Neurologista - Dr. Willian Rezende

O que é Tremor essencial na cabeça?


Tremor essencial na cabeça

O tremor essencial é a doença de distúrbio do movimento mais comum do mundo, e apesar disso ainda é erroneamente diagnosticada em 30-50% das vezes. O objetivo deste artigo é ajudar a elucidar as características minuciosas que fazem a diferença no diagnóstico do tremor essencial na cabeça.

Tremor essencial

O tremor essencial é o tremor de alta frequência e baixa amplitude, isso significa que a pessoa treme com movimentos curtos e rápidos, normalmente durante alguma ação delicada, como escrever, pintar, pegar uma xícara na asa dela ou apontar um laser point. No tremor essencial, a pessoa treme durante a ação e não treme durante o repouso. O tremor fica tipicamente pior, tanto na intensidade como na frequência, quando a pessoa está mais ansiosa ou estressada.

Tremor essencial na cabeça

O tremor essencial pode acometer vários tipos de músculos, os mais típicos são os das mãos e dos dedos. Mas não são somente estes. Quando uma pessoa fala ou posiciona a cabeça, ela também utiliza vários músculos e os coloca em ação, e quando os músculos estão em ação eles podem iniciar o tremor. O tremor é definido pela contratura de um músculo e o relaxamento do músculo antagonista, simultaneamente, seguido da contratura do músculo que estava relaxado e o relaxamento do que estava contraído.

O tremor essencial na cabeça define-se por movimentos curtos e rápidos da cabeça em movimentos de “sim-sim” e “não-não”. Como se alguém acenasse com a cabeça para um pequeno gesto de sim ou de não, só que com movimentos curtos e rápidos e repetitivos, como características de tremor. Também pode estar associado o tremor vocal, que é uma voz trêmula quando a pessoa se sente estressada ou ansiosa. Igualmente o tremor essencial na cabeça também melhora com o estado de relaxamento da pessoa.

Num estudo estudo realizado na universidade de Columbia, de 51 casos de tremor essencial na cabeça, foram classificados 27,5% como “não-não”, 17,6% como “sim-sim” e 54,9% como tremor misto.

Diferenças da Doença de Parkinson

Na doença de Parkinson, a pessoa tipicamente não treme a cabeça e não treme o pescoço. Pode tremer a língua e o queixo (mento), mas não realiza o movimento de “sim-sim” e “não-não”. E por maior e mais grave que sejam os movimentos de tremor da cabeça, estes não são relacionados a doença de Parkinson.

Na doença de Parkinson é o contrário: comumente há uma rigidez da cabeça. O pescoço fica duro, rígido e com poucos movimentos, e é mais fácil virar o tronco ao invés de virar a cabeça.

Mas é importante ressaltar que quem tem tremor essencial, também pode desenvolver doença de Parkinson. O fato de ter uma doença não implica que não possa ter outra.

Tratamentos do tremor essencial na cabeça

O tratamento é realizado fundamentalmente com medicamentos para o tremor essencial, como o Propranolol ou com a Primidona, que são medicamentos de primeira linha de tratamento. Também é possível associar medicamentos para controle da ansiedade, como antidepressivos e ansiolíticos.

No entanto, às vezes, apenas os medicamentos não são suficientes e se faz necessário o uso de outras ferramentas. É possível aplicar toxina botulínica nos exatos músculos que criam o tremor da cabeça, que são os oblíquos da cabeça. Com o exame de eletroneuromiografia detecta-se exatamente o músculo que treme e com a toxina botulínica bloqueia-se somente ele. Assim é obtido um excelente controle do tremor essencial na cabeça.

Caso você tenha algum familiar com doença de Parkinson e queira receber inteiramente grátis um E-book com dicas para o dia-a-dia do paciente Parkinsoniano, clique aqui! E-book “Dicas do Cotidiano e para a casa do Parkinsoniano”.

Você também pode assistir inteiramente grátis uma videoaula sobre como diagnosticar a doença de Parkinson e como diferenciá-la do tremor essencial. Clique aqui para receber a aula.

E se você quiser, também é possível realizar perguntas diretamente para o Doutor Willian Rezende, sobre temas relacionados a distúrbios do movimento, como tremor essencial ou Parkinson. Clique aqui e faça a sua pergunta.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4695227/ 

O que é Tremor essencial na cabeça?
5 100% 3
Compartilhe:

Deixe um Comentário