Responsive image

Tratamento de Dor Miofascial e Fibromialgia

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor Miofascial

Publicado: 18 de dezembro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2019

O tratamento de dor miofascial e fibromialgia é sempre um desafio. A  fibromialgia é um distúrbio debilitante crônico caracterizado por dor generalizada com sensibilidade em áreas específicas, levando à fadiga, cefaleia e distúrbio do sono. A Síndrome da Dor Miofascial também é uma condição localizada de dor musculoesquelética cujos critérios diagnósticos e de tratamento diferem da fibromialgia, mas ainda são considerados por muitos apenas um subtipo desta doença.

Com a leitura deste artigo, compreenda melhor ambas as condições e suas abordagens terapêuticas.

Dor Miofascial e Fibromialgia

Dor e fadiga associadas ao sistema musculoesquelético estão entre as principais causas de pacientes visitarem seus médicos, quase um terço desses pacientes sofrem de fibromialgia.

Teste de Fibromialgia
Esse teste aplica os critérios da academia americana de reumatologia para diagnosticar a Dor Miofascial ou Fibromialgia

A Fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio sistêmico de dor generalizada, consequência do processamento anormal da dor no sistema nervoso central. Como evidência, estudos recentes encontraram níveis aumentados de glutamato, um neurotransmissor excitatório no sistema nervoso central de pacientes com fibromialgia.

É uma dentre várias síndromes somáticas funcionais sobrepostas que inclui dor lombar crônica idiopática, cefaleia tensional, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica, distúrbios do sono e outras.

A Dor Miofascial

A síndrome de dor miofascial é definida como dor originada de pontos-gatilho miofasciais no músculo esquelético. É prevalente nas síndromes regionais de dor musculoesquelética, isoladamente ou em combinação com outros geradores de dor.

Como prevenir dores com exercícios físicos
Esse livro tem caráter de manual para orientar exercícios que ajudam a praticamente todos a terem menos dores.

As origens comuns de dor e disfunção miofascial podem ser de trauma direto ou indireto, patologias da coluna, exposição a esforços cumulativos e repetitivos, disfunção postural e descondicionamento físico.

A avaliação e o tratamento apropriados da dor miofascial são uma parte importante da reabilitação musculoesquelética e das síndromes de dor. Se a causa raiz não for tratada adequadamente, os pontos-gatilho podem ser reativados e a dor pode agravar-se.

Dor Miofascial e Fibromialgia – Aspectos Clínicos

A condição semelhante à fibromialgia chamada síndrome da dor miofascial  foi descrita em 1843, mas o debate sobre sua existência como entidade clínica separada da fibromialgia ainda continua, já que muitos a consideram apenas um subtipo da condição.

Aprenda a aliviar as suas dores mais resistentes.
Já pensou em desistir de tudo por causa das dores ? Na Regenerati nós sabemos como acabar com a sua dor!

A característica importante comum a ambas as condições é a dor muscular junto com as tensões ou nós nos músculos. Na dor miofascial, os pontos dolorosos são chamados de “pontos-gatilho”. Esses pontos são tão precisos e dolorosos que, à palpação, o paciente mostra um “sinal de salto” associado à dor referida.

Os “pontos sensíveis” dentro do músculo dolorido da fibromialgia não estão associados ao “sinal de salto” ou à dor referida.

Os padrões de dor e a identificação dos pontos-gatilho podem se tornar mais fáceis se os princípios estruturais e fisiológicos das contrações musculares forem bem compreendidos.

Dor Miofascial e Fibromialgia – Tratamento

Associação de posturas estáticas prolongadas, falta de exercício, alto índice de massa corporal (IMC), distúrbios do sono e estresse emocional são os principais desencadeantes de ambas as condições.

O tratamento atualmente descrito para estas condições é, portanto, de natureza multidisciplinar, no sentido de reeducar o paciente quanto aos fatores desencadeantes, com terapias farmacológicas como adjuvantes. A presente prática combina abordagens não farmacológicas com terapias farmacológicas de curto prazo para benefícios mais duradouros.

Se você apresenta sintomas de dor miofascial e fibromialgia, procure um médico especialista em dor, que pode orientar quanto às abordagens terapêuticas que podem ser eficazes para o seu caso.

Se quiser realizar nosso Teste Gratuito e descobrir se você pode ter Fibromialgia, clique aqui!

E se quiser receber Informação sobre a Dor Miofascial em seu chat do Facebook, clique aqui!

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4107879/

Compartilhe:


Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo (pontos de gatilho miofascial). Essa região do músculo está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos que resultam em dor. As causas comuns de disfunção miofascial incluem trauma direto ou indireto, que provocam inflamação muscular crônica. Faltam métodos diagnósticos específicos para a doença, por isso, tratar a origem é a melhor opção.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 15/04/2024