Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dor no Rosto – Saiba Mais!

Categorias: Conteúdos, Dor, Dor Miofascial




Dor no Rosto – Saiba Mais!

Publicado: 21/12/18 | Atualizado: fevereiro 18, 2019

A Dor na Face (ou dor no rosto) não é tão incomum quanto se imagina. Ela costuma ser extremamente incapacitante, e pior ainda, muitos pacientes não conseguem alcançar um diagnóstico correto, prejudicando seu tratamento e recuperação, pois sem diagnóstico não há como tratar a dor.   

Dor no Rosto – A Definição

O ‘rosto’ inclui tudo o que se encontra abaixo da linha da raiz do cabelo, até a parte abaixo do queixo, onde começa o pescoço. Entretanto, não é absolutamente qualquer dor em qualquer uma dessas partes que é considerada dor no rosto.

A dor que atinge os olhos é considerada parte de outro algoritmo, a de “dor no olho”. A dor que atinge a testa, na maioria das vezes entra na categoria “Dor de Cabeça”.  

Dor no Rosto – Os Tipos de Dor

O Tipo mais comum de dor no rosto é aquele que transmite uma sensação de choque, sendo uma dor aguda que deixa a pessoa paralisada e extremamente incomodada durante os segundos que costuma durar.

Outro exemplo de dor no rosto, é a que traz sensação de queimação, dormência e formigamento contínuo.

A dor no rosto também pode vir como dor inflamatória, onde a pessoa sente que seu rosto está inflamado e dolorido. Esse tipo de dor é contínua e transmitida com um simples toque.

Os tipos de dor no rosto facilitam o encontro de suas causas e o diagnóstico correto, simplificando o tratamento.

Dor no Rosto – As Causas

  • Nevralgias: São as dores vivas que atuam nos nervos e em suas ramificações. Essas dores são causadas por irritações ou lesões no nervo sensitivo. A mais comum delas é a Neuralgia do trigêmeo: esta condição é causada por um conflito do vaso com o nervo que está na parte traseira do cérebro, e se encaminha para o rosto. Nesse processo, o vaso se encosta no nervo, causando uma inflamação e o deixando-o sensível, é isto que facilita as dores faciais.
  • Dor Pós Herpética: Caso o paciente tenha sentido dor no rosto causada pela Herpes Zóster, ela pode permanecer durante todo o processo de recuperação da infecção. Mesmo após a cura, a sensibilidade pode permanecer.
  • Esclerose Múltipla: Se a Esclerose Múltipla atingir o núcleo trigeminal ou atingir um local muito próximo ao nervo trigêmeo, a pessoa pode acabar ficando com um tipo de dor categorizada como “Dor Neuropática do Trigêmeo”.
  • Tumor Comprimindo o nervo: O tumor que comprime o nervo, pode causar uma inflamação do mesmo e também sensibilizá-lo, o que resulta em dor facial.
  • Dor Miofascial Referida: É muito confundida e diagnosticada erroneamente como neuralgia do trigêmeo. No rosto, nós temos inúmeros músculos que vão para o crânio, e se algum deles inflamar, o resultado é a dor facial. A dor miofascial referida não causa sensação de choque, mas sim uma sensação de queimação contínua. O diagnóstico pode ser feito a partir da examinação da face: caso o paciente fique com dor quando algum músculo é apalpado, ela está com dor miofascial referida.
  • Articulação Temporomandibular: Se houver inflamação dessa articulação, existe a possibilidade de resultar em dor irradiada que atinja a face.

Neste vídeo, entenda mais sobre a dor no rosto e o que pode causá-la.

Se quiser fazer um Teste Gratuito para rastreio da Fibromialgia, clique aqui.

Se quiser fazer um Teste Gratuito para rastreio da Dor Neuropática, clique aqui.

Fonte: https://jnnp.bmj.com/content/72/suppl_2/ii27

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo (pontos de gatilho miofascial). Essa região do músculo está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos que resultam em dor. As causas comuns de disfunção miofascial incluem trauma direto ou indireto, que provocam inflamação muscular crônica. Faltam métodos diagnósticos específicos para a doença, por isso, tratar a origem é a melhor opção.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/03/2020