Neurologista - Dr. Willian Rezende

Os Sintomas e Tipos de Demência


Popularmente, a palavra demência vem carregada de conceitos pejorativos e negativos, entretanto, a palavra demência não significa “loucura” ou “insanidade”. A Demência é uma condição neurológica, que faz o portador perder certas funções que ele tinha previamente. É todo processo de perda de funções neurológicas, como linguagem, dificuldade em lembrar, e a pessoa também pode experimentar deficiências em: expressividade, foco, raciocínio. Mas antes de explicar os principais sintomas da demência é importante lembrar que nem toda demência significa Alzheimer. Todo Alzheimer é uma demência mas esse conceito não funciona no contrário. Explicaremos nesse artigo alguns dos diferentes Tipos de Demência.

Entenda melhor os sinais dos tipos de demência ao longo deste artigo.

Mudanças tênues na memória de curto prazo

O problema com a memória pode ser um sintoma adiantado de demência. As mudanças normalmente são tênues e tendem a envolver memória de curto prazo. Uma pessoa idosa pode ser capacitada de lembrar de acontecimentos ocorridos há anos, porém não se recordar do que comeu no café da manhã.

Outros sintomas de mudanças na memória de curto prazo incluem deixar de lembrar onde eles deixaram alguma coisa, tendo que fazer esforço para lembrar porque eles entraram em uma sala típica, ou esquecendo o que eles devem fazer em um determinado dia.

Mudanças no humor

Mudanças no humor também são comuns em demência. Se você tem demência, nem sempre é fácil reconhecer isso em si mesmo, mas é possível identificar essa mudança em outra pessoa. A depressão, por exemplo, é típica da demência precoce.

 

Simultaneamente com mudanças de humor, você também pode ver uma mudança na personalidade. Um tipo natural de mudança de personalidade visto com demência, é uma mudança de ser tímido para extrovertido. Isso ocorre devido a condição comumente afetar o julgamento.

 

Apatia

A apatia (ou pouca afinidade) ocorre frequentemente na demência inicial. Uma pessoa com sintomas pode perder o interesse em hobbies ou atividades. Eles podem não querer mais sair ou realizar qualquer coisa divertida. Também podem perder o interesse em passar tempo com amizades e familiares, e podem parecer emocionalmente neutros.

 

Dificuldade em completar tarefas habituais

Uma mudança sutil na capacidade de completar tarefas habituais pode indicar que alguém tem demência inicial. Isso comumente começa com dificuldade em realizar funções mais complexas, como administrar um talão de cheques ou jogar jogos com muitas regras.

 

Juntamente com a luta para completar tarefas familiares, eles podem se esforçar para aprender como fazer coisas novas ou seguir novas rotinas.

Confusão

Alguém nas primeiras fases pode ficar confuso. Quando a memória, o raciocínio ou o julgamento falham, pode aparecer confusão, já que eles não conseguem mais se lembrar de rostos, encontrar as palavras certas ou interagir com as pessoas normalmente.

 

A confusão pode ocorrer por vários motivos e se desenvolver em diferentes situações. Por exemplo: eles podem perder as chaves do veículo, não lembrar o que vem no dia seguinte, ou ter dificuldade para lembrar de alguém que conheceu antes.

Ser repetitivo

Repetição é comum em demência devido à perda de memória e mudanças comportamentais gerais. A pessoa pode repetir tarefas diárias, como fazer a barba, ou pode coletar itens obsessivamente. Eles também podem repetir as mesmas indagações em uma conversa depois de terem sido respondidas.

Lutando para se adaptar à mudança

Nos primeiros estágios da demência, a experiência pode causar medo. De repente, eles não conseguem se lembrar de pessoas que conhecem ou não acompanham o que os outros estão dizendo. Eles não conseguem lembrar porque foram até algum estabelecimento, e se perdem no caminho para casa.

 

Por causa disso, eles podem desejar uma rotina fixa, e sentir medo de vivenciar novas experiências. A dificuldade de adequação à mudança também é um sintoma típico da demência inicial.

Os Diferentes Tipos De Demência

A demência Vascular

A demência vascular é outro tipo de demência muito comum no Brasil, ela acontece a partir de AVCS, AVCS repetitivos, ou a partir de lesões na vasculatura do cérebro. Esse processo faz com com que o cérebro morra aos poucos, causando uma demência gradativa. A Demência Vascular é a segunda Demência mais popular

 

A Demência Mista

 

Esse é outro exemplo dos tipos de Demência, é a mistura do Alzheimer com a Demência Vascular, A vascular tipicamente ocorre em pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes, apneia do sono, uso do cigarro, tabagismo entre outros que danificam a microcirculação do rim, do coração, e logicamente, do cérebro também.

 

A Demência de Corpos de Lewy

 

Diferente do Alzheimer, a pessoa que sofre essa demência não esquece tantas informações quanto quem sofre Alzheimer. Além de também apresentar mais comportamentos que podem ser interpretados como estranhos ou esquisitos. Às vezes sentindo o desejo de perseguir outras pessoas, Ademais, a pessoa que sofre essa demência pode também possuir sintomas associados ao Parkinson.

Saiba mais assistindo ao vídeo:

Fonte: https://web.archive.org/web/20150318030901/http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs362/en

Se você acha que está com algum problema de concentração ou memória, clique aqui e faça nosso teste GRATUITO de Memória e saiba com mais precisão!

Clique aqui e faça também nosso teste GRATUITO de Rastreio de Demência para saber se você conhece alguém que pode estar com essa condição.

Avalie essa notícia
Compartilhe:

Deixe um Comentário