Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena

Categorias: Conteúdos, Coronavirus




Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena

Publicado: 17/07/20 | Atualizado: julho 17, 2020

Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena – Durante este período de quarentena, já ficou comprovado que o estresse tem atingido muitas pessoas. São diversos os fatores para isso, o medo de parentes e a pessoa em si contrair a doença, ansiedade e consequências da crise financeira que já atingiu algumas pessoas, e a ruptura da rotina.

Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

Isso não tem sido diferente para idosos, muito pelo contrário, eles são o principal grupo de risco e consequentemente os mais impactados com esse novo medo. Além disso, nem todos os idosos são experts em tecnologia para se distrair na quarentena. Mas então quais são as maneiras que idosos podem manejar o estresse na quarentena?

Continue lendo este artigo para descobrir.

Os Sinais de Estresse

Alimentação

Caso você ou seu parceiro idoso, ou seu parente esteja apresentando suspeitas de estresse, é preciso prestar ainda mais atenção aos sinais. A alimentação é um desses sinais, caso perceba que o idoso está se alimentando menos, ou escolhendo alimentos de fácil preparação e não rica em nutrientes, este é um sinal de alerta, esse sintoma se chama monotonia alimentar.

Higiene e Vaidade – Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

A falta de vaidade, como não fazer a barba, e a falta de higiene, como tomar menos banhos e fazer menos trocas de roupas.

Falta de Motivação – Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

A falta de motivação pode levar o idoso a dormir o dia inteiro, postergar tarefas e está ligada também a outro sinais citados anteriormente neste artigo.

Outros sintomas como agitação também podem ser sinais de estresse.

Estratégias para Lidar com o Estresse em Idosos

Comunicação – Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

Neste período de quarentena, não é mais possível que filhos e amigos de um casal de idosos ou um idoso que more sozinho receba visitas, o que significa que os sinais da presença do estresse não serão visuais. Neste caso, é necessário criar um sistema de check-up nesses idosos, seja por ligação, chamada de vídeo ou o que funcione para cada um.

Atividades Físicas

Idosos geralmente se exercitam caminhando, mas neste período não é o mais recomendado, por isso, busque adquirir Dvds que ensinam exercícios para serem feitos dentro de casa, você também pode baixar vídeos e gravar em um DVD ou em um pen-drive, mas lembre-se de que tem de oferecer facilidade de acesso ao idoso.

Manter Rotina – Estresse na Quarentena.

Manter uma rotina é importante para todos, mas enfatize a importância dela na vida do seu ente querido, ofereça dicas também, como levantar às 9 da manhã e fazer o café, assistir alguma coisa após o café e as 11 horas realizar práticas físicas e assim por diante, pense junto com ele o que seria melhor para as necessidades e realidade dele(a).

Não se Prender em Noticiários – Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

Se informar é necessário, mas o excesso das notícias recentes podem ser demais para idosos. Assistir uma novela ou um filme faz bem, se possível instale serviços de streaming e o ensine a utilizar.

Realize Compras Para Ele – Estresse na Quarentena.

O mercado também é um lugar de contaminação, entre sua família e grupo de amigos busque criar um sistema de rodízio para que ajudem o amado idoso a não precisar sair de casa nesse período. Como Idosos Podem Lidar com o Estresse na Quarentena.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 28/07/2020