Neurologista - Dr. Willian Rezende

Tratamento de Dor Miofascial e Fibromialgia


O tratamento de dor miofascial e fibromialgia é sempre um desafio. A  fibromialgia é um distúrbio debilitante crônico caracterizado por dor generalizada com sensibilidade em áreas específicas, levando à fadiga, cefaleia e distúrbio do sono. A Síndrome da Dor Miofascial também é uma condição localizada de dor musculoesquelética cujos critérios diagnósticos e de tratamento diferem da fibromialgia, mas ainda são considerados por muitos apenas um subtipo desta doença.

Com a leitura deste artigo, compreenda melhor ambas as condições e suas abordagens terapêuticas.

Dor Miofascial e Fibromialgia

Dor e fadiga associadas ao sistema musculoesquelético estão entre as principais causas de pacientes visitarem seus médicos, quase um terço desses pacientes sofrem de fibromialgia.

A Fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio sistêmico de dor generalizada, consequência do processamento anormal da dor no sistema nervoso central. Como evidência, estudos recentes encontraram níveis aumentados de glutamato, um neurotransmissor excitatório no sistema nervoso central de pacientes com fibromialgia.

É uma dentre várias síndromes somáticas funcionais sobrepostas que inclui dor lombar crônica idiopática, cefaleia tensional, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica, distúrbios do sono e outras.

A Dor Miofascial

A síndrome de dor miofascial é definida como dor originada de pontos-gatilho miofasciais no músculo esquelético. É prevalente nas síndromes regionais de dor musculoesquelética, isoladamente ou em combinação com outros geradores de dor.

As origens comuns de dor e disfunção miofascial podem ser de trauma direto ou indireto, patologias da coluna, exposição a esforços cumulativos e repetitivos, disfunção postural e descondicionamento físico.

A avaliação e o tratamento apropriados da dor miofascial são uma parte importante da reabilitação musculoesquelética e das síndromes de dor. Se a causa raiz não for tratada adequadamente, os pontos-gatilho podem ser reativados e a dor pode agravar-se.

Dor Miofascial e Fibromialgia – Aspectos Clínicos

A condição semelhante à fibromialgia chamada síndrome da dor miofascial  foi descrita em 1843, mas o debate sobre sua existência como entidade clínica separada da fibromialgia ainda continua, já que muitos a consideram apenas um subtipo da condição.

A característica importante comum a ambas as condições é a dor muscular junto com as tensões ou nós nos músculos. Na dor miofascial, os pontos dolorosos são chamados de “pontos-gatilho”. Esses pontos são tão precisos e dolorosos que, à palpação, o paciente mostra um “sinal de salto” associado à dor referida.

Os “pontos sensíveis” dentro do músculo dolorido da fibromialgia não estão associados ao “sinal de salto” ou à dor referida.

Os padrões de dor e a identificação dos pontos-gatilho podem se tornar mais fáceis se os princípios estruturais e fisiológicos das contrações musculares forem bem compreendidos.

Dor Miofascial e Fibromialgia – Tratamento

Associação de posturas estáticas prolongadas, falta de exercício, alto índice de massa corporal (IMC), distúrbios do sono e estresse emocional são os principais desencadeantes de ambas as condições.

O tratamento atualmente descrito para estas condições é, portanto, de natureza multidisciplinar, no sentido de reeducar o paciente quanto aos fatores desencadeantes, com terapias farmacológicas como adjuvantes. A presente prática combina abordagens não farmacológicas com terapias farmacológicas de curto prazo para benefícios mais duradouros.

Se você apresenta sintomas de dor miofascial e fibromialgia, procure um médico especialista em dor, que pode orientar quanto às abordagens terapêuticas que podem ser eficazes para o seu caso.

Se quiser realizar nosso Teste Gratuito e descobrir se você pode ter Fibromialgia, clique aqui!

E se quiser receber Informação sobre a Dor Miofascial em seu chat do Facebook, clique aqui!

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4107879/

Tratamento de Dor Miofascial e Fibromialgia
5 100% 16
Compartilhe:

Deixe um Comentário