Neurologista - Dr. Willian Rezende

Quais São os Efeitos do Estresse Crônico?


Para entender quais são os possíveis efeitos de estresse crônico, é preciso entender o que é estresse. O estresse se divide em dois tipos, o bom e o mau, e o estresse crônico é a resposta à pressão emocional sofrida durante um período longo de tempo, no qual um indivíduo percebe que tem pouco ou nenhum controle.

Envolve uma resposta do sistema endócrino, no qual corticosteroides são liberados. Se você deseja saber mais detalhes sobre o assunto, leia este artigo até o final e saiba como  evitar o estresse mau.

Os Efeitos do Estresse Crônico

O termo “estresse crônico” é muito dito e ouvido na vida atualmente, e infelizmente, muitas vezes ele é banalizado e considerado normal. Para entendermos o que é estresse crônico, precisamos voltar às origens da definição de estresse.

O estresse entrou na medicina a partir de um termo derivado da física: todo material possui um estado natural de estar e ser, mas caso ele sofra uma modificação do ambiente, o material será alterado causando variações no estado natural do material, e é isso que chamamos de estresse.

O nosso corpo possui um estado que chamamos de homeostase, o estado de equilíbrio, de bem estar, e o jeito correto de funcionamento. Tudo que causa uma alteração desse estado, é chamado de estresse.

Os Efeitos do Estresse Crônico – O Estresse Bom

A homeostase é tudo o que é considerado natural no corpo, como estar com a frequência cardíaca normalizada, temperatura de 36,5 ºC, pupilas normais e etc. Tudo que causa a alteração desses fatores é considerado estresse, por exemplo, ver um leão solto causaria o aumento dos batimentos cardíacos e da produção de suor, entre outros sintomas.

Os hormônios de resposta a esse tipo de situação são adrenalina e cortisol. Essas reações de estresse normais são o tipo de estresse que podemos considerar positivo, já que essas sensações são necessárias para o nosso senso de proteção, e caso você não tenha é possível que você não tente se defender em situações de risco.

Os Efeitos do Estresse Crônico – O Estresse Ruim

Quando o estresse começa a ter efeitos desproporcionais e fora de hora, ele não está em um nível regular. É aí que ele se torna um problema, e possivelmente uma doença.

A pessoa pode estar se estressando quando não há contexto e nem motivo, ou pode vivenciar um estresse antecipatório, que é caracterizado por sensações estressantes muito adiantadas (como tremer de medo quando o causador do estresse não apresenta risco nenhum).

Além dessa situação, o paciente que tem um nível muito baixo de estresse também se encontra em uma posição de risco. Isso é justificado pois, ele pode encarar uma situação de perigo e não se preocupar ou tenta fugir da mesma.

As pessoas precisam ter uma quantidade equilibrada de estresse, ela precisa agir da maneira correta, não sendo demais e nem de menos. Mas infelizmente, não é o que acontece com todo mundo.

Os Efeitos do Estresse Crônico  – Efeitos Negativos

  • Sono Superficial (noites mal dormidas);
  • Dores físicas (causadas por contrações que geralmente ocorrem durante uma situação de estresse);
  • Ganho de peso;
  • Entre outros.

Para saber mais sobre o estresse crônico, assista ao vídeo:

Se quiser saber mais sobre estresse, depressão, ansiedade e outras doenças emocionais, clique aqui!

Fonte: https://www.apa.org/helpcenter/stress-body

Compartilhe

Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *