Movimentar-se durante o sono, o que pode ser? Continue a leitura para saber mais.
É importante reconhecer que, apesar do nome, o sonambulismo não se limita a caminhar dormindo. Os episódios de sonambulismo podem envolver várias ações simples ou complexas e podem durar de alguns segundos a meia hora, quando a pessoa acorda confusa ou volta para a cama sozinha. Com menos frequência, os comportamentos podem ser violentos ou mais complexos, incluindo tentar dirigir um carro. Um episódio pode envolver:
Um sintoma importante do sonambulismo e de outras parassonias NREM é que a pessoa praticamente nunca se lembra do episódio ao acordar. Por esse motivo, na maioria das vezes aprendem sobre o sonambulismo por meio de um membro da família ou colega de casa. Outro elemento comum das parassonias NREM é que elas normalmente ocorrem durante a primeira metade da noite, quando uma pessoa tende a passar uma porcentagem maior de tempo nos estágios profundos do sono NREM.
Epilepsias noturnas são crises convulsivas com movimentos que podem ser típicas crises convulsivas com músculos contraindo fortemente, mordedura de língua. Às vezes o paciente não se lembra da crise, mas sabe que teve a crise por causa da dor muscular, da língua mordida, dos móveis/roupa de cama que ficaram bagunçados. Obviamente também o relato de quem ouve ou vê a crise. Mas também por crises com espasmos em sequência. O paciente é acordado pelos espasmos e tem alguns em sequência. Nesses casos o paciente também pode ter espasmos acordado.
Os espasmos hípnicos – também chamados de início do sono – são contrações musculares repentinas e involuntárias que você pode sentir ao adormecer. Hípnico é a abreviação de hipnagógico, uma palavra que descreve a transição entre a vigília e o sono, que é quando esses espasmos ocorrem
Normalmente são causados por consumo excessivo de cafeína ou nicotina, exercício vigoroso durante a noite, privação de sono (seja por insônia ou restrição de tempo de sono), estresse ou ansiedade.
O distúrbio periódico dos movimentos dos membros é cãibras ou espasmos repetitivos das pernas durante o sono. É o único distúrbio do movimento que ocorre apenas durante o sono e às vezes é chamado de movimentos periódicos das pernas (ou membros) durante o sono. “Periódico” refere-se ao fato de os movimentos serem repetitivos e rítmicos, ocorrendo a cada 20-40 segundos.
O movimento periódico de membro também é considerado um distúrbio do sono, porque os movimentos muitas vezes perturbam o sono e levam à sonolência diurna e esses movimentos ocorrem somente à noite. É diferente da síndrome das pernas inquietas, que é uma sensação incômoda nas pernas, enquanto a pessoa ainda está acordada, que leva a pessoa a uma urgência de movimentar as pernas para ter alívio dessa sensação desagradável.
O distúrbio comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual você representa fisicamente sonhos vívidos e muitas vezes desagradáveis com sons vocais como murmúrios ou gritos e movimentos repentinos e muitas vezes violentos de braços e pernas, como socos ou chutes, isso tudo durante o sono REM – às vezes chamado de comportamento de encenação de sonhos.
Normalmente a pessoa não se move durante o sono REM e movimenta apenas os olhos (Rapid Eye Movements) movimentos rápidos dos olhos, que é um estágio normal do sono que ocorre muitas vezes durante a noite. Cerca de 20% do seu sono é gasto no sono REM, o horário normal para sonhar, que ocorre principalmente durante a segunda metade da noite. O TCSREM é uma doença justamente porque no momento que o corpo deveria estar completamente paralisado para o cérebro estar sonhando, ele fica movimentando-se acompanhando os sonhos.
Assista ao vídeo e saiba mais:
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:apneia do sono, distúrbio do sono, Insônia, sono REM
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.