Neurologista - Dr. Willian Rezende

Bruxismo – O que é Bruxismo do Sono?


O Bruxismo é uma condição na qual o paciente range ou aperta os dentes. Se você tiver este distúrbio, pode inconscientemente ranger os dentes quando estiver acordado (bruxismo acordado) ou rangê-los durante o sono (bruxismo do sono).

O bruxismo do sono é considerado um distúrbio do movimento relacionado ao sono. As pessoas que rangem os dentes durante o sono são mais propensas a ter outros distúrbios do sono, como roncos e pausas na respiração (apneia do sono).

Bruxismo – Sintomas

A maioria das pessoas provavelmente range os dentes de vez em quando. O ato de apertá-los ocasionalmente, geralmente não causa danos, mas quando esse ato ocorre de maneira frequente, os dentes podem ser danificados e outras complicações de saúde bucal podem surgir.

Sinais e sintomas do bruxismo podem incluir:

  • Dentes rangendo alto o suficiente para acordar o seu parceiro de sono;
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Desgaste do dente, expondo camadas mais profundas;
  • Aumento da dor ou sensibilidade dentária;
  • Músculos da mandíbula cansados ​​ou tensos, ou uma mandíbula travada que não abre ou fecha completamente;
  • Dor no maxilar, pescoço ou face;
  • Sensação semelhante a uma dor de ouvido, embora na verdade não seja um problema no ouvido;
  • Dor de cabeça fraca, que começa nos templos;
  • Danos por mastigar o interior da sua bochecha;
  • Interrupção do sono.

Bruxismo – Causas

As causas do bruxismo ainda não estão completamente claras, mas pode ser devido a uma combinação de fatores físicos, psicológicos e genéticos.

O bruxismo acordado pode ter causas emocionais como ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Ou pode ser um hábito involuntário durante a concentração profunda.

Já o bruxismo do sono pode ser uma atividade mastigatória associada a despertares durante o sono.

Bruxismo do Sono – Como Descobrir se Está Acontecendo?

A maioria das pessoas não percebe que range os dentes. No entanto, uma dor de cabeça incômoda e constante ou dor no maxilar quando você acorda são sintomas reveladores de bruxismo. Muitas vezes, as pessoas descobrem que rangem os dentes através do seu parceiro, que ouve os sons durante a noite.

Bruxismo do Sono – Tratamento

Em muitos casos, o tratamento não é necessário. Muitas crianças superam o bruxismo sem tratamento, e muitos adultos não rangem os dentes o suficiente para exigir terapia.

No entanto, se o problema for grave, as opções incluem certas abordagens odontológicas, terapias e medicamentos para evitar mais danos aos dentes e aliviar a dor ou o desconforto da mandíbula.

Abordagens Dentárias

Embora esses métodos possam prevenir e corrigir o desgaste de seus dentes, eles não podem curar o bruxismo:

  • Talas e protetores bucais: são projetados para manter os dentes separados e evitar os danos causados ​​por apertar e retificar. Eles podem ser feitos de acrílico duro ou materiais macios, e se encaixam sobre seus dentes superiores ou inferiores.
  • Correção dentária: em casos graves, quando o desgaste dentário leva à sensibilidade ou incapacidade de mastigar corretamente, seu dentista pode precisar reformular as superfícies de mastigação de seus dentes ou usar coroas para reparar os danos.

Outras abordagens de tratamento incluem gerenciar o estresse e ansiedade, assim como considerar mudanças de comportamento.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2842.2006.01609.x

Compartilhe

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *