Responsive image

Qual a Diferença entre Sono e Fadiga?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos

Publicado: 15 de fevereiro de 2022

Diferença entre Sono e Fadiga. Embora a maioria das pessoas use os termos de forma intercambiável, há uma diferença entre fadiga e sonolência diurna. Essas diferenças podem ajudá-lo a saber se você está lidando com insônia, com um distúrbio de sono diferente ou mesmo com alguma outra condição de saúde.

Continue a leitura deste artigo e compreenda a Diferença entre Sono e Fadiga, suas causas e a importância de procurar tratamento para essas condições.

Diferença entre Sono e Fadiga

Indivíduos que lidam com sonolência diurna excessiva são mais propensos a dormir quando estão em uma situação sedentária. Eles podem adormecer em uma sala de espera, sentados em uma reunião, em seu veículo esperando alguém e em outros lugares onde geralmente não dormiriam.

A sonolência diurna excessiva geralmente é causada por condições como:

Indivíduos que lidam com fadiga geralmente não adormecem em situações sedentárias. No entanto, eles lutam para realizar as atividades diárias normais por sentir:

  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Desmotivação;
  • Dificuldade de memória e produtividade;
  • Falta de interesse em situações sociais.

Compreendendo a Sonolência

A sensação de sonolência ou pressão para dormir é o resultado de uma substância química no cérebro chamada adenosina. O nível de adenosina se acumula durante o dia e atinge seu pico mais alto aproximadamente 14 a 16 horas após o despertar. É esse alto nível de adenosina que desencadeia o início do sono.

A sensação de sonolência é aliviada pelo próprio sono quando o nível de adenosina diminui novamente. Se você tiver horas suficientes de sono de qualidade normal, o desejo de dormir deve ser quase totalmente diminuído ao acordar, quando você passa a se sentir revigorado.

Se dormirmos durante o dia, o nível de adenosina diminuirá e o início do sono à noite será atrasado.

Compreendendo a Fadiga

A fadiga é frequentemente descrita em relação à exaustão física ou mental, que pode acontecer se você estiver se esforçando demais, por exemplo, trabalhando longas horas, executando um evento ou praticando exercícios físicos em excesso.

No entanto, podem existir vários fatores que contribuem para um estado de fadiga menos transitório. Muitos deles podem estar relacionados aos fatores de estilo de vida.

A sensação de fadiga pode ser experimentada profundamente nos ossos e nos músculos, como um peso nos membros ou como se você tivesse acabado de correr uma maratona. Você não consegue reunir a energia para realizar o que precisa e parece estar se arrastando física e mentalmente ao longo do dia. Além disso, essa sensação de fadiga nem sempre pode ser aliviada pelo sono.

Problemas Associados

Se você está lidando com fadiga ou sonolência diurna, há um custo a pagar por não buscar tratamento. A privação de sono aumenta as chances de sofrer um acidente na estrada, no local de trabalho e até mesmo em casa. Além disso, as pessoas que lidam com insônia e outros problemas de sono são mais propensas a:

  • Faltar ao trabalho;
  • Correr mais riscos;
  • Fazer escolhas ruins;
  • Ter problemas de concentração e manter o foco;
  • Mudanças de humor.

Embora a insônia e outros problemas de sono possam afetar sua qualidade de vida, também aumentam o risco de uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

  • Acidente vascular cerebral;
  • Doenças cardíacas;
  • Obesidade;
  • Tolerância reduzida à dor;
  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Abuso de substâncias.

Se pegar no sono não está sendo fácil para você ou mesmo se você está lidando com fadiga ou sonolência diurna excessiva, procurar a ajuda de um médico especialista em medicina do sono é fundamental. Até que a causa seja descoberta e tratada, seus problemas geralmente permanecerão ou podem mesmo acarretar em distúrbios maiores. A boa notícia é que você pode se sentir muito melhor com o tratamento adequado.

Mais Informações sobre “Diferença entre Sono e Fadiga” na Internet:
Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 04/09/2024