Responsive image

Importância da Luz Natural para a Saúde Cerebral

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Emoções, Insônia

Publicado: 25 de julho de 2023 | Atualizado: 26 de julho de 2023

Importância da Luz Natural. A luz solar é uma necessidade para a nossa sobrevivência e da maioria das outras espécies do planeta. Precisamos da luz do sol para nossa mente e corpo funcionarem adequadamente.

Pesquisas recentes descobriram que há uma grave deficiência de luz solar na vida das pessoas. Pessoas com falta de luz natural e que recebem muita luz artificial podem estar em maior risco de depressão.

Continue a leitura deste artigo para compreender a importância da luz natural para nossa saúde e a relação entre a falta dela e os transtornos depressivos.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Importância da Luz Natural para a Saúde

Muitas vezes, ouvimos sobre os riscos de tomar muito sol. Embora seja verdade que as queimaduras solares e o câncer de pele sejam ameaças muito reais, também há efeitos positivos da exposição ao sol. O sol é muito mais do que suas armadilhas em potencial e pode fazer muitas coisas boas para o seu corpo – absorver um pouco da luz do sol pode fazer maravilhas para sua mente, seus ossos e muito mais.

Quando você dá à sua pele acesso a uma dose saudável de raios solares, é provável que experimente alguns benefícios tangíveis. Aqui estão cinco maneiras pelas quais o sol pode afetar sua saúde mental e física.

Aumento da Vitamina D

A vitamina D tem algumas funções importantes no organismo. Promove a redução da inflamação e modula o crescimento celular.

Casei com um profissional do ronco... E agora ?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

O sol é a melhor fonte natural de vitamina D e leva apenas 5 a 15 minutos de sol algumas vezes por semana para notar a diferença. Saia e exponha-se ao sol direto nos braços e no rosto para absorver essa vitamina necessária. Apenas lembre-se de usar protetor solar se ficar fora por mais de 15 minutos.

Humor Melhorado

É mais frequente a ocorrência de problemas de saúde mental em pessoas durante as estações com pouca exposição ao sol. Pelo contrário, dias com muito sol foram associados a uma melhor saúde mental. Na verdade, a disponibilidade de sol tem mais impacto no humor do que chuva, temperatura ou qualquer outro fator ambiental.

Tomar sol aumenta a serotonina e ajuda a evitar o Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) e a exposição ao sol também pode ajudar pessoas com ansiedade e depressão, especialmente em combinação com outros tratamentos.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Sono de Melhor Qualidade

A serotonina aumentada pela exposição ao sol faz mais do que melhorar o humor – também pode ajudá-lo a ter um sono mais reparador à noite. Sofre de insônia? Tente manter os ciclos tradicionalmente claros e escuros, recebendo luz solar durante o dia para que você possa dormir bem à noite.

Redução da Pressão Arterial

Quando a luz solar atinge sua pele, seu corpo libera óxido nítrico no sangue. Esse composto reduz a pressão arterial e melhora a saúde do coração. Manter a pressão arterial saudável pode reduzir os riscos de doenças cardíacas e AVC. Sentimentos de relaxamento também podem reduzir naturalmente a pressão sanguínea, portanto, aumentar sua felicidade ao absorver os raios solares também ajuda a manter a pressão baixa.

Relação entre Falta de Luz Natural e Depressão

A exposição insuficiente à luz do sol pode ser um fator-chave que contribui para os distúrbios de humor e os resultados do sono em transtornos depressivos.

Os seres humanos evoluíram em um ambiente com uma clara distinção entre dia e noite, mas nossos ambientes modernos obscureceram essa distinção. Até mesmo perturbações leves durante o sono podem aumentar o risco de depressão. Qualquer coisa, desde um poste de luz externo até o brilho de uma tela digital ou um relógio digital, pode estar interrompendo o ritmo circadiano natural do cérebro e contribuindo para a depressão.

Existem argumentos sobre se dormir com luz ou sem luz é melhor para o ritmo circadiano do corpo. Acampar é uma ótima redefinição para os padrões de sono, porque quase não há fontes de luz artificial no campo. A vida cotidiana em casa, seja em um ambiente urbano ou suburbano, inclui muita exposição à iluminação artificial, especialmente durante as horas de sono.

A exposição à iluminação artificial ao longo do dia também prejudica o cérebro, assim como expor o cérebro à luz azul por trás das telas digitais. Além disso, mais exposição à luz natural ajuda no padrão de sono, dando ao cérebro o tipo adequado de estimulação em vez da estimulação causada pela iluminação artificial.

O sol pode ser o melhor amigo do seu corpo. Não só melhora o seu humor e pode ser uma parte eficaz do tratamento para a depressão, mas seus raios têm benefícios tangíveis para o nosso bem-estar físico.

Como sempre, tome as devidas precauções e certifique-se de visitar seu médico para exames de pele regulares para ter certeza de que você não corre o risco de ter câncer de pele.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 08/04/2024