Neurologista - Dr. Willian Rezende

Conheça os 4 Tipos de Tontura!


A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave. Na maioria das vezes, é decorrente de uma condição conhecida como labirintite, mas também pode indicar alterações no equilíbrio, alterações na função do coração ou efeito colateral de medicamentos.

Existem muitos tipos de tontura. Para que a medicina consiga realizar o diagnóstico preciso dos tipos diferentes de tontura, é realizada uma classificação. As tonturas são divididas em quatro categorias principais, que são:

  • Tonturas do aparelho labiríntico;
  • Tonturas hemodinâmicas;
  • Tonturas de estruturas neurológicas;
  • Tonturas emocionais.

Diferentes Tipos de Tontura

Um situação comum de tontura é a que ocorre quando nos levantamos abruptamente devido à hipotensão ortostática, na qual a pressão arterial diminui porque a pessoa se levanta muito rapidamente. No entanto, este tipo de tontura é passageira e melhora em poucos segundos.
Usualmente, a tontura atinge a idosos em maiores porcentagens, mas também pode acontecer com jovens. Além disso, ela pode surgir em diferentes situações que dependem da causa.
Quando episódios de tontura começam a ocorrer com certa frequência, é recomendado se consultar com o clínico geral para investigar as causas possíveis. Se a tontura for muito forte ou prolongada, durante mais de 1 hora, é recomendado ir ao pronto socorro para uma avaliação e tratamento imediatos.

As Quatro Categorias de Tontura

Vertigem ou Labirintite

A vertigem é um tipo de tontura que causa uma sensação de desequilíbrio. Se você tem essas tonturas, pode sentir que está girando ou que o mundo ao seu redor está girando. A vertigem é frequentemente causada por um problema no ouvido interno, que pode vir acompanhada de enjoo e zumbido. A vertigem costuma dar tontura mesmo quando a pessoa está deitada, e é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.

Desequilíbrio

O desequilíbrio é outra importante causa de tontura, e seus sintomas incluem a sensação de estar cambaleante ou com perda do equilíbrio.

Esta situação pode causar um tontura constante e, geralmente, acontece nos idosos ou em situações adversas, como alterações da visão, doenças neurológicas, pancadas na cabeça, perda da sensibilidade nos pés e nas pernas (causada pelo diabetes), consumo de álcool ou drogas, uso de remédios que podem alterar o equilíbrio, entre outros.

Queda de Pressão

A tontura que é decorrente de alterações cardíacas ou da circulação é chamada de pré-síncope ou hipotensão ortostática. Esta surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro, causando a sensação de desmaio e o escurecimento da visão ou surgimento de pontos brilhantes. Este tipo de tontura pode surgir ao acordar, levantar, durante um exercício ou, até mesmo, de forma repentina ao estar parado.

Ansiedade

Alterações psicológicas, como a depressão e a ansiedade causam tontura, pois são capazes de desencadear a síndrome do pânico e alterações na respiração. Estas situações provocam uma tontura que pode vir acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas mãos, nos pés e na boca.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK325/

Conheça os 4 Tipos de Tontura!
5 100% 1
Compartilhe

Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *