Sexo Durante o Sono. Você certamente já viu um sonâmbulo ou ouviu alguém falando enquanto dormia. Mas e se você visse alguém fazendo sexo ou se masturbando durante o sono? Não fique assustado, porque isso pode acontecer legitimamente e é conhecido como sexomnia ou sexo durante o sono.
Neste artigo, veja mais informações sobre o que é Sexomnia, quais são os sintomas e implicações para a saúde e bem-estar da pessoa que tem este distúrbio do sono e como ele pode ser tratado.
Assim como a insônia, a Sexomnia também é um distúrbio do sono, mas de natureza sexual. Isso acontece quando seu cérebro está parcialmente acordado e parcialmente adormecido ou em um estado de parassonia.
Este comportamento sexual anormal durante o sono foi identificado pela primeira vez em 1996 por três pesquisadores: Dr. Colin Shapiro, Dr. Nik Trajanovic e Dr. Paul Fedoroff, e pode resultar em: ereção noturna, lubrificação vaginal, emissão noturna de sons e sonhos de orgasmos.
Por mais estranho que possa parecer, existem certos sintomas comuns que são vistos em casos de sexo durante o sono, como:
A intensidade do sexo durante o sono varia, com alguns pacientes com sexomnia apenas gemendo e tremendo, enquanto outros se envolvem em atividades sexuais que são masturbatórias ou mesmo com a outra pessoa na mesma cama.
O mais estranho é que, assim como acontece com o sonambulismo e a fala, a pessoa não percebe ou se lembra de que fez algo de natureza sexual.
O estresse é uma das maiores causas desse distúrbio. Além do estresse, existem outros fatores que também podem causar sexomnia:
Alguns cientistas dizem que existe um componente genético que pode levar a esse distúrbio. Em casos menores, não há grandes implicações para a saúde, mas a vergonha e o constrangimento são enfrentados, com certeza, devido ao ato.
Mas em casos graves, existem algumas complicações que podem surgir, como síndrome das pernas inquietas, epilepsia relacionada ao sono, lesões caso o ato seja violento, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou enxaqueca.
A sexomnia também pode levar à implicações para a saúde mental. Por exemplo, pode levar à: depressão, falta de concentração, estigma e também pode dificultar o orgasmo da pessoa.
Felizmente, existem terapias e outros tratamentos médicos para este distúrbio. Mas o tratamento pode demorar cerca de 06 meses para uma recuperação adequada.
Consultar um psiquiatra ou um psicólogo também pode reduzir os sentimentos de constrangimento e de vergonha associados à sexomnia. Pessoas com sexsomnia também podem reduzir significativamente os sintomas emocionais e psicossociais, passando por sessões de aconselhamento juntamente com a pessoa afetada negativamente pelos sintomas.
A Sexomnia não é um problema muito comum. No entanto, devido ao aumento dos níveis de estresse e de ansiedade em nossa sociedade, o número de casos deste distúrbio pode aumentar. Portanto, é necessário cuidar do seu bem-estar mental.
Referência: Sleep Research Societty
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:Insônia, O que Causa a Sexomnia?, Sexo Durante o Sono, Sexomnia, Sexomnia Pode Ser Curada?, Sintomas da Sexomnia
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.