Responsive image

Cirurgia para Doença de Parkinson – Estimulação Cerebral Profunda

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 13 de julho de 2021 | Atualizado: 4 de agosto de 2021

O tratamento com Cirurgia para Doença de Parkinson (DP) é reservado para aqueles pacientes que esgotaram o tratamento médico do tremor da DP ou que sofrem de flutuações motoras profundas (desgaste e discinesias).

Neste artigo, explicamos as técnicas cirúrgicas de tratamento da Doença de Parkinson, especialmente a Estimulação Cerebral Profunda.

Cirurgia para Doença de Parkinson

Atualmente, o tratamento cirúrgico mais comum para a Doença de Parkinson é a estimulação cerebral profunda (DBS). Essa estratégia de tratamento é normalmente reservada para bradicinesia, rigidez e tremor em pacientes que não respondem mais à medicação de maneira previsível ou que sofrem discinesias induzidas por medicação.

Além da DBS, procedimentos ablativos como Radiofrequência, Radiocirurgia e Ultrassom focalizado também podem ser utilizados para tratar os sintomas de tremor.

Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

A cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS) foi aprovada pela primeira vez em 1997, para tratar o tremor da Doença de Parkinson (DP), depois, em 2002, para o tratamento de sintomas avançados de Parkinson.

Mais recentemente, em 2016, a cirurgia DBS foi aprovada para os estágios iniciais da DP – para pessoas que apresentam DP por pelo menos quatro anos e têm sintomas motores não controlados adequadamente com medicamentos.

Como é Realizada?

Na cirurgia DBS, são inseridos eletrodos em uma área específica do cérebro, usando ressonância magnética e registros da atividade das células cerebrais durante o procedimento.

Um segundo procedimento é realizado para implantar um tipo de marca-passo sob a clavícula ou no abdômen. O dispositivo fornece um impulso elétrico para uma parte do cérebro envolvida na função motora. Aqueles que se submetem à cirurgia DBS recebem um controlador para ligar ou desligar o dispositivo.

Benefícios

DBS é certamente o avanço terapêutico mais importante desde o desenvolvimento da levodopa. É mais eficaz para pessoas que apresentam tremores incapacitantes, episódios de esgotamento e discinesias induzidas por medicamentos, com estudos mostrando benefícios que duram pelo menos cinco anos.

Não é uma cura e não retarda a progressão da DP. Também não é adequado para todas as pessoas com a doença. Não foi pensado para melhorar os problemas de fala ou para engolir, problemas de pensamento ou congelamento da marcha.

No entanto, é um método de tratamento muito eficaz para tratar os sintomas neurológicos mais incapacitantes e debilitantes do Parkinson, como:

  • Tremor;
  • Rigidez;
  • Lentidão de movimentos.

Prognóstico

Embora a maioria das pessoas ainda precise tomar medicamentos após a DBS, muitas pessoas experimentam uma redução considerável de seus sintomas de DP e podem reduzir muito seus medicamentos. O nível da redução varia de pessoa para pessoa.

A redução da dose do medicamento leva à diminuição do risco de efeitos colaterais como discinesia (movimentos involuntários dos braços, pernas e cabeça). Há uma chance de um a três por cento de infecção, acidente vascular cerebral, sangramento craniano ou outras complicações associadas à anestesia. Converse sobre os riscos e benefícios associados ao procedimento com seu neurologista e neurocirurgião.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 19 de set de 2018 e Atualizado em: 13 de julho de 2021

Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 08/07/2024