A Tontura da Polineuropatia é uma condição que afeta grande parte dos pacientes com algum tipo de neuropatia. As polineuropatias (neuropatias periféricas) são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico em adultos e principalmente em idosos, com uma prevalência estimada de 5% – 8% dependendo da idade.
Continue a leitura e compreenda como pessoas com neuropatias têm maior propensão a apresentar tonturas.
Tontura define-se pela sensação de estar zonzo, fraco ou desequilibrado. A tontura afeta os órgãos sensoriais, especificamente os olhos e ouvidos, por isso, às vezes pode causar desmaios. A tontura não é uma doença, mas sim um sintoma de vários distúrbios.
Vertigem e desequilíbrio podem causar uma sensação de tontura, mas esses dois termos descrevem sintomas diferentes. A vertigem é caracterizada por uma sensação de que o lugar está girando, como se o local estivesse se movendo. O sintoma também pode parecer com enjoo ou dar a impressão de que você está se inclinando para um lado com a perda de equilíbrio.
A verdadeira tontura é a sensação de fraqueza parecida com se sentir “longe”, quase um desmaio.
A tontura é comum e suas causas não costumam ser graves. Tontura ocasional (aquela que acontece raramente ou com pouca frequência) não é algo para se preocupar. No entanto, você deve contactar o seu médico imediatamente se tiver episódios repetidos de tontura sem razão aparente ou por um período prolongado.
Na neuropatia periférica ocorrem danos a um ou mais de seus nervos periféricos. O dano significa que as mensagens que trafegam entre o sistema nervoso central e periférico são interrompidas. Quando os nervos sensoriais estão danificados, existe:
A tontura da polineuropatia pode acontecer pois essas consequências da neuropatia afetam a propriocepção do organismo, ou seja, a sensação que uma pessoa tem de seu próprio corpo.
Muitas condições diferentes podem levar a neuropatia periférica e, consequentemente, a tontura da polineuropatia. Essas incluem:
Cerca de metade dos casos de polineuropatia estão associados à dor. A dor neuropática pode ser tratada sintomaticamente com medicação. Exercício, fisioterapia e ergoterapia também podem ser benéficos dependendo dos sintomas do paciente e dos déficits funcionais.
O diagnóstico correto da causa da polineuropatia é um pré-requisito para o início do tratamento específico apropriado. Pacientes com neuropatia grave não identificada devem ser encaminhados a um centro especializado para uma avaliação diagnóstica completa.
As opções de tratamento dependem da causa. Por esse motivo, uma avaliação diagnóstica apropriada é tão importante para planejar o tratamento. Em geral, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar com os objetivos de:
A perspectiva (prognóstico) para neuropatia periférica depende da causa subjacente. Em geral, se um problema pode ser identificado precocemente e tratado com sucesso, o prognóstico é muito bom.
No entanto, na neuropatia grave, mesmo que a causa subjacente seja encontrada e tratada, o dano ao nervo pode ser permanente. Assim, é extremamente importante procurar ajuda médica ao experimentar os primeiros sintomas de neuropatia ou mesmo se você apresenta um dos fatores de risco para essa condição.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Artigo Publicado em: 28 de mar de 2019 e Atualizado em: 10 de agosto de 2021
A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.
Agende sua Consulta!
Tags:Dor, Dor Neuropática, polineuropatia, Tontura, tonturas, Vertigem, zonzeira, zonzo
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.