Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dor Miofascial – Como Ocorre Esse Processo?

Categorias: Conteúdos, Dor, Dor Miofascial




Dor Miofascial – Como Ocorre Esse Processo?

Publicado: 05/10/20 | Atualizado: outubro 5, 2020

 

  • O que é dor miofascial?

Dor miofascial

Dor miofascial, na verdade, é uma condição dolorosa da musculatura, na qual encontramos pontos de tensão (nódulos de tensão), que são chamados de pontos gatilhos. Esses tais pontos fazem com que exista uma dor a distância, que é denominada de dor irreferida, como por exemplo: a tensão associada a um ponto gatilho da região do trapézio pode gerar uma dor irradiada para a face e também para a cabeça. Isso é dor miofascial.

 

  • Como ocorre o processo de dor miofascial? 

Na dor miofascial, o músculo em condições normais se contrai e relaxa.

Já na síndrome miofascial algumas fibras irão se manter contraídas. Isso acaba por gerar um processo inflamatório geral e então se acumula toxinas inflamatórias na região, gerando cada vez mais dor e sensibilização.

 

  • Quais são as causas?

    Dor miofascial

São diversas as possibilidades de causas da dor miofascial.

Podem existir diversas causas para ela, incluindo portanto, desde uma sobrecarga crônica no músculo.

Exemplo: Quando você trabalha na mesma posição por longos períodos; quando tem alterações emocionais como o estresse e ansiedade e até mesmo um trauma agudo.

 

  • Como esta dor pode ser “manifestada”? 

A dor geralmente é profunda, em peso e cansada, mas às vezes pode ter algumas características aguda, como pontadas latejantes. Muitas vezes essa dor pode ser confundida com uma dor neuropática, porque ela pode estar no trajeto de um determinado nervo, a única grande diferença é que não há compressão nervosa, a causa dessa dor vai estar no músculo.

Dor miofascial

A dor miofascial não vai embora sozinha, sendo assim, é preciso de um tratamento adequado. Isso inclui uma equipe multiprofissional, desde um médico especialista, até mesmo pscicoterapeuta e fisioterapeuta. Os pontos de tensão existentes podem ser liberados ou por agulha ou por pressão manual, que é o principal trabalho da fisioterapia.

O mais importante, além da diminuição da dor e da retomada das atividades de vida diária, é descobrir no que ocasionou para que aquele ponto de tensão fosse gerado.

Por isso, a fisioterapia tem um papel fundamental para diagnosticar e tratar as disfunções de movimentos, alterações de posturas que podem estar relacionadas a essa dor. Então, tratamos com terapia manual para nível dos sintomas e na sequência exercícios específicos para cada alteração apresentada.

 

Faça o nosso teste agora e descubra se você pode estar com fibromialgia.

 

Não espere a dor miofascila se tornar muito frequente em sua vida para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite sempre a automedicação.

Autor: Patricia Schattner

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo (pontos de gatilho miofascial). Essa região do músculo está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos que resultam em dor. As causas comuns de disfunção miofascial incluem trauma direto ou indireto, que provocam inflamação muscular crônica. Faltam métodos diagnósticos específicos para a doença, por isso, tratar a origem é a melhor opção.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 11/10/2020