Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Disfagia – O que é disfagia?

Categorias: AVC, Conteúdos, Doença de Parkinson




Disfagia – O que é disfagia?

Publicado: 26/10/20 | Atualizado: novembro 11, 2020

Disfagia é o nome dado a uma dificuldade de deglutir ou de engolir, que surge em pacientes mais idosos ou que tenham alguma doença neurológica ou oncológica, podendo, também, acometer crianças, jovens e adultos. Mas, é possível tratar o problema por meio de tratamento fonoaudiológico.

Desconforto ao deglutir

Como saber se tenho disfagia?

Os sinais mais clássicos da disfagia são: dificuldade em se alimentar, dificuldade para comer determinados alimentos, engasgos durante as refeições, pigarrear após tomar água, voz borbulhante após tomar água, demorar muito tempo para se alimentar, perda de peso sem causa aparente e dificuldades respiratórias após as refeições.

Esses sinais são de que a deglutição ou ato engolir não está adequado.

Tratamento da disfalgia

O que causa disfagia?

São causas: a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, demências, traumatismo craniano, sequelas de AVC, paralisia cerebral, cirurgias de cabeça e pescoço e o envelhecimento.

No processo de envelhecimento acontece a perda do controle muscular que pode acarretar a disfagia.

Disfagia

Quais são os riscos relacionados?

São vários os riscos. Por exemplo, desnutrição, desidratação e o mais sério, o óbito.

A disfagia pode ter um impacto negativo na vida do paciente. Pois, pode levar ao distanciamento social e até mesmo a depressão. Sendo assim, é muito importante que ao perceber os sinais, o paciente procure um fonoaudiólogo especializado para receber orientação sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Autor: Andrea Signoretti

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020