Responsive image

Trazodona – Para que serve e como funciona o Donarem

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Emoções, Insônia

Publicado: 15 de fevereiro de 2024 | Atualizado: 15 de fevereiro de 2024

Conheça a Trazodona – Para que serve e como funciona o Donarem.

Indicações da Trazodona

Insônia

É indicada tanto para insônia inicial como para problemas de manutenção do sono. Pode ser utilizada isoladamente ou pode ser utilizada em conjunto com outros medicamentos para o sono. Já tem eficácia com doses baixas como 25, 50 ou 100mg. Muitas vezes é escolhida por não causar dependência e ter baixo potencial de abuso.

Dores crônicas

Tem indicação de bula para o tratamento de diversas dores crônicas, como fibromialgia, dor neuropática e outras situações. Normalmente ela vem como adjuvante terapêutico. Não como medicamento principal.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Dor neuropática associada a diabetes

Uma indicação importante e com estudo com dedicação específica para esse tema. Nesse estudo 61% tiveram melhora significativa das dores e 26% tiveram melhora completa das dores.

Transtorno de ansiedade generalizada

Excelente medicamento para controle da ansiedade e já pode apresentar resultados com doses baixas como 100mg. Especialmente estados de ansiedade que tenham componente adrenérgico grande, ou seja, tenha muita adrenalina, como aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão, tremores, etc… A Trazodona é especialmente boa devido ao efeito de bloqueio alfa adrenérgico.

Transtorno depressivo maior

É um potente antidepressivo, que trata depressões associadas a ansiedade ou não. Tipicamente começa a funcionar como antidepressivo na dose de 150mg ou mais. A dose pode chegar até 600mg por dia. Para essa indicação tipicamente é melhor a versão de liberação prolongada. Vários estudos foram realizados para comparar a eficácia da trazodona versus outros antidepressivos, como Amitriptilina, Fluoxetina, Venlafaxina e Bupropiona. Em todos esses estudos foi demonstrado não inferioridade e em uma comparação teve até superioridade em relação a fluoxetina. O que mudava muito era o perfil de efeitos colaterais ou benefícios associados.

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

Agitação associada a demência

É uma opção alternativa ou complementar ao tratamento da agitação associada à demência. Inicia-se com doses baixas como 25 ou 50mg dia e pode subir, conforme tolerabilidade até 300mg/dia dividida em 3 doses. O objetivo é o melhor controle da agitação possível sem sedar completamente o paciente.

Dependência do álcool

Pode ser utilizada de forma coadjuvante para controlar sintomas da abstinência do álcool, nos pacientes que desenvolveram dependência química.

Como Funciona

A trazodona não é completamente compreendida em todas as suas formas de funcionamento. Ela tem propriedades de atuar na recaptação de serotonina. Então ela aumenta a quantidade de serotonina nas sinapses neuronais. Ela também tem efeito de bloqueio dos receptores alfa adrenérgicos, o que ajuda muito a reduzir sintomas associados à ansiedade. Também têm efeitos anticolinérgicos que podem afetar intestino, micção e congestão nasal

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.
  • Metabolismo: Meia vida de 3-6 horas, tem metabolismo hepático e a excreção é renal. A dose máxima é até 600mg por dia
  • Apresentações: Comprimidos de 50mg, 100mg, 150mg e 300mg
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024