Uma simples Definição da Insônia é a dificuldade em adormecer, permanecer dormindo ou ter um sono reparador mesmo quando a pessoa tem a chance de fazê-lo.
Mas existem muitos mais fatores associados à insônia que precisam ser compreendidos. Neste artigo, saiba mais sobre a definição da insônia, suas classificações, seu diagnóstico e tratamento.
Pessoas com insônia podem sentir que seu sono, quando existe, não surte efeito reparador e geralmente apresentam um ou mais dos seguintes sintomas:
A insônia pode ser caracterizada com base em sua duração e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária.
A insônia aguda é breve e geralmente ocorre devido a eventos pontuais (por exemplo, quando não se consegue dormir na noite anterior a uma prova ou entrevista de emprego, ou depois de receber uma notícia estressante ou ruim).
Muitas pessoas apresentam esse tipo de interrupção do sono e tendem a resolvê-la sem tratamento.
A insônia crônica é um sono interrompido que ocorre pelo menos três noites por semana e dura pelo menos três meses. Os distúrbios crônicos da insônia podem ter muitas causas:
A insônia crônica pode estar ligada a outras questões médicas ou psiquiátricas, embora em alguns casos seja difícil entender essa relação de causa e efeito.
Pessoas com insônia crônica podem se beneficiar de alguns tratamentos para ajudá-las a voltar aos padrões de Sono Saudáveis, como o uso de alguns medicamentos.
Insônia primária significa que a dificuldade para dormir não está associada a outro transtorno mental ou físico. É um termo resumido que inclui:
A definição da insônia secundária, que é o tipo mais comum de insônia, é um sintoma ou um efeito colateral de outra condição. Algumas causas de insônia secundária são:
As pessoas com insônia tendem a ter Dificuldade em Adormecer, permanecer dormindo (manutenção do sono) e / ou acordam cedo demais pela manhã.
Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico e padrões de sono.
Pode ser interessante manter um diário do sono por uma semana ou duas, acompanhando seus padrões de sono e como você se sente durante o dia. Seu parceiro de cama também pode fornecer informações sobre o quanto e quão bem você está dormindo.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar testes especiais em um instituto do sono.
O tratamento para insônia pode incluir componentes comportamentais, psicológicos ou um misto de ambos. Procure um neurologista de sua confiança para falar sobre sua situação particular e histórico de insônia, bem como suas causas, para decidir sobre o melhor plano de tratamento.
Assista ao vídeo e saiba mais informações:
Artigo Publicado em: 29 de maio de 2018 e Atualizado em: 29 de março de 2022
A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.
Agende sua Consulta!
Tags:Definição da Insônia, Dificuldade para Dormir, Insônia, Insônia Aguda, Insônia Crônica, Insônia Primária, Insônia Secundária, neurologista, Sintomas da Insônia, Tipos de Insônia
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.