Responsive image

Conheça Algumas Formas de Tratamento para Dor de Cabeça Leve

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 16 de agosto de 2022 | Atualizado: 16 de agosto de 2022

Tratamento para Dor de Cabeça Leve. Dor de cabeça (cefaleia) é o sintoma de dor em qualquer lugar na região da cabeça ou do pescoço. As cefaleias são subdivididas em: leves, moderadas e enxaquecas (dores agudas, latejantes ou intensas).

Existe um tratamento adequado para cada tipo de dor de cabeça. Continue a leitura deste artigo e descubra o tratamento para dor de cabeça leve.

Tratamento para Dor de Cabeça Leve

Antes de dizer como se trata uma dor de cabeça leve, é preciso saber o que caracteriza uma dor de cabeça leve. De acordo com a EVA (escala visual analógica de dor),:

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.
  • 0 a 2 – dor leve;
  • 3 a 7 – dor moderada;
  • 8 a 10 – dor intensa.

Porém, dependendo da escala usada, a cefaleia leve pode ser de 0 a 5. Normalmente, a dor de cabeça leve não impede a pessoa de realizar suas atividades cotidianas.

Causas para a Dor de Cabeça Leve

Existem algumas possíveis causas para a dor de cabeça leve:

  • Tensão;
  • Uso excessivo de medicação e de café;
  • Sinusite (causa dor de cabeça leve a moderada);
  • Cafeína;
  • Menstruação, contraceptivos orais, menopausa ou gravidez.

Tratamento

Embora muitos medicamentos sejam direcionados para aliviar os sintomas da dor de cabeça, também existem vários tratamentos naturais e eficazes.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Veja, a seguir, algumas práticas eficazes para aliviar as dores de cabeça de intensidade leve:

Ingestão de Líquidos

A desidratação crônica é uma causa comum de dores de cabeça tensionais e enxaquecas. Felizmente, a água potável demonstrou aliviar os sintomas de dor de cabeça na maioria dos indivíduos desidratados dentro de 30 minutos a três horas.

Para ajudar a evitar dores de cabeça por desidratação, concentre-se em beber bastante água ao longo do dia e comer alimentos ricos em água.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Compressa Fria

A aplicação de compressas frias no pescoço ou na área da cabeça diminui a inflamação, retarda a condução nervosa e contrai os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a dor de cabeça.

Para fazer uma compressa fria, encha um saco impermeável com gelo e enrole-o em uma toalha macia. Aplique a compressa na parte de trás do pescoço, da cabeça ou das têmporas.

Ingestão de Cafeína

Beber bebidas que contêm cafeína, como chá ou café, pode proporcionar alívio quando você está com dor de cabeça.

A cafeína melhora o humor, aumenta o estado de alerta e contrai os vasos sanguíneos, o que pode ter um efeito positivo nos sintomas de dor de cabeça. Também ajuda a aumentar a eficácia de medicamentos comuns usados ​​para tratar dores de cabeça, como ibuprofeno e acetaminofeno.

No entanto, a abstinência de cafeína também demonstrou causar dores de cabeça se uma pessoa consumir regularmente grandes quantidades de cafeína e parar de repente. Portanto, as pessoas que têm dores de cabeça frequentes devem estar atentas à ingestão de cafeína.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que envolve a inserção de agulhas finas na pele para estimular pontos específicos do corpo. Essa prática tem sido associada a uma redução nos sintomas de dor de cabeça em muitos estudos.

Se você está procurando uma maneira natural de tratar dores de cabeça crônicas, a acupuntura pode ser uma escolha que vale a pena.

Yoga

Praticar ioga é uma excelente maneira de aliviar o estresse, aumentar a flexibilidade, diminuir a dor e melhorar sua qualidade de vida geral. Pode até ajudar a reduzir a intensidade e a frequência de suas dores de cabeça.

Chá de Gengibre

A raiz de gengibre contém muitos compostos benéficos, incluindo antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias. Além disso, o gengibre ajuda a reduzir náuseas e vômitos, sintomas comuns associados às fortes dores de cabeça.

Você pode tomar gengibre em pó, em cápsula ou fazer um chá com raiz de gengibre fresca.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 23 de ago de 2018 e Atualizado em: 16 de agosto de 2022

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024