Responsive image

Como Funciona o Tratamento da Insônia

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 18 de janeiro de 2022 | Atualizado: 18 de janeiro de 2022

Tratamento da Insônia. A insônia é um distúrbio caracterizado por dificuldade persistente para o início, a manutenção, consolidação ou qualidade do sono. As pessoas que têm insônia lutam com o sono apesar das oportunidades adequadas para dormir e também experimentam sonolência diurna excessiva e outras disfunções quando estão acordadas.

Neste artigo, saiba mais informações sobre o Tratamento da Insônia, suas opções comportamentais e medicamentosas.

Tratamento da Insônia

O tratamento da insônia geralmente envolve medicação indutora do sono, terapia cognitivo-comportamental para insônia ou uma combinação de ambas as medidas.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Mudanças positivas no estilo de vida também podem aliviar os sintomas de algumas pessoas. Não existe um “melhor tratamento para a insônia”. As recomendações específicas de tratamento dependem se o paciente tem insônia crônica ou de curto prazo, bem como seu histórico médico.

O tratamento da insônia crônica inclui dois objetivos principais:

  • Melhorar a qualidade e a duração do sono;
  • Reduzir as deficiências diurnas associadas.

Um regime de tratamento de insônia crônica normalmente inclui pelo menos uma intervenção comportamental, que muitas vezes assume a forma de terapia cognitivo-comportamental para insônia. Se a terapia e outras intervenções comportamentais não forem eficazes, seu médico poderá recomendar algum tipo de medicação para dormir.

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

Educação e Higiene do Sono

Educar os pacientes sobre padrões saudáveis ​​de sono e hábitos de vida pode ajudá-los a entender porque eles apresentam sintomas de insônia. Especificamente, a higiene do sono se concentra em aumentar os comportamentos que melhoram a qualidade e a quantidade do sono, eliminando os comportamentos que causam problemas de sono.

Controle de Estímulos

O controle de estímulos envolve uma série de medidas que você pode tomar para reduzir essas ansiedades e desenvolver uma relação positiva com sua área de dormir. Isso inclui deitar-se apenas quando se sentir cansado, usar a cama apenas para dormir e fazer sexo, e definir um alarme para o mesmo horário todas as manhãs.

Restrição e Compressão do Sono

Esses dois métodos visam melhorar a qualidade e a quantidade do sono, reduzindo a quantidade de tempo que uma pessoa fica na cama. A restrição do sono envolve uma redução acentuada do tempo na cama, enquanto a compressão do sono é um processo mais gradual, mas ambas as técnicas visam atingir o mesmo objetivo: menos tempo na cama acordado a cada noite.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Relaxamento

Especialistas em sono identificaram técnicas de relaxamento que podem beneficiar pessoas com insônia. Essas incluem exercícios de respiração, relaxamento muscular e meditação.

Medicamentos para Insônia

Antes de tomar qualquer medicamento para insônia, não deixe de consultar seu médico. Para muitas pessoas, a medicação é o último recurso após o controle de estímulos, técnicas de relaxamento e outros métodos de TCC não terem sido eficazes para melhorar o sono. Medicamentos para insônia se enquadram em várias categorias diferentes, incluindo:

  • Benzodiazepínicos;
  • Indutores do sono não benzodiazepínicos;
  • Agonista da melatonina;
  • Antagonista do receptor de orexina.

Certos medicamentos destinados principalmente a tratar outras condições também podem reduzir os sintomas de insônia. Esses incluem antidepressivos e medicamentos antipsicóticos. Eles podem ser prescritos em alguns casos.

Historicamente, as pessoas usavam suplementos de ervas, como valeriana, para reduzir os sintomas de insônia e melhorar o sono. Algumas descobertas recentes indicam que esses suplementos têm sido associados a efeitos colaterais e geralmente não são recomendados para tratar a insônia. Seu médico pode lhe fornecer opções mais seguras e eficazes do que a automedicação.

Mais Informações sobre “Tratamento da Insônia Crônica” na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/05/2022