Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Qualidade do Sono na Quarentena – Importância e Dicas para Dormir Bem

Categorias: Conteúdos, Coronavirus




Qualidade do Sono na Quarentena – Importância e Dicas para Dormir Bem

Publicado: 19/05/20 | Atualizado: maio 19, 2020

 Qualidade do Sono na Quarentena – Importância e Dicas para Dormir Bem – Muitos de nós estamos em quarentena, orientados a ficar em casa até segunda ordem, o que significa mais tempo de uso de celulares, mais tempo na frente da TV, mídia social e videos. Você pode dormir mais tarde ou acordar com uma intensa sensação de cansaço. Mas até mesmo ‘preso’ em casa, é importante manter uma regularidade no sono.

Continue lendo este artigo para saber a importância da qualidade do sono, e como fazer isso na quarentena.

Porque a Quarentena Prejudica o Sono

Nesse período de quarentena, é necessário uma função vital do sono saudável. Compreendendo cerca de um terço de nossas vidas, o sono contribui significativamente para a resiliência física (por exemplo, função imunológica) e bem-estar psicológico (por exemplo, humor positivo e resistência ao estresse). Ficar em casa por um período de tempo incerto cria quatro fatores que comprometem o sono saudável em qualquer indivíduo. Qualidade do Sono na Quarentena.

Esses quatro fatores são:

  • Falta de exposição consistente à luz solar que regula o sistema circadiano;
  • Atividade física reduzida que promove o sono homeostático;
  • Aumento de preocupações e ruminações à noite devido à incerteza da situação;
  • Transformar a cama/quarto em um local de trabalho e lazer em vez de dormir.

A Importância do Sono

Tendemos a pensar no sono como um momento em que a mente e o corpo se desligam. Mas esse não é o caso; o sono é um período ativo em que ocorre muito processamento, restauração e fortalecimento importante. Ainda não se sabe de todos os processos do sono, mas conhecemos algumas das funções críticas do sono e as razões pelas quais precisamos dela para otimizar a saúde e o bem-estar. Qualidade do Sono na Quarentena.

Um dos papéis vitais do sono é ajudar-nos a solidificar e consolidar memórias. À medida que avançamos, nosso cérebro capta uma quantidade incrível de informações. Em vez de serem registradas diretamente, esses fatos e experiências precisam primeiro ser processados ​​e armazenados; e muitos desses passos acontecem enquanto dormimos.

Durante a noite, informações são transferidas de uma memória de tentativa e de curto prazo para uma memória mais forte e de longo prazo – um processo chamado “consolidação”. Os pesquisadores também mostraram que, depois que as pessoas dormem, elas tendem a reter informações e a ter um melhor desempenho nas tarefas de memória. Todos os nossos corpos requerem longos períodos de sono para restaurar e rejuvenescer, desenvolver músculos, reparar tecidos e sintetizar hormônios. Qualidade do Sono na Quarentena.

A Importância do Sono na Quarentena

Muitos devem assumir que porque não estamos mais com a mesma rotina cansativa de sair de casa, dirigir ou frequentar transportes públicos em pé, e passar mais algumas horas em pé no trabalho ou incansavelmente sentados a frente a um computador por horas a fio nosso corpo não necessita mais de tanto descanso noturno.

Esse pensamento é equivocado, especialmente porque a rotina está alterada, e para muitos a maneira de trabalhar, se relacionar e estudou mudou e requer mais atenção e adaptação. Esse período é tão importante para o processamento de informações como fora da quarentena. Qualidade do Sono na Quarentena.

Dicas Para Dormir Melhor Na Quarentena

Aqui estão algumas dicas rápidas que nós recomendamos para melhorar a qualidade do seu sono e aumentar sua produtividade no dia seguinte:

  • Defina uma hora de dormir específica em sua mente. Fazer isso fornece ao cérebro e ao corpo algum aviso mental sobre quando começar a diminuir o ritmo de trabalho e trabalho mental, Qualidade do Sono na Quarentena;
  • Se possível, não trabalhe ou assista TV na cama. Se você faz da sua cama uma zona de apenas sono, quando se deita para adormecer, a ausência de estímulo permite que seu cérebro relaxe.
  • Evite ou limite a ingestão de alimentos duas horas antes de dormir. Evite forçar seu sistema digestivo a funcionar quando seu corpo está tentando relaxar.
  • Defina um alerta/alarme que soa uma hora antes de dormir. Desligue ou evite usar todos os dispositivos de telefone / tablet / computador durante esse período. O uso de eletrônicos antes de ir para a cama estimula o cérebro e interrompe os ciclos do sono.
  • Comece a escurecer as luzes e limite as interrupções. Essas mudanças comportamentais e sensoriais também sugerem ao cérebro e ao corpo que você está pronto para dormir.
  • Acalme sua mente por meio da meditação, alongamento, respiração concentrada ou oração. Escolha uma atividade de atenção plena (só precisa de 2 a 3 minutos) que permite separar sua mente do estresse.
  • Seja consistente! Quanto mais você mantém uma “rotina de sono”, mais seu cérebro e seu corpo conseguem reconhecer quando trocar de marcha. Qualidade do Sono na Quarentena.
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/07/2020