Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Falar Durante o Sono (Sonilóquio)

Categorias: Apneia do Sono, Insônia, NOTÍCIAS




Falar Durante o Sono (Sonilóquio)

Publicado: 13/05/19 | Atualizado: maio 13, 2019

Você já ouviu alguém dizer que você fala dormindo, e esse fato soou completamente estranho, já que você não se lembra? Ou talvez conheça alguma criança que grite coisas sem sentido durante a noite e depois volte a dormir?

Não importa qual seja a situação, falar durante o sono é um dos comportamentos noturnos alterados mais comuns da população. Esta situação não representa uma condição patológica e consiste na produção inconsciente de vocalizações durante o sono.

Falar Durante o Sono – Saiba Mais

Falar durante o sono (ou sonilóquio), é um tipo de parassonia – comportamento anormal que ocorre durante o sono. Esta é uma ocorrência muito comum e geralmente não é considerada um problema médico.

A tagarelice noturna pode ser inofensiva, ou pode ser reveladora de forma negativa. Às vezes, os ouvintes consideram o conteúdo ofensivo ou vulgar. Os falantes de sono normalmente não falam por mais de 30 segundos por episódio, mas algumas pessoas possuem mais ocorrência de episódios por noite.

Falar Durante o Sono – Ocorrência

Como já dito anteriormente neste artigo, falar durante o sono é algo muito comum: a condição atinge metade das crianças com idades entre 3 e 10 anos, e um pequeno número de adultos – cerca de 5%. Os enunciados podem ocorrer ocasionalmente, ou todas as noites. Uma pesquisa apontou que mais de 1 em cada 10 crianças conversam durante o sono algumas noites por semana.

Falar Durante o Sono – Sintomas

Obviamente, o sintoma dessa condição é o próprio caracterizador dele, ou seja, o sintoma é literalmente o ato de falar enquanto dorme. No entanto, para os pacientes é difícil descobrir por si só o fato de estar falando durante o sono.

Normalmente, a informação vem de outras pessoas que afirmam terem ouvido o paciente falando durante a noite ou enquanto estava cochilando. É mais fácil descobrir o distúrbio quando o portador da condição não dorme sozinho, pois em alguns casos a fala não é alta o suficiente para alertar outros moradores.

Falar Durante o Sono – Causas

Algumas pessoas acreditam que falar durante o sono é decorrente dos sonhos, como uma reprodução dos diálogos que acontecem num sonho. No entanto, isso não é um fato confirmado, pois a condição pode ocorrer em qualquer fase do sono e não somente no estágio REM (estágio mais profundo, no qual ocorrem os sonhos).

Falar durante o sono geralmente ocorre sem razão aparente e geralmente é inofensivo. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave ou outra condição de saúde.

A fala no sono pode ocorrer junto com o sonambulismo e o distúrbio alimentar relacionado ao sono noturno, condição na qual a pessoa come enquanto dorme. Outros fatores que podem causar este sintoma são:

  • Certos medicamentos;
  • Estresse emocional;
  • Febre;
  • Condições que afetam a saúde mental;
  • Abuso de substâncias.

Falar Durante o Sono – Tratamentos

Falar durante o sono raramente requer tratamento. No entanto, este comportamento pode ser resultante de outro distúrbio do sono mais grave ou outra condição médica secundária, que pode precisar de tratamento. Por isso, se suspeitar da ocorrência deste sintoma, procure um médico para se assegurar de que a condição não tem relação com um transtorno secundário.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1087079218300807?via%3Dihub


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 26/11/2019