Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Smartphone pode Causar Dor de Cabeça?

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça




Smartphone pode Causar Dor de Cabeça?

Publicado: 03/08/20 | Atualizado: agosto 3, 2020

Smartphone pode Causar Dor de Cabeça? – O uso de tecnologias se faz cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e é raro questionarmos as consequências dessa utilização desenfreada. Você já chegou a pensar que seria melhor não mexer no celular se estiver com dor de cabeça? Se sim, saiba que foi a atitude correta.

No entanto, cessar a utilização desses aparelhos apenas depois da dor de cabeça não é o suficiente, novo estudo comprovou na verdade que o uso do celular pode agravar a recuperação da dor de cabeça contínua e causar dores na área do pescoço que resultam em cefaleias.

Para saber mais sobre a condição, continue lendo nosso artigo.

Smartphones Versus Dor de Cabeça

Embora existam fatores que sugerem uma ligação entre o uso da tecnologia e a dor, há evidências limitadas sobre a relação entre smartphones e dor. Por isso, pesquisadores iniciaram a pesquisa a fim de comprovar de fato esta ligação e analisar a gravidade das consequências.

Os pesquisadores estudaram 400 pessoas com uma condição primária de dor de cabeça, que inclui enxaquecas, dores de cabeça tensionais e outros tipos não causados ​​por outra doença. Depois de perguntar aos participantes sobre o uso de smartphones, histórico de dor de cabeça e uso de medicamentos, eles descobriram que os usuários de smartphones eram mais propensos a usar uma quantidade maior de medicamentos para dor, e ainda encontraram menos alívio em comparação com aqueles que não usavam smartphones.

As associações encontradas no estudo sugerem a possibilidade de que o uso de smartphones possa ser um gatilho potencial para agravamento da dor de cabeça, e pode haver mecanismos inexplorados que futuros estudos poderão descobrir.

O estudo não comprova de fato que o uso de smartphones pode ser a causa de dores de cabeça mas comprova que a utilização não é desprovida de implicações negativas na saúde e no tratamento das dores de cabeça.

Smartphones e o Resultado na Dor – Smartphone pode Causar Dor de Cabeça

Em uma fase posterior do estudo os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que não usavam um dispositivo móvel ou que tinham apenas recursos de chamada e aqueles que usavam smartphones. Os participantes responderam a questionários avaliando o uso de smartphones e o histórico de sintomas de dor de cabeça.

Após uma comparação das respostas dos questionários, os pesquisadores descobriram que 96% dos usuários de smartphones eram mais propensos a tomar medicamentos para aliviar a dor, em comparação com 81% que não são usuários de smartphones. Os usuários de smartphones também relataram menos alívio das dores de cabeça após tomar a medicação, com 84% encontrando alívio moderado ou completo da dor de cabeça em comparação com 94% dos não usuários.

Os usuários de smartphones também relataram uma maior ocorrência de aura, que descreve uma sensação de aviso antes de um ataque de epilepsia ou enxaqueca, em comparação com aqueles que não são usuários de smartphones.

Smartphones como Causa da Cefaleia – Smartphone pode Causar Dor de Cabeça

Apesar do estudo não ter encontrado dados que comprovem a utilização do celular como causa, existem algumas teorias que afirmam que o uso dele pode dificultar a recuperação das dores. É possível que alguns dos comportamentos intrínsecos ao uso do smartphone possam contribuir para dores de cabeça, como dobrar o pescoço para navegar pelo telefone. Essa postura causa imensa tensão na coluna.

A tensão ocular, causada por um foco inadequado pode aumentar com o uso excessivo do telefone e por manter o dispositivo muito próximo ao seu rosto. Além disso, pode causar dores de cabeça.

Mas a ligação entre ambos os fatores ainda não foi completamente estuda. Respostas aprofundadas sobre a posição do pescoço do usuário, a iluminação do telefone, a fadiga ocular ou o estresse de estar conectado o tempo todo provavelmente surgirão nos próximos anos e, eventualmente, guiarão estratégias para um uso mais sustentável dos dispositivos.

Caso você acredite que o celular esteja piorando sua dor ou retardando a recuperação, procure um neurologista de confiança! Smartphone pode Causar Dor de Cabeça.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/09/2020