Responsive image

Privação de Sono – Temos uma Sociedade Privada de Sono

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 13 de abril de 2021 | Atualizado: 22 de julho de 2021

Privação de Sono. Mesmo depois de apenas uma noite sem descanso suficiente, podemos nos sentir sonolentos durante o dia e com: raciocínio lento, falta de energia e um humor irritável.

A falta de sono afeta diretamente como pensamos e sentimos. Embora os impactos de curto prazo sejam mais perceptíveis, a privação crônica do sono pode aumentar o risco de problemas de saúdes física e mental a longo prazo.

Para evitar esses problemas, é importante evitar a Privação de Sono. Com a leitura deste artigo, você vai compreender essa condição, incluindo suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

O que é Privação de Sono?

O termo privação de sono refere-se a dormir menos do que o necessário, o que, para adultos, varia de sete a nove horas de sono por noite. Crianças e adolescentes precisam dormir ainda mais à noite do que os adultos. A imagem abaixo demonstra as recomendações da National Sleep Foundation para as quantidades de sono em cada idade:

recomendações das horas de sono

Na medicina, a privação de sono é definida com base na duração, que é a quantidade total de tempo que uma pessoa passa dormindo. Na realidade, entretanto, estar bem descansado envolve mais do que apenas quantas horas você dorme.

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

Como resultado, os termos deficiência de sono ou insuficiência de sono são usados ​​com mais frequência para descrever fatores que reduzem a quantidade e/ou a qualidade do sono, e impedem uma pessoa de acordar revigorada.

Dessa forma, a deficiência do sono tem uma aplicação mais ampla. Por exemplo, uma pessoa que dorme por um total de oito horas, mas com muitos despertares que fragmentam seu sono, pode ter sono insuficiente, embora sua duração do sono tecnicamente atenda à quantidade recomendada.

Sinais e Sintomas

Sentir-se extremamente cansado durante o dia é um dos sinais característicos da privação de sono. Pessoas com sonolência diurna excessiva podem sentir-se sonolentas e ter dificuldade em permanecerem acordadas, mesmo quando precisam.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

O sono insuficiente pode afetar diretamente a forma como uma pessoa se sente durante as horas de vigília. Exemplos desses sintomas incluem:

  • Pensamento lento;
  • Tempo de atenção reduzido;
  • Memória piorada;
  • Tomada de decisão pobre ou arriscada;
  • Falta de energia;
  • Mudança de humor, incluindo sentimentos de estresse, de ansiedade ou de irritabilidade.

Os sintomas de uma pessoa podem depender da extensão de sua privação de sono e se ela é aguda ou crônica.

Estimulantes como a cafeína podem mascarar os sintomas da privação de sono, por isso é importante observar como você se sente ao consumir ou ao desistir dessas substâncias.

Consequências

Os efeitos da privação e da deficiência do sono podem ser sérios e de longo alcance.

A privação aguda do sono aumenta o risco de erros e de acidentes não intencionais. Dirigir com sono – que envolve tempo de reação mais lento – e o risco de microssonos, podem ser fatais. Pessoas privadas de sono têm maior probabilidade de ter dificuldades na escola e no trabalho, ou de experimentar mudanças de humor que podem afetar os relacionamentos pessoais.

A privação crônica de sono pode contribuir para uma ampla gama de problemas de saúde. O sono desempenha um papel fundamental no funcionamento eficaz de quase todos os sistemas do corpo, portanto, uma persistente falta de sono cria riscos significativos para as saúdes física e mental:

  • Doença cardiovascular, incluindo hipertensão, doença cardíaca coronária, ataque cardíaco e AVC;
  • Diabetes: sono insuficiente parece afetar a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue, aumentando o risco de doenças metabólicas;
  • Obesidade: as pessoas tendem a consumir mais calorias e carboidratos quando não dormem o suficiente;
  • Piora da função imunológica, incluindo uma resposta mais fraca às vacinas;
  • Anormalidades hormonais: o sono ajuda o corpo a produzir e a regular adequadamente os níveis de vários hormônios;
  • Dor: pessoas privadas de sono apresentam maior sensibilidade à dor. A dor pode causar mais interrupções do sono, criando um ciclo negativo de agravamento da dor e do sono;
  • Transtornos de saúde mental: sono e saúde mental estão intimamente ligados, e sono insatisfatório tem fortes associações com condições como depressão, ansiedade e transtorno bipolar.

Prevenção

Se você tem problemas contínuos ou que pioram com sono insuficiente ou sonolência diurna, conversar com seu médico é um bom primeiro passo para obter alívio. Seu médico pode avaliar sua situação e recomendar o tratamento que melhor se adapta às suas necessidades.

Na maioria dos casos, o foco na higiene do sono – seu ambiente de sono e hábitos diários – é um componente central na prevenção e no tratamento da privação de sono.

Mais Informações sobre Privação de Sono na Internet:

Artigo Publicado em: 30 de nov de 2015 e Atualizado em: 13 de abril de 2021

Compartilhe:


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/06/2024