Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


TDAH – O Que é Déficit de Atenção e Hiperatividade

Categorias: Conteúdos, TDAH




TDAH – O Que é Déficit de Atenção e Hiperatividade

Publicado: 06/12/19 | Atualizado: dezembro 6, 2019

TDAH – O Que é Déficit de Atenção e Hiperatividade – O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio cerebral marcado por um padrão contínuo de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento da pessoa que a porta.

TDAH – Saiba Mais TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um distúrbio de saúde mental que inclui uma combinação de problemas persistentes, como dificuldade em prestar atenção (desatenção), hiperatividade e comportamento impulsivo. O TDAH pode levar a relacionamentos instáveis, mau desempenho no trabalho ou na escola, baixa auto-estima e outros problemas.

Os sintomas começam na primeira infância e continuam na idade adulta. Em alguns casos, o TDAH não é reconhecido ou diagnosticado até que a pessoa seja adulta. Os sintomas de TDAH em adultos podem não ser tão claros quanto nas crianças. Uma vez que com o passar dos anos, a hiperatividade pode diminuir, mas lutas com impulsividade, inquietação e dificuldade em prestar atenção podem continuar.

TDAH - O Que é Déficit de Atenção e Hiperatividade

Veja a seguir os principais sintomas:

Desatenção – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

É um dos principais sintomas característicos da patologia. Pode ser exemplificado por situações como: perder o foco ou não persistir numa tarefa e ter dificuldade em conseguir se organizar; Esses problemas não se devem ao desafio ou falta de compreensão por parte do paciente, e sim, são características involuntárias que surgem por conta desta patologia.

Hiperatividade – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

Significa que uma pessoa parece se movimentar constantemente, inclusive em situações em que não é apropriada; ou excessivamente fidgets, toques ou conversas. Em adultos, pode ser extrema inquietação ou desgastar os outros com atividade constante.

Impulsividade significa que uma pessoa realiza ações precipitadas que ocorrem no momento, sem primeiro pensar nelas e que podem ter um alto potencial de dano; ou um desejo de recompensas imediatas ou incapacidade de retardar a gratificação. Uma pessoa impulsiva pode ser socialmente intrusiva e interromper demais os outros ou tomar decisões importantes sem considerar as consequências a longo prazo.

Sintomas – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

Algumas pessoas com TDAH apresentam menos sintomas à medida que envelhecem, mas alguns adultos continuam apresentando sintomas graves que interferem nas atividades cotidianas. Nos adultos, as principais características do TDAH podem incluir dificuldade em prestar atenção, impulsividade e inquietação. Os sintomas podem variar de leve a grave.

Muitos adultos com TDAH não sabem que o têm – eles sabem que as tarefas diárias podem ser um desafio. Adultos com TDAH podem ter dificuldade para se concentrar e priorizar, levando a prazos perdidos e reuniões ou planos sociais esquecidos.

Os sintomas de TDAH em adultos podem incluir:

  • Impulsividade;
    • Desorganização e problemas de priorização;
  • Fracas habilidades de gerenciamento de tempo;
    • Problemas com foco para realizar uma tarefa;
  • Problemas com multitarefa;
    • Atividade excessiva ou inquietação;
  • Pouco planejamento;
    • Baixa tolerância à frustração;
  • Mudanças de humor frequentes;
    • Problemas ao executar e concluir tarefas;
  • Temperamento “esquentado”.
    • Problemas para lidar com o estresse.

Causas – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

Embora a causa exata do TDAH não esteja clara, os esforços de pesquisa continuam. Fatores que podem estar envolvidos no desenvolvimento do TDAH incluem:

  • Genética – O TDAH pode ocorrer em famílias, e estudos indicam que os genes podem desempenhar um papel.
  • Meio Ambiente – Certos fatores ambientais também podem aumentar o risco, como a exposição ao chumbo quando criança.
  • Problemas durante o desenvolvimento – Problemas com o sistema nervoso central em momentos-chave do desenvolvimento podem desempenhar um papel no desenvolver da patologia.

Fatores de risco – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

O risco de TDAH pode aumentar se:

  • Histórico Familiar: Ter parentes no sangue, como pai ou irmão, com TDAH ou outro distúrbio de saúde mental.
    • Mal-Hábitos na Gestação: Se a mãe fumava, bebia álcool ou usava drogas durante a gravidez;
  • Se quando criança, foi exposto a toxinas ambientais – como o chumbo, encontradas principalmente em tintas e canos em edifícios mais antigos;
    • Nascer prematuramente.

Tratamento e Terapias – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

Embora não haja cura para o TDAH, os tratamentos atualmente disponíveis podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar o funcionamento. Os tratamentos incluem medicação, psicoterapia, educação ou treinamento ou uma combinação de tratamentos.

Esses tratamentos podem ajudar a gerenciar muitos sintomas do TDAH, mas não o curam. Pode levar algum tempo para determinar o que funciona melhor para cada paciente.

Medicamentos – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos de qualquer medicamento.

Estimulantes, são normalmente os medicamentos mais comumente prescritos para o TDAH, mas outros medicamentos podem ser receitados. Os estimulantes parecem aumentar e equilibrar os níveis de substâncias químicas no cérebro chamadas neurotransmissores.

Outros medicamentos usados ​​para tratar o TDAH incluem a atomoxetina não estimulante e certos antidepressivos, como a bupropiona. A atomoxetina e os antidepressivos funcionam mais devagar do que os estimulantes, mas essas podem ser boas opções se você não puder tomar estimulantes devido a problemas de saúde ou se os estimulantes causam efeitos colaterais graves.

A medicação e a dose certa variam entre os indivíduos, por isso pode levar um certo tempo para descobrir o que é certo para você. Informe o seu médico sobre quaisquer efeitos secundários.

Aconselhamento psicológico – TDAH  Déficit de Atenção e Hiperatividade

O aconselhamento para o TDAH adulto geralmente inclui psicoterapia, educação sobre o distúrbio e habilidades de aprendizado.

A psicoterapia pode ajudá-lo a:

  • Melhorar suas habilidades organizacionais e de gerenciamento de tempo;
    • Aprender a reduzir seu comportamento impulsivo;
  • Desenvolver melhores habilidades de resolução de problemas;
    • Lidar com falhas acadêmicas, profissionais ou sociais anteriores;
  • Melhorar sua auto-estima;
    • Aprender maneiras de melhorar o relacionamento com sua família, colegas de trabalho e amigos;
  • Desenvolver estratégias para controlar seu temperamento.

Lembre-se sempre de consultar seu médico de confiança, caso se identifique com algum sintoma citado acima.


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/01/2020