Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC

Categorias: AVC, NOTÍCIAS




Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC

Publicado: 26/11/19 | Atualizado: novembro 26, 2019

Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC – A maioria das pessoas sabe que um AVC pode afetar fisicamente o corpo humano, mas nem todas sabem que um acidente vascular cerebral também pode causar dificuldades mais difíceis de se perceber. Após um derrame, o paciente pode ter sequelas que afetam a memória, atenção, compreensão e tomada de decisões.

Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC

Depois de um AVC, muitos dos que sobrevivem afirmam que seus cérebros não funcionam mais como antes. Uma nova pesquisa, publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA), mostra que isso é verdade. Continue lendo este artigo para descobrir o porquê.

As Informações que o Cérebro Processa

Todos os dias, o cérebro precisa processar uma enorme quantidade de informações que acontecem no cotidiano ao redor de cada pessoa. O cérebro tem que interpretar, organizar e armazenar as informações para que a pessoa seja capaz de realizar suas atividades diárias.

Um acidente vascular cerebral pode afetar qualquer parte desse processo, desde pegar as informações, até o planejamento de resposta. Com isso, até as tarefas mais simples exigem mais do que imaginamos. Um exemplo é passar aquele cafezinho, onde toda ação que faz parte desse ato, como escolher uma marca de pó, a quantidade exata a se colocar no coador, o armazenamento, o ferver da água, podem ser afetadas após a ocorrência de um AVC. Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC.

Mudança do Cérebro Após a Ocorrência de um AVC

Os problemas relacionados à memória e o raciocínio podem piorar gradativamente mesmo anos depois do AVC e se agravam mais rápido do que o envelhecimento normal do cérebro.

Os sobreviventes também apresentam uma taxa mais rápida de desenvolvimento de transtorno cognitivo, ao longo dos anos, após o acidente vascular cerebral, uma vez que o AVC está associado com o declínio cognitivo a longo prazo.

Ou seja, os sobreviventes dessa enfermidade sofrem de acelerados e persistentes declínios na memória e na capacidade de pensar durante os anos, mesmo após a contabilização de suas alterações cognitivas antes e após o início do evento.

Especificações – Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC

Caso o paciente venha a desenvolver problemas cognitivos após o AVC, isso não significa demência. Pois a demência piora com o tempo, mas os problemas cognitivos após acidente vascular cerebral podem melhorar. Além disso, após o acidente vascular cerebral, geralmente só há problemas em algumas áreas.

A demência, por outro lado, afeta todos as partes cognitivas do cérebro. Como:

  • Memória;
  • Atenção;
  • Percepção;
  • Planejamento (apraxia);
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Cognição social;
  • Dificuldades com a fala e a linguagem também são muito comuns.

Esses dados sugerem a necessidade de melhores cuidados de acompanhamento para os milhões de sobreviventes de AVC, incluindo terapia para manter ou até mesmo recuperar a capacidade cognitiva, além do acompanhamento neurológico estreito. Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC.

Tratamento – Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC

Alguns problemas cognitivos melhoram com o tempo. No entanto, outros podem durar mais tempo. Eles podem melhorar um pouco, mas não completamente. Nenhum AVC é igual ao outro, por isso é muito difícil prever quanto tempo de recuperação o paciente terá. O primeiro passo é descobrir quais são essas dificuldades. Após o ocorrido, a pessoa que sofreu deve manter uma rotina de avaliação e retorno ao consultório de seu médico de confiança para assegurar o melhor prognóstico.

Embora não exista cura para efeitos cognitivos do AVC, muitas pessoas acham maneiras de lidar com quaisquer dificuldades duradouras. Existem diferentes profissionais de saúde que podem estar envolvidos em auxiliar o paciente com o efeitos cognitivos que resultaram do AVC.

Para mais informações, busque seu médico de confiança, ele poderá te dar maiores orientações pertinentes ao seu caso. Dificuldade de Raciocínio e Perda de Memória após AVC.

Artigo Publicado em: 24 de abril de 2016 e Atualizado em: 26 de Novembro de 2019


AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 26/11/2019