Responsive image

Desidratação e Enxaqueca – Compreenda a Relação

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 19 de abril de 2022 | Atualizado: 19 de abril de 2022

Desidratação e Enxaqueca. A maioria das pessoas experimenta dores de cabeça ao longo de suas vidas. E a desidratação pode ser parte do problema. Sim, a ingestão insuficiente de líquidos pode causar dores de cabeça.

Algumas pessoas são muito mais propensas do que outras a dores de cabeça relacionadas à desidratação e as pessoas mais suscetíveis podem evitar as dores de cabeça certificando-se de beber bastante líquido diariamente.

Continue a leitura e saiba mais sobre a influência da desidratação nas crises de enxaqueca.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Desidratação e Enxaqueca

A razão exata pela qual a desidratação causa dores de cabeça é desconhecida.

O cérebro não tem receptores de dor. Mas, provavelmente, uma dor de cabeça de desidratação é possivelmente desencadeada por receptores de dor no revestimento ao redor do cérebro, chamados de meninges.

Quando uma pessoa está desidratada, o fluido pode sair do cérebro, exercendo tração nas meninges, o que pode estimular os receptores de dor. Outra explicação possível é a resposta exagerada que você pode sentir a qualquer tipo de dor quando está desidratado.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Sintomas

As enxaquecas são dores de cabeça graves e debilitantes sem causa oficial. Elas podem causar dor em um ou ambos os lados da cabeça, no rosto ou pescoço, e podem estar relacionados a outras condições, como dor na articulação temporomandibular (ATM), ranger de dentes e dores de cabeça tensionais.

As enxaquecas podem ocorrer com sinais de alerta, como auras ou alterações na visão. Algumas pessoas podem experimentar enxaquecas sem sinais de alerta e não sabem que uma está chegando até que seja tarde demais.

Uma dor de cabeça por privação de água pode causar dor em toda a cabeça ou ser mais localizada na frente ou nas costas. Menos frequentemente é unilateral.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

A dor de cabeça tende a se intensificar quando você inclina a cabeça para a frente ou faz outros movimentos com a cabeça. Mesmo caminhar pode piorar a dor de cabeça.

Sintomas adicionais de enxaqueca incluem náuseas, vômitos e sensibilidade à luz ou ao som.

Causas e Fatores de Risco

Inúmeros fatores podem desencadear enxaquecas, incluindo:

Tratamento

Uma dor de cabeça de privação de água deve desaparecer dentro de uma ou duas horas depois de beber alguns copos de água. Desidratação mais prolongada ou grave requer mais líquidos e deitar por várias horas até que a dor se dissipe.

Se a desidratação for grave e o vômito o impedir de beber o suficiente para repor os líquidos perdidos, você pode precisar de líquidos intravenosos para aliviar a dor de cabeça.

Tenha em mente que um ataque de enxaqueca ou qualquer outro tipo de dor de cabeça pode ser prolongado se você não estiver adequadamente hidratado. Mesmo se você tiver náusea com um ataque de enxaqueca, tente beber um pouco de líquido a cada poucos minutos assim que os sintomas começarem.

Trate suas enxaquecas e aumente seus esforços de hidratação com mudanças na dieta, terapia de hidratação intravenosa, fisioterapia, técnicas de relaxamento e exercícios.

Prevenção

Seu corpo perde água todos os dias quando você sua e urina. Consequentemente, nosso corpo também necessita de uma ingestão consistente e adequada para repor os líquidos perdidos.

A reposição de líquidos é necessária para manter a função dos tecidos e órgãos do corpo, incluindo o sistema vascular e o cérebro. Sem hidratação suficiente, seus vasos sanguíneos se contraem. Isso pode restringir o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de enxaquecas.

Para se manter hidratado, você precisa de mais do que um copo de água de vez em quando. Aumente a ingestão de líquidos para cerca de 2 litros de água por dia.

Ao aumentar o consumo de água, você deve limitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeinadas, pois elas podem neutralizar seus esforços de hidratação.

Para algumas pessoas, a hidratação adequada está relacionada a outros problemas de saúde, o que significa que beber água por si só pode não ser suficiente.

Verifique com seu médico e nutricionista para criar um plano para equilibrar sua ingestão de líquidos e eletrólitos de uma maneira que funcione para você e suas necessidades exclusivas.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/05/2022