Neurologista - Dr. Willian Rezende

Desmaios são problemas de família


Os desmaios têm uma forte predisposição genética, de acordo com um estudo publicado no Neurology, jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

O desmaio, ou síncope vasovagal,  é uma breve perda de consciência quando o corpo reage a certos gatilhos, como um estresse emocional ou a visão de sangue.

A questão de saber se o desmaio é causado por fatores genéticos, fatores ambientais ou uma mistura de ambos tem sido objeto de debate constante.

Para investigar a questão, os pesquisadores recrutaram 51 pares de gêmeos do mesmo sexo entre as idades de nove e 69 anos.

“Os resultados sugerem que, embora o desmaio pareça ter um forte componente genético, pode haver múltiplos genes e múltiplos fatores ambientais que influenciam o fenômeno. O importante é sempre investigar a causa de cada desmaio”, afirma o neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Compartilhe

Epilepsia

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, cuja causa não é relacionada a febre, drogas ou distúrbios metabólicos, e se expressa por crises epilépticas repetidas. A alteração pode ser proveniente de lesões cerebrais, neurocisticercose, abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas. Mas muitas vezes não é possível conhecer a causa exata que deu a origem ao problema.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *