Responsive image

Compreenda o Tremor na Esclerose Múltipla

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Esclerose Múltipla

Publicado: 2 de agosto de 2022 | Atualizado: 2 de agosto de 2022

O tremor na esclerose múltipla é um problema mais comum do que pensamos. Um neurologista francês chegou a descrevê-lo como parte dos principais sintomas característicos do diagnóstico da esclerose múltipla juntamente com o nistagmo (oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos) e a fala arrastada.

Esse sintoma, que pode ser gravemente incapacitante e constrangedor para os pacientes, é difícil de administrar. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Como é o Tremor na Esclerose Múltipla

O tremor ocorre porque existem áreas danificadas ao longo das complexas vias nervosas que são responsáveis ​​pela coordenação dos movimentos.

Teste de Esclerose Múltipla
Este teste ajuda a verificar sintomas que são comumente associados a Esclerose Múltipla

As duas formas de tremor mais comuns na esclerose múltipla são:

  • Tremor postural (mantém uma posição contra a gravidade);
  • Tremor intencional (ocorre durante um movimento direcionado ao alvo, mas os tremores acontecem além da normalidade).

O verdadeiro tremor de repouso (presente em uma parte do corpo que não é voluntariamente ativa e é completamente apoiado contra a gravidade) é incomum em pacientes com esclerose múltipla e o tremor de Holmes (ou “rubral”) também é muito incomum.

Algumas pessoas com esclerose múltipla podem apresentar tremor postural, que ocorre quando você mantém uma determinada postura, como sentar-se ereto.

A jornada de um paciente com Esclerose Múltipla
Este livro narra uma jornada comum de vários pacientes com Esclerose Múltipla. Deste o começo dos sintomas até o tratamento.

O tremor na esclerose múltipla pode afetar cabeça, pescoço, cordas vocais, tronco e membros, enquanto o envolvimento da língua, mandíbula ou do palato ainda não foi relatado como alvo dessa condição em específico.

Sintomas Associados

Pessoas com esclerose múltipla que têm tremor também podem ter sintomas associados, como:

  • Dificuldade de falar (disartria);
  • Dificuldade de engolir (disfagia).

Essas atividades são regidas por muitas das mesmas vias envolvidas na coordenação do movimento.

È possível ter qualidade de vida com Esclerose Múltipla
Na Clínica Regenerati você encontra uma equipe personalizada para ajudar você e sua família. Agende uma consulta hoje mesmo!

Tratamento

Alguns medicamentos podem amenizar a ocorrência desse sintoma na esclerose múltipla, como:

  • Isoniazida em altas doses;
  • Carbamazepina;
  • Propranolol;
  • Glutetimida.

Porém, esses medicamentos provaram ser formas de alívio dos sintomas e não de tratamento eficaz contra a doença.

A diminuição na ocorrência dos tremores pode ser obtida por meio de um tratamento à base de talamotomia estereotáxica ou estimulação talâmica. No entanto, os estudos sobre a eficácia desses métodos a longo prazo são insuficientes.

A fisioterapia que trabalha com o resfriamento dos membros pode alcançar uma certa melhora. No entanto, o tratamento desse sintoma continua a ser um desafio significativo, exigindo mais pesquisas básicas e clínicas.

Como Lidar

Para a maioria das pessoas que experimentam tremores, a adaptação é fundamental para gerenciar a vida diária. Um terapeuta ocupacional pode oferecer conselhos sobre técnicas ou equipamentos que podem ajudar no trabalho, na escrita ou em outras tarefas. Pequenas mudanças, como aumentar o tamanho do teclado ou usar software ativado por voz, podem reduzir o impacto do tremor em sua vida.

A preocupação de cair ou não coordenar seu corpo como deseja pode resultar em você passar mais tempo sentado. Tente evitar ficar inativo, pois movimentos e exercícios regulares são importantes para ajudar todo o seu corpo a permanecer forte. O desenvolvimento de músculos centrais mais fortes pode reduzir o impacto do tremor na caminhada e na mudança de posição.

Um fisioterapeuta pode mostrar exercícios para fortalecer os músculos afetados pelo tremor e concentrar sua atenção em movê-los bem. Bandagens elásticas de apoio, pesos pequenos ou usar roupas de lycra ou roupas de resfriamento também podem ajudar a estabilizar a parte do corpo afetada pelo tremor.

O tremor pode interferir na alimentação equilibrada e, portanto, a flutuação de peso é comum. Você pode achar difícil comer o suficiente para se manter saudável ou descobrir que está perdendo os principais grupos de alimentos porque os acha difíceis de comer. Comer pequenas refeições frequentes para que não fiquem frias antes de terminá-las é algo que pode ajudar a manter seu apetite. Um fonoaudiólogo pode ajudar com exercícios de deglutição e problemas com a fala.

Se você tem tremores, pode descobrir que amigos sugerem tomar uma bebida alcoólica para firmar as mãos. Embora seja verdade que alguns tipos de tremor respondem a depressores como o álcool, esse não é o caso do tremor na Esclerose Múltipla e o uso de álcool pode afetar outros sintomas de esclerose múltipla. Portanto, tenha cuidado.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 3 de abr de 2019 e Atualizado em: 02 de agosto de 2022

Compartilhe:


Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 08/04/2024