Neurologista - Dr. Willian Rezende

Tremor nas Mãos – Conheça as Diferentes Causas


“Tremor” é o termo dado à situação em que determinada parte do corpo se encontra trêmula involuntariamente. Os tremores são sintomas muito comuns e as causas podem ser bastante variadas. O tremor nas mãos não é considerado uma ameaça à vida, mas pode dificultar as tarefas diárias. Também pode ser um sinal de alerta precoce de algumas condições neurológicas e degenerativas.

Se você convive com este problema, fique conosco neste artigo, para saber mais sobre suas possíveis causas e descobrir qual é o tipo de tremor em cada caso.

Doenças que Podem Causar Tremor nas Mãos

Doença de Parkinson

O tremor é um indicador da doença de Parkinson. Muitas pessoas nos estágios iniciais apresentam movimentos leves em uma mão, pé, ou até mesmo em um único dedo.

Na maioria das vezes, o tremor afeta apenas um lado do corpo e acontece quando o paciente está com os músculos relaxados. Por esse motivo, tremor de repouso é o nome dado a este sintoma.

Tremor Essencial

De todas as causas neurológicas para o tremor nas mãos, esta é a mais comum. É uma das doenças do sistema nervoso mais frequentes. Geralmente começa nas mãos, mas pode se mover para braços, cabeça, atingir a voz ou outras partes do corpo.

Muitas pessoas associam o sintoma de mãos trêmulas à doença de Parkinson. Contudo, a causa mais comum de tremor nas mãos é o tremor essencial. O tremor essencial é diferente do tremor da doença de Parkinson, porque afeta as mãos quando elas estão se movendo. A maioria das outras formas de tremor ocorre em situações de repouso.

Esclerose Múltipla

Esta doença, que atinge o sistema imunológico, afeta o cérebro, os nervos e a medula espinhal, e também pode causar o sintoma de tremor nas mãos ou pés. A esclerose múltipla pode causar vários tipos de tremores, sendo o mais comum o tremor em movimento.

Outras Condições que Causam Tremor nas Mãos

Abstinência Alcoólica

O tremor é um dos primeiros sinais da abstinência alcoólica. Quando a pessoa não ingere bebida alcoólica por muitos anos, os tremores podem durar apenas alguns dias. Mas quando ela já bebeu muito, ou por um longo período de tempo, eles podem durar um ano ou até mais.

Determinados Medicamentos

Os medicamentos mais comuns que causam tremores são os que bloqueiam o neurotransmissor dopamina. Essas substâncias têm a função de manter a estabilidade de humor. Os tremores desaparecem quando você para de tomar a medicação.

Deficiência de Vitamina B12

Sem os níveis adequados dessa vitamina em seu organismo, o sistema nervoso não funciona como deveria. E um dos sintomas pode ser o tremor.

Estresse

Não importa a causa do estresse, esta condição piora os sintomas de tremores. Além disso, raiva intensa, fome extrema ou privação de sono também podem fazer as mãos tremerem, ou seja, causar um tipo de tremor conhecido como fisiológico.

Baixo Nível de Glicose no Sangue

Também chamada hipoglicemia, esta condição desencadeia a resposta natural do estresse em seu corpo e causa os tremores.

Hipertireoidismo

A glândula tireoide controla o metabolismo de seu corpo. Quando sua função é excessiva, todo o seu corpo torna-se mais acelerado. Nesta condição, a pessoa pode desenvolver problemas para dormir, ter o ritmo do coração mais acelerado e suas mãos trêmulas.

Como vimos, nem sempre o sintoma de mãos trêmulas significa uma doença. Por este motivo, um diagnóstico adequado, feito pelo médico neurologista, pode indicar qual é a condição e seu tratamento.

Fonte: https://pmj.bmj.com/content/81/962/756?int_source=trendmd&int_medium=trendmd&int_campaign=trendmd

Tremor nas Mãos – Conheça as Diferentes Causas
2 40% 1
Compartilhe:

Deixe um Comentário