Neurologista - Dr. Willian Rezende

Infecções e Dor Neuropática – Qual a Relação?


A dor neuropática é uma doença crônica que tem diversas causas. Infecções, doenças e traumas são alguns exemplos, e afetam os nervos periféricos1.

Infecções e Dor Neuropática

Nervos periféricos são aqueles fora do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central – SNC). O SNC recebe e envia sinais sensitivos e motores para o corpo através do sistema nervoso periférico (SNP).

As pessoas com dor neuropática podem experienciar dor irradiada e queimação. A dor pode ser constante ou eventual. Dormência ou diminuição das sensações é um sintoma comum. A dor pode piorar ou melhorar com o tempo, dependendo da sua causa1.

Entender as reais causas ajuda na definição do tratamento adequado e também na prevenção da piora dos sintomas1.

Infecção

As infecções são causas comuns da dor neuropática. Podem ser tanto de dano direto a múltiplos nervos (polineuropatia), ou a um único nervo (mononeuropatia)1,2.

Pessoas com HIV positivo (AIDS) podem experienciar dores inexplicáveis. A infecção por Sífilis pode levar a sensações de queimação e dores em pontadas. Herpes Zóster, que é causada pelo vírus da catapora, pode desencadear dor neuropática de longa duração1.

Mononeuropatia

Na mononeuropatia somente um nervo inflama e é danificado (todo trajeto do nervo é afetado). Isso causa dor neuropática focal. Normalmente, o processo se Inicia com dor localizada (normalmente nas pernas ou braços) e depois começa a se espalhar para outras regiões com um padrão assimétrico. Pode ser causado pela Herpes Zóster, Hanseníase e outros2.

Quando a doença que causou a mononeuropatia progride pode afetar múltiplos nervos, evoluindo para uma mononeuropatia múltipla².

Polineuropatia

A polineuropatia é definida pelo dano a múltiplos nervos periféricos. Pode ser causada pelo HIV, Hepatite C, entre outros1,2.

A polineuropatia pode danificar os nervos responsáveis ​​pelas sensações (neuropatia sensorial), movimentos (neuropatia motora) ou ambos (neuropatia sensório-motora). Afetando primeiramente os axônios e bainha de mielina2. Também pode afetar os nervos autonômicos responsáveis ​​pelo controle de funções como digestão, pressão sanguínea e freqüência cardíaca1,2.

Sintomas

Os sintomas são diferentes em cada pessoa, porém alguns são mais comuns1:

  • Sensação de queimação, dor irradiada ou pontada;
  • Dormência ou formigamento;
  • Dor espontânea ou que apareça sem motivo;
  • Dor causada por eventos que normalmente não são dolorosos;
  • Sensação crônica desagradável ou anormal;
  • Dificuldade ao dormir ou descansar;
  • Problemas emocionais resultantes da dor crônica, perda de sono, dificuldade ao se expressar.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre este assunto:

Referências:

1 – Neuropathic pain. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5371025/

2 – Painful Peripheral Neuropathies. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2430688/

Infecções e Dor Neuropática – Qual a Relação?
5 99.98% 11794
Compartilhe:

Deixe um Comentário