Responsive image

Sonambulismo: Saiba Mais

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 24 de agosto de 2021 | Atualizado: 24 de agosto de 2021

O sonambulismo (ato de andar enquanto dorme) é um distúrbio de comportamento. Este tem origem durante o estágio de sono profundo e resulta no caminhar ou na realização de outras ações durante o sono, fazendo parecer que a pessoa está acordada.

Para várias crianças e adultos, o sonambulismo é uma condição real que pode ter consequências consideráveis.

Neste artigo, saiba mais informações sobre o Sonambulismo, suas causas, riscos e formas de tratar esse distúrbio do sono.

O Sonambulismo

O sonambulismo é um tipo de distúrbio do sono conhecido como parassonia. Parassonias são comportamentos anormais durante o sono. Na verdade, as parassonias situam-se na fronteira entre o sono e a vigília.

É mais comum em crianças do que em adultos e é mais provável de ocorrer se a pessoa tiver uma história familiar da doença, se tiver falta de sono ou estiver propensa a despertares noturnos repetidos.

Sintomas

Os sintomas do sonambulismo podem envolver vários tipos de ações simples ou complexas que uma pessoa realiza enquanto está quase dormindo. Durante um episódio, uma pessoa pode ter olhos abertos e vidrados com uma expressão vazia no rosto. Elas geralmente são minimamente responsivas ou incoerentes em sua fala.

Apesar do nome, o sonambulismo não se limita à caminhada. Outros tipos de ações podem ocorrer. Os exemplos incluem:

Com menos frequência, os comportamentos podem ser violentos ou mais complexos, incluindo tentar dirigir um carro.

Os episódios de sonambulismo podem durar de alguns segundos a meia hora, com a maioria terminando em menos de 10 minutos. A pessoa pode voltar para a cama e dormir sozinha ou pode acordar confusa enquanto ainda está fora da cama.

Causas

Vários fatores influenciam a probabilidade de ocorrer este tipo de despertar parcial:

Embora a maioria do sonambulismo comece na infância, a condição também pode começar na idade adulta.

Tratamento

Não há tratamento específico para o sonambulismo. Em muitos casos, simplesmente melhorar a higiene do sono pode eliminar o problema. Se a pessoa apresentar sintomas, é necessário que ela fale com o seu médico ou especialista em sono sobre formas de prevenir lesões durante os episódios e sobre a possibilidade de doença subjacente.

Além disso, esteja preparado para discutir com seu médico ou pediatra quaisquer fatores como fadiga, medicação ou estresse que podem desencadear sintomas.

O tratamento para sonambulismo em adultos pode incluir hipnose. De fato, há muitos casos de pacientes que trataram com sucesso seus sintomas apenas com hipnose. As terapias farmacológicas, como sedativos-hipnóticos ou antidepressivos, também têm sido úteis na redução da incidência dos sintomas em algumas pessoas.

O sonambulismo é comum em crianças e geralmente é superado com o tempo, especialmente quando a quantidade de sono profundo diminui. Se os sintomas persistirem até a adolescência, consulte seu médico ou psiquiatra.

Como Lidar

Como citado anteriormente neste artigo, a privação do sono geralmente é um fator de peso para o sonambulismo. Isso significa que aumentar a quantidade de tempo pré-programada para o sono pode ser útil, além de se certificar de que o repouso está sendo de qualidade.

Outros possíveis gatilhos para o sonambulismo incluem consumo de álcool, drogas e certos medicamentos. Os especialistas recomendam que o paciente estabeleça uma rotina de sono regular (dormir sempre no mesmo horário e de preferência de maneira fixa, de modo que a rotina seja seguida até em férias, feriados e fins de semana) para lidar com o problema.

Criar um ambiente de sono seguro e relaxante é fundamental para evitar lesões durante episódios de sonambulismo. Por exemplo, se seu filho é sonâmbulo, não o deixe dormir em um beliche. Além disso, remova objetos pontiagudos ou quebradiços da área perto da cama, instale portas em escadas e tranque as portas e janelas da sua casa.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 1 de abr de 2019 e Atualizado em: 24 de agosto de 2021

Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024