no lugar.

Então, a procrastinação começa a ser justificada por desculpas criadas pelo indivíduo. Porém, o deixar de agir atrapalha os planos do indivíduo, que passa a sofrer pela ausência dos resultados.

Comece a agir

Sendo assim, é muito importante que a pessoa dê o primeiro passo em busca do resultado e comece a agir. Sem esperar ajuda daqueles que estejam ao seu redor.

Além disso, a falta de motivação pode colaborar com a procrastinação. Sendo assim, é preciso compreender que sacrifícios são necessários. Por exemplo, um estudante de psicologia que precisa cursar estatística na faculdade. A princípio, pode não fazer sentido para o estudante, porém, após adquirir o conhecimento em estatística, ele terá mais facilidade em compreender os estudos que precisam de análise de dados.

A procrastinação pode ocorrer até mesmo na infância. Quando uma criança ignora os chamados dos pais para que desligue o vídeo game e vá estudar, ele está procrastinando.

A procrastinação também ocorre na adolescência. Um exemplo seria o adolescente afirmar que já que ele não pode sair para um evento, ele também não irá ajudar nas tarefas de casa. Nesse período é comum que a procrastinação tenha relação com a necessidade de se sentir independente.

Homem procrastinando

Perfeccionismo x Procrastinação

O perfeccionismo faz com que o indivíduo adie a sua ação. Porém, a médio ou longo prazo o perfeccionismo tende a impossibilitar que a pessoa atinja suas metas, o que causa uma sensação de incapacidade.

É muito importante saber que quanto mais imediata for a ação, mais rápidos surgiram os resultados. Contudo, é preciso compreender que falhar também configura um resultado. Porém, é preciso analisar o seu processo de agir para compreender o que foi feito de errado e que pode atrapalhar o resultado.

Sendo assim, as experiências vividas trazem conhecimento e a pessoa consegue desempenhar melhor suas funções para atingir as metas almejadas.

Além disso, a manutenção de uma rotina positiva que proporcione a prática de hábitos pode ajudar a pessoa a não procrastinar. Por exemplo, uma pessoa pode optar por manter as roupas limpas e sujas separadas de forma setorizada, pois essa organização a auxilia na manutenção da limpeza das roupas. Dessa forma, é mais difícil procrastinar.

O perfeccionismo afeta aquilo que é de valor para o indivíduo. Ou seja, atinge aquilo que for de muita importância para a pessoa e essa valoração é extremamente pessoal. Uma pessoa pode querer que um trabalho para faculdade seja perfeito, uma apresentação no trabalho, a manutenção de seu carro…

Planejamento claro e objetivo para evitar a procrastinação

Para impedir que o perfeccionismo afete o alcance das metas é preciso criar um planejamento claro e objetivo.

Ao criar um planejamento é importante que a pessoa analise a sua rotina diária, o tempo que tem disponível e a sua disposição física. Questões fisiológicas como sono e alimentação também podem influenciar no agir, por isso o correto é que a pessoa ajuste o seu planejamento considerando os próprios fatores biológicos.

Deve-se evitar a busca pela perfeição, pois se trata de um conceito pessoal. Desta forma, o importante é buscar atingir os objetivos e metas.

Autora: Dra. Lara Miranda

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020