Sintomas da Dor Neuropática. A dor neuropática (DN) é um tipo complexo de dor iniciada ou causada por uma lesão primária, ou por uma disfunção do sistema nervoso. É definida como dor que surge como consequência direta de uma lesão ou de uma doença que afeta o sistema somatossensorial em nível periférico ou central.
Neste artigo, Conheça os Sintomas da Dor Neuropática, porque ela acontece e seus diferentes tipos.
A dor neuropática é frequentemente descrita como irradiada ou queimação. Pode desaparecer sozinha, mas muitas vezes é crônica.
Sintomas de dor neuropática podem incluir:
A dor mais comum é a de queimação. Essas são características de compressão, inflamação ou de neuropatia do nervo.
Comumente, é o resultado de danos nos nervos ou um sistema nervoso falho (como em compressões nervosas ou doenças degenerativas). O dano do nervo causa uma mudança na função nervosa tanto local quanto nas áreas ao redor.
O tipo de neuropatia depende de qual neurônio está acometido. As sensações e as dores mudam dependendo do que acomete o nervo. O nervo pode ser acometido por: doença; compressão; isquemia; intoxicação; infecção; etc.
Cada nervo do sistema periférico tem uma função específica, então os sintomas dependem do tipo de nervo afetado. Os nervos são classificados em:
A neuropatia periférica se desenvolve primeiro nos nervos mais longos do corpo. Existem inúmeras causas de neuropatia periférica, incluindo certas condições hereditárias, doenças virais, insuficiência hepática ou renal e toxinas, bem como doenças, como diabetes, doenças vasculares e doenças reumatoides.
A neuropatia periférica pode ser de natureza motora, sensorial ou autonômica. Também pode afetar um nervo (mononeuropatia), dois ou mais nervos em diferentes áreas (mononeuropatia múltipla) ou muitos nervos (polineuropatia). A síndrome do túnel do carpo é um exemplo de mononeuropatia. A maioria das pessoas com neuropatia periférica tem polineuropatia.
Sinais e sintomas da neuropatia periférica podem incluir:
Se os nervos autonômicos forem afetados, os sinais e os sintomas podem incluir:
A dor fantasma ocorre em algumas pessoas após a amputação de um braço ou de uma perna. Embora a causa exata da dor no membro fantasma seja desconhecida, ela parece ocorrer quando os nervos e o cérebro enviam sinais defeituosos ao membro enquanto o circuito tenta se “religar”.
A neuralgia pós-herpética é um tipo de dor nervosa que pode ocorrer após uma infecção viral do herpes zóster no sistema nervoso. Neuralgia pós-herpética ocorre em áreas onde a erupção cutânea se desenvolveu. A pele nessas áreas pode parecer extremamente sensível, especialmente em cicatrizes de cor branca.
A neuropatia pós-traumática ocorre após lesão ou procedimentos médicos, como cirurgia ou injeção. Os sintomas de dor nos nervos podem surgir no local da lesão e no trajeto do nervo.
A neuralgia do trigêmeo é uma causa de dor intensa na face e na mandíbula. Sensações que podem ser descritas como choques ou relâmpagos geralmente precedem a dor. A neuralgia do trigêmeo geralmente afeta apenas um lado da face. A causa exata é desconhecida, mas ela se desenvolve onde o nervo trigêmeo é comprimido ou irritado.
Compreender as possíveis causas para os sintomas da dor neuropática pode ajudá-lo a encontrar melhores tratamentos e maneiras de evitar que a dor piore com o tempo.
Referência: Neuropathic pain
A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.
Agende sua Consulta!
Tags:Dor de Membro Fantasma, Dor Neuropática, Neuralgia Pós-Herpética, Neuralgia Trigeminal, Neuropatia Periférica, Neuropatia Pós-Traumática, Sintomas da Dor Neuropática
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.