Responsive image

Tratamento do Tremor Essencial: Conheça as Orientações

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 11 de maio de 2021 | Atualizado: 11 de maio de 2021

Tratamento do Tremor Essencial. Para pessoas com tremores essenciais, segurar uma xícara de café, escrever um bilhete, abotoar um suéter e aplicar maquiagem podem ser um desafio e fontes de frustração ou de constrangimento. Quando o tremor essencial interfere na vida independente ou na ocupação de um indivíduo, pode ser devastador.

Felizmente, existem diversas formas de tratamento que ajudam a controlar os sintomas do Tremor Essencial (TE) e maneiras de tornar mais fáceis as tarefas da vida diária. Continue a leitura e saiba mais.

Orientações de Tratamento do Tremor Essencial

Não há cura para o tremor essencial, mas os sintomas podem ser controlados de várias maneiras, começando com medidas práticas e que você pode realizar em seu dia-a-dia.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Os tratamentos mais utilizados para o tremor essencial incluem medicamentos, terapias comportamentais, injeções de toxina botulínica e, em casos refratários, cirurgia.

Medicamentos

Propranolol e primidona são as substâncias mais eficazes na redução dos tremores.

O propranolol é um betabloqueador, também usado para tratar a hipertensão e a ansiedade de desempenho. Seus efeitos colaterais são de leves a moderados e incluem batimento cardíaco lento, fadiga e falta de ar. (Pessoas com asma não devem tomar propranolol.)

Primidona é um medicamento anticonvulsivante com efeitos colaterais, de leves a moderados, que incluem sonolência, dificuldade de concentração, náusea e tontura. Ambos os medicamentos podem reduzir os tremores em até 50%.

Vários outros medicamentos podem ser úteis no tratamento do tremor essencial, embora a evidência para eles não seja tão forte. Estes incluem os beta-bloqueadores atenolol e os anticonvulsivantes gabapentina e topiramato.

Cirurgia

Se os medicamentos não ajudarem no tremor essencial, a cirurgia pode melhorar os sintomas. A cirurgia sempre traz riscos e eles são especialmente grandes para procedimentos cirúrgicos que envolvem o cérebro.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

Os dois tratamentos cirúrgicos mais bem estudados para tremores graves de membros que não responderam aos medicamentos são a talamotomia e a estimulação cerebral profunda (DBS), popularmente conhecida como Cirurgia para Doença de Parkinson. Ambos os procedimentos podem ajudar a reduzir tremores nos membros; eles são menos úteis para o tremor da cabeça e o tremor da voz.

Toxina Botulínica

Em casos de TE refratário ao tratamento médico, as injeções de toxina botulínica nos músculos que dão origem ao tremor (de preferência sob orientação eletromiográfica para seleção dos músculos) podem ser úteis.

A injeção demonstrou ser útil para o tremor de membros, da cabeça e da voz.

Os efeitos colaterais incluem fraqueza temporária dos músculos injetados e falta de ar, disfagia e rouquidão após o tratamento para tremor de voz. A injeção de toxina botulínica deve ser realizada apenas por um neurologista treinado e experiente.

Técnicas Comportamentais e Fisioterapia

Nem todos os pacientes com TE precisarão de tratamento com medicamentos. O tratamento depende da gravidade do tremor, da parte do corpo afetada e da ocupação dos pacientes. Também é determinado pelo grau de deficiência social.

Em pacientes com tremor menos incapacitante, certas técnicas comportamentais e fisioterapia podem ser úteis. Isso inclui:

  • Terapias de relaxamento e de redução do estresse emocional;
  • Usar a mão com menos intensidade de tremor para escrever ou comer;
  • Usar pesos nos pulsos;
  • Minimizar a exposição a alimentos que originam o tremor (por exemplo, cafeína) e às drogas (por exemplo, simpaticomiméticos).

Dicas de Autocuidado

Aqui estão algumas maneiras de minimizar os efeitos dos tremores em sua vida diária:

  • Evite cafeína, pois ela pode agravar os sintomas;
  • Use canecas com tampas e canudos para bebidas e sopas;
  • Use um smartphone ou um pequeno gravador para fazer e reproduzir notas, incluindo sua lista de compras;
  • Para controlar o tremor da cabeça, vire-a para o lado;
  • Para reduzir os tremores ao usar as mãos, mantenha os cotovelos próximos ao corpo;
  • Ao se maquiar, descanse os cotovelos sobre a mesa ou a bancada;
  • Use os serviços de salão de beleza para manicure e cuidados com as sobrancelhas;
  • Adote um penteado que exija o mínimo de manipulação do cabelo;
  • Use cartões de débito ou crédito ao invés de cheques;
  • Em um restaurante, peça aos garçons para servirem alimentos, como a carne, em pedaços pequenos.

Para as pessoas que não estão se beneficiando com seu tratamento atual, é importante conversar com seu neurologista para explorar outras abordagens.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 5 de jan de 2017  e Atualizado em: 11 de maio de 2021

Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 20/11/2023