Responsive image

Movimentar-se durante o sono, o que pode ser?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Insônia

Publicado: 15 de março de 2024 | Atualizado: 15 de março de 2024

Movimentar-se durante o sono, o que pode ser? Continue a leitura para saber mais.

Causas para Movimentar-se durante o sono

Sonambulismo:

É importante reconhecer que, apesar do nome, o sonambulismo não se limita a caminhar dormindo. Os episódios de sonambulismo podem envolver várias ações simples ou complexas e podem durar de alguns segundos a meia hora, quando a pessoa acorda confusa ou volta para a cama sozinha. Com menos frequência, os comportamentos podem ser violentos ou mais complexos, incluindo tentar dirigir um carro. Um episódio pode envolver:

  • Andar ou correr
  • Olhos abertos e vidrados com uma expressão vazia no rosto
  • Fala minimamente responsiva ou incoerente ou até mesmo discursos completos (Sonilóquio)
  • Ações rotineiras, como vestir-se ou mover móveis
  • Envolver-se em comportamento sexual (sexsômnia)
  • Urinar em lugares inapropriados

Um sintoma importante do sonambulismo e de outras parassonias NREM é que a pessoa praticamente nunca se lembra do episódio ao acordar. Por esse motivo, na maioria das vezes aprendem sobre o sonambulismo por meio de um membro da família ou colega de casa. Outro elemento comum das parassonias NREM é que elas normalmente ocorrem durante a primeira metade da noite, quando uma pessoa tende a passar uma porcentagem maior de tempo nos estágios profundos do sono NREM.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Epilepsia:

Epilepsias noturnas são crises convulsivas com movimentos que podem ser típicas crises convulsivas com músculos contraindo fortemente, mordedura de língua. Às vezes o paciente não se lembra da crise, mas sabe que teve a crise por causa da dor muscular, da língua mordida, dos móveis/roupa de cama que ficaram bagunçados. Obviamente também o relato de quem ouve ou vê a crise. Mas também por crises com espasmos em sequência. O paciente é acordado pelos espasmos e tem alguns em sequência. Nesses casos o paciente também pode ter espasmos acordado.

Mioclonias do sono:

Os espasmos hípnicos – também chamados de início do sono – são contrações musculares repentinas e involuntárias que você pode sentir ao adormecer. Hípnico é a abreviação de hipnagógico, uma palavra que descreve a transição entre a vigília e o sono, que é quando esses espasmos ocorrem

Normalmente são causados por consumo excessivo de cafeína ou nicotina, exercício vigoroso durante a noite, privação de sono (seja por insônia ou restrição de tempo de sono), estresse ou ansiedade.

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

Movimentos periódicos de membros:

O distúrbio periódico dos movimentos dos membros é cãibras ou espasmos repetitivos das pernas durante o sono. É o único distúrbio do movimento que ocorre apenas durante o sono e às vezes é chamado de movimentos periódicos das pernas (ou membros) durante o sono. “Periódico” refere-se ao fato de os movimentos serem repetitivos e rítmicos, ocorrendo a cada 20-40 segundos.

O movimento periódico de membro também é considerado um distúrbio do sono, porque os movimentos muitas vezes perturbam o sono e levam à sonolência diurna e esses movimentos ocorrem somente à noite. É diferente da síndrome das pernas inquietas, que é uma sensação incômoda nas pernas, enquanto a pessoa ainda está acordada, que leva a pessoa a uma urgência de movimentar as pernas para ter alívio dessa sensação desagradável.

Transtorno comportamental de sono REM:

O distúrbio comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual você representa fisicamente sonhos vívidos e muitas vezes desagradáveis ​​com sons vocais como murmúrios ou gritos e movimentos repentinos e muitas vezes violentos de braços e pernas, como socos ou chutes, isso tudo durante o sono REM – às vezes chamado de comportamento de encenação de sonhos.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Normalmente a pessoa não se move durante o sono REM e movimenta apenas os olhos (Rapid Eye Movements) movimentos rápidos dos olhos, que é um estágio normal do sono que ocorre muitas vezes durante a noite. Cerca de 20% do seu sono é gasto no sono REM, o horário normal para sonhar, que ocorre principalmente durante a segunda metade da noite. O TCSREM é uma doença justamente porque no momento que o corpo deveria estar completamente paralisado para o cérebro estar sonhando, ele fica movimentando-se acompanhando os sonhos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Referência:
Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024