Infecções e Dor Neuropática – Qual a Relação? A dor neuropática é uma doença crônica que tem diversas causas. Infecções, Doenças e Traumas são alguns exemplos, e afetam os Nervos Periféricos.
Nervos periféricos são aqueles fora do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central – SNC). O SNC recebe e envia sinais sensitivos e motores para o corpo através do sistema nervoso periférico (SNP).
As pessoas com dor neuropática podem experienciar dor irradiada e queimação. A dor pode ser constante ou eventual. Dormência ou diminuição das sensações é um sintoma comum. A dor pode piorar ou melhorar com o tempo, dependendo da sua causa1.
Entender as reais causas ajuda na definição do tratamento adequado e também na prevenção da piora dos sintomas1.
As infecções são causas comuns da dor neuropática. Podem ser tanto de dano direto a múltiplos nervos (polineuropatia), ou a um único nervo (mononeuropatia)1,2.
Pessoas com HIV positivo (AIDS) podem experienciar dores inexplicáveis.
A infecção por Sífilis (Sífilis Coça?) pode levar a sensações de queimação e dores em pontadas. Herpes Zóster, que é causada pelo vírus da catapora, pode desencadear dor neuropática de longa duração.
Na mononeuropatia somente um nervo inflama e é danificado (todo trajeto do nervo é afetado). Isso causa dor neuropática focal. Normalmente, o processo se Inicia com dor localizada (normalmente nas pernas ou braços) e depois começa a se espalhar para outras regiões com um padrão assimétrico. Pode ser causado pela Herpes Zóster, Hanseníase e outros2.
Quando a doença que causou a mononeuropatia progride pode afetar múltiplos nervos, evoluindo para uma mononeuropatia múltipla².
A polineuropatia é definida pelo dano a múltiplos nervos periféricos. Pode ser causada pelo HIV, Hepatite C, entre outros.
A polineuropatia pode danificar os nervos responsáveis pelas sensações (neuropatia sensorial), movimentos (neuropatia motora) ou ambos (neuropatia sensório-motora). Afetando primeiramente os axônios e bainha de mielina2. Também pode afetar os nervos autonômicos responsáveis pelo controle de funções como digestão, pressão sanguínea e freqüência cardíaca1,2.
Os sintomas são diferentes em cada pessoa, porém alguns são mais comuns:
Neurologista é o Médico do campo da Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre este assunto:
A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.
Agende sua Consulta!
Tags:Causas da Dor Neuropática, Dor, dor crônica, Dor Neuropática, Dr Willian Rezende, Manifestações da Dor Neuropática, Neurologia, neurologista, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo, neurologista zona sul sp, O que é Dor Neuropática, Tipos de Dor Neuropática
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.