Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Sexo Durante o Sono – Saiba Mais sobre a Sexomnia

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Insônia




Sexo Durante o Sono – Saiba Mais sobre a Sexomnia

Publicado: 13/10/20 | Atualizado: outubro 14, 2020

Sexo Durante o Sono. Você certamente já viu um sonâmbulo ou ouviu alguém falando enquanto dormia. Mas e se você visse alguém fazendo sexo ou se masturbando durante o sono? Não fique assustado, porque isso pode acontecer legitimamente e é conhecido como sexomnia ou sexo durante o sono.

Neste artigo, veja mais informações sobre o que é Sexomnia, quais são os sintomas e implicações para a saúde e bem-estar da pessoa que tem este distúrbio do sono e como ele pode ser tratado.

Sexo Durante o Sono- O que Exatamente é Sexomnia?

Assim como a insônia, a Sexomnia também é um distúrbio do sono, mas de natureza sexual. Isso acontece quando seu cérebro está parcialmente acordado e parcialmente adormecido ou em um estado de parassonia.

Este comportamento sexual anormal durante o sono foi identificado pela primeira vez em 1996 por três pesquisadores: Dr. Colin Shapiro, Dr. Nik Trajanovic e Dr. Paul Fedoroff, e pode resultar em: ereção noturna, lubrificação vaginal, emissão noturna de sons e sonhos de orgasmos.

Quais São os Sintomas da Sexomnia?

Por mais estranho que possa parecer, existem certos sintomas comuns que são vistos em casos de sexo durante o sono, como:

  • Preliminares com o(a) parceiro(a);
  • Contrações dos músculos pélvicos;
  • Imitação da relação sexual;
  • Masturbação;
  • Prática de relações sexuais;
  • Orgasmo.

A intensidade do sexo durante o sono varia, com alguns pacientes com sexomnia apenas gemendo e tremendo, enquanto outros se envolvem em atividades sexuais que são masturbatórias ou mesmo com a outra pessoa na mesma cama.

O mais estranho é que, assim como acontece com o sonambulismo e a fala, a pessoa não percebe ou se lembra de que fez algo de natureza sexual.

O que Causa a Sexomnia?

O estresse é uma das maiores causas desse distúrbio. Além do estresse, existem outros fatores que também podem causar sexomnia:

  • Privação de sono ou apneia do sono;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Uso de drogas recreativas.

Sexo Durante o Sono – Existem Implicações para a Saúde?

Alguns cientistas dizem que existe um componente genético que pode levar a esse distúrbio. Em casos menores, não há grandes implicações para a saúde, mas a vergonha e o constrangimento são enfrentados, com certeza, devido ao ato.

Mas em casos graves, existem algumas complicações que podem surgir, como síndrome das pernas inquietas, epilepsia relacionada ao sono, lesões caso o ato seja violento, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou enxaqueca.

A sexomnia também pode levar à implicações para a saúde mental. Por exemplo, pode levar à: depressão, falta de concentração, estigma e também pode dificultar o orgasmo da pessoa.

A Sexomnia Pode Ser Curada?

Felizmente, existem terapias e outros tratamentos médicos para este distúrbio. Mas o tratamento pode demorar cerca de 06 meses para uma recuperação adequada.

Consultar um psiquiatra ou um psicólogo também pode reduzir os sentimentos de constrangimento e de vergonha associados à sexomnia. Pessoas com sexsomnia também podem reduzir significativamente os sintomas emocionais e psicossociais, passando por sessões de aconselhamento juntamente com a pessoa afetada negativamente pelos sintomas.

A Sexomnia não é um problema muito comum. No entanto, devido ao aumento dos níveis de estresse e de ansiedade em nossa sociedade, o número de casos deste distúrbio pode aumentar. Portanto, é necessário cuidar do seu bem-estar mental.

Referência: Sleep Research Societty

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 11/10/2020