Neurologista - Dr. Willian Rezende

Dor de Dente e Dor Miofascial: Saiba Mais


A dor miofascial referida nos dentes é uma condição em que o paciente apresenta dor de origem muscular como causa para uma dor de dente não-odontogênica. Os sintomas da dor muscular são caracterizados por uma dor profunda e incômoda, às vezes com dores lancinantes pontiagudas no ouvido, na têmpora ou no rosto.

Saiba mais sobre esta dor de dente, cuja causa não é encontrada mesmo após muitas visitas ao dentista. Fique conosco neste artigo.

Dor de Dente e Dor Miofascial – Saiba Mais

A região orofacial é o local mais frequente para os pacientes procurarem atendimento médico para um sintoma comumente confundido com dor de dente. No entanto, outras dores da cabeça e do pescoço podem confundir o paciente, que pensa ser uma dor odontogênica.

Pacientes sem causas dentárias de dor orofacial também buscam, na maioria das vezes, uma solução odontológica para os sintomas que possam imitar de perto a dor de dente.

Dor Miofascial Referida nos Dentes – Ponto de Gatilho da Dor

Esta dor é proveniente de um ou mais grupos musculares sobrecarregados na região facial. Tanto que é possível identificar uma espécie de nó no músculo dessa região, o que chamamos de um ponto de gatilho da dor: uma área excessivamente sensível à pressão.

Se o ponto de gatilho for muito sensível, ocorrerá uma dor referida. Se palpado, pode haver contração muscular e aumento da dor referida. Esse tipo de dor é relatado como uma dor incômoda que pode ir e vir, dependendo de como o músculo está sobrecarregado.

Esses pontos-gatilho podem enfraquecer um músculo, limitar a amplitude de movimento e causar rigidez e sensibilidade à palpação. É comum em todas as partes do corpo, sendo a causa mais prevalente de sintomas dolorosos característicos de desordens temporomandibulares.

A Dor Miofascial nos Músculos da Mastigação

Os músculos da mastigação são os alvos principais da dor miofascial. Quando pontos desencadeantes musculares são estimulados, a dor pode ser referida aos dentes.

O temporal é o maior músculo da mastigação. Quando a dor é encaminhada da parte mais anterior deste músculo, ela causa dor profunda, incômoda e dolorosa nos dentes anteriores superiores, na têmpora, na articulação temporomandibular, na orelha e na sobrancelha.

À medida que os pontos-gatilho progridem no sentido póstero-superior, a dor referencia os dentes pré-molares superiores e depois os molares superiores. Quando os pontos-gatilho são estimulados no músculo masseter, a dor pode se referir aos molares superiores e inferiores, às camadas superficial e profunda da mandíbula, bem como à articulação temporomandibular e a orelha.

Dor Miofascial Referida nos Dentes – Tratamento

Embora não seja uma cura para a dor miofascial, a toxina botulínica pode fornecer alívio sintomático significativo para espasmos musculares dolorosos no músculo masseter e temporal.

O início da ação é de 3 dias a 2 semanas e a duração do efeito é de 3 a 4 meses. Com injeções consistentes de acompanhamento, os músculos tendem a permanecer relaxados por períodos mais longos à medida que a abordagens de fisioterapia treina os músculos para relaxar.

A dor miofascial nos músculos da mastigação também é uma causa conhecida de dores de cabeça de tensão. Essas dores de cabeça são caracteristicamente bilaterais. Eles frequentemente coexistem com enxaquecas que têm um componente vascular e tipicamente apresentam dor unilateral.

Os dentistas são desafiados constantemente com o diagnóstico diferencial e tratamento da dor de cabeça e pescoço. Assim, o trabalho em conjunto deste profissional com o médico neurologista vem facilitando o diagnóstico e o direcionamento terapêutico desses pacientes.

Se quiser receber notícias sobre Dor Miofascial no seu chat do Facebook, clique aqui.

Se quiser fazer nosso teste gratuito para saber se há a possibilidade de ter Fibromialgia, clique aqui.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1747-4477.2005.tb00315.x

Compartilhe

Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo (pontos de gatilho miofascial). Essa região do músculo está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos que resultam em dor. As causas comuns de disfunção miofascial incluem trauma direto ou indireto, que provocam inflamação muscular crônica. Faltam métodos diagnósticos específicos para a doença, por isso, tratar a origem é a melhor opção.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *