Tontura ao Levantar. Quando nos levantamos de uma posição sentada ou deitada, nossos vasos sanguíneos respondem à gravidade estreitando-se para evitar que nossa pressão arterial caia. Isso garante um fornecimento constante de sangue oxigenado ao cérebro.
A hipotensão ortostática é uma forma de pressão arterial baixa. Acontece quando os vasos sanguíneos não se contraem quando você se levanta. Geralmente, é um sintoma de um outro distúrbio e não a doença em si. A condição também é conhecida como hipotensão postural.
É provável que todo mundo experimente uma forma leve de hipotensão postural em algum momento. Especialmente, se você pular da cama muito rapidamente…
Continue a leitura e saiba mais sobre este sintoma, suas causas e formas de preveni-lo.
A gravidade afeta drasticamente o fluxo sanguíneo sempre que você se levanta da posição sentada ou deitada – em média, cerca de 800 ml de sangue acumula temporariamente nos vasos sanguíneos das pernas. Sensores chamados barorreceptores, localizados nas três artérias principais – a aorta e as duas artérias carótidas – detectam essa queda na pressão arterial.
Em uma pessoa saudável, o sistema cardiovascular e o sistema nervoso autônomo respondem rapidamente, aumentando a frequência cardíaca e direcionando os vasos sanguíneos das pernas e do abdômen para se contraírem. Essas medidas mantêm a pressão arterial adequada para o cérebro.
Este mecanismo compensatório para aumentar a pressão arterial não ocorre – ou pode ser retardado – em uma pessoa com hipotensão ortostática. A pressão arterial permanece baixa, o que desencadeia os sintomas. A pressão arterial normalmente retorna ao normal quando a pessoa se senta ou se deita novamente, mas isso depende da gravidade da causa subjacente.
A queda da pressão arterial reduz o fluxo de sangue oxigenado para o cérebro. Os sintomas podem incluir:
A hipotensão ortostática geralmente resulta de um distúrbio subjacente. Não é uma doença em si. Algumas das muitas causas de hipotensão ortostática incluem:
Existem outras causas de tontura, de desmaio e de náusea, além da hipotensão postural. Um exemplo é a doença do ouvido. É sempre importante consultar um médico para qualquer sintoma inexplicável.
A incidência de hipotensão ortostática aumenta com a idade. Fatores que parecem aumentar o risco em idosos incluem:
Os testes usados para diagnosticar a hipotensão ortostática incluem:
A forma de tratamento depende da causa. As opções podem incluir:
Em alguns casos, é necessário utilizar meias de compressão nas pernas.
Busque orientações com seu médico, mas as sugestões gerais abaixo podem ajudá-lo a controlar a hipotensão ortostática:
A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.
Agende sua Consulta!
Tags:hipotensão ortostática, Hipotensão Ortostática na Terceira Idade, Tontura, tontura ao levantar
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.