Responsive image

Causas da Depressão – O que Pode Causar Depressão?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Emoções

Publicado: 28 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 28 de fevereiro de 2023

Causas da Depressão. Existem várias teorias sobre o que pode causar depressão. Pode variar muito entre pessoas diferentes e, para algumas pessoas, uma combinação de diferentes fatores pode ser a causa. Alguns descobrem que ficam deprimidos sem nenhuma razão óbvia.

Neste artigo, você pode encontrar informações sobre as seguintes possíveis causas de depressão.

Possíveis Causas da Depressão

Desequilíbrio Químico

O cérebro humano é extremamente complicado. Como os antidepressivos funcionam alterando a química do cérebro, uma teoria válida é que a depressão seja causada por mudanças na química do cérebro que são, então, “corrigidas” por esses medicamentos.

Teste de Depressão (PDQ-9)
Esse teste é adaptado do PDQ-9 para quantificação do grau de depressão

Experiências de Infância

Há boas evidências para mostrar que passar por experiências difíceis na infância pode torná-lo vulnerável a sofrer de depressão mais tarde na vida. Isso pode ser:

  • Abuso físico, sexual ou emocional;
  • Negligência;
  • Perda de alguém próximo a você;
  • Eventos traumáticos;
  • Situação familiar instável.

Pesquisas mostram que passar por muitas experiências desafiadoras menores pode ter um impacto maior em sua vulnerabilidade à depressão do que experimentar um grande evento traumático.

Experiências difíceis durante a infância podem ter um grande impacto em sua autoestima e em como você aprende a lidar com emoções e situações difíceis. Isso pode fazer você se sentir menos capaz de lidar com os altos e baixos da vida, e levar à depressão mais tarde.

Crise de pânico - Como reconhecer e ter controle
Este livro contém elementos para reconhecer uma crise de pânico e técnicas para como se controlar quando isso acontecer

Eventos da Vida

Em muitos casos, você pode descobrir que sua depressão foi desencadeada por um evento indesejado, estressante ou traumático. Isso pode ser:

  • Perder o emprego;
  • Fim de um relacionamento;
  • Luto;
  • Grandes mudanças na vida, como mudar de emprego, mudar de casa ou se casar;
  • Ser agredido;
  • Ser intimidado ou abusado, incluindo experiência de racismo.

Não são apenas as experiências negativas que causam depressão, mas como lidamos com elas. Se você não tem muito apoio para ajudá-lo a lidar com as emoções difíceis que surgem com esses eventos ou se já está lidando com outras situações difíceis, pode descobrir que o mau humor se transforma em depressão.

Luto

O luto e o mau humor que o acompanha são uma resposta natural à perda de alguém ou de algo que amamos. Quanto tempo dura sua dor será individual para você. Esse período de desânimo é conhecido como luto.

Não deixe as emoções te dominarem!
Problemas com emoções não são normais e nem frescura, não importa a idade. Busque ajuda com um profissional da saúde.

Mas se você acha que o que está sentindo pode ser algo mais do que apenas tristeza, converse com seu médico sobre isso.

Você pode tentar, primeiro, o aconselhamento de luto, pois isso pode ser mais útil para você do que o tratamento geral para a depressão.

Outros Problemas de Saúde Mental

Se você tiver outro problema de saúde mental, é comum também sofrer de depressão. Isso pode ocorrer porque lidar com os sintomas do seu problema de saúde mental pode desencadear a depressão. Você pode descobrir que sofre de depressão se também tiver:

  • Ansiedade;
  • Problemas alimentares;
  • TEPT (transtorno do estresse pós-traumático).

Problemas de Saúde Física

Problemas de saúde podem contribuir para o risco de desenvolver depressão. Muitos problemas de saúde podem ser bastante difíceis de administrar e podem ter um grande impacto no seu humor. Estes podem ser:

  • Problemas de saúde física crônicos (de longo prazo);
  • Doenças físicas com risco de morte;
  • Problemas de saúde física que mudam significativamente seu estilo de vida.

Você pode receber suporte para sua saúde mental ao mesmo tempo em que recebe tratamento para um problema de saúde física, como parte de seu tratamento geral.

Alguns problemas de saúde física têm maior probabilidade de causar depressão. Estes incluem:

  • Condições que afetam o cérebro e o sistema nervoso;
  • Problemas hormonais, especialmente problemas de tireoide e paratireoide;
  • Sintomas relacionados com o ciclo menstrual ou a menopausa;
  • Baixo teor de açúcar no sangue;
  • Problemas de sono.

Herança Genética

Embora nenhum gene específico para a depressão tenha sido identificado, pesquisas mostram que se você tem um familiar próximo com depressão, é mais provável que também sofra de depressão.

Embora isso possa ser causado por nossa biologia, esse vínculo também pode ser porque, geralmente, aprendemos comportamentos e maneiras de lidar com as pessoas ao nosso redor à medida que crescemos.

Medicamentos, Drogas Recreativas e Álcool

A depressão pode ser um efeito colateral de muitos medicamentos diferentes. Se você se sentir deprimido após iniciar qualquer tipo de medicamento, verifique a bula para ver se a depressão é um efeito colateral e converse com seu médico sobre uma alternativa, especialmente se você espera que seu tratamento dure algum tempo.

Álcool e drogas recreativas podem causar depressão. Embora você possa, inicialmente, usá-los para se sentir melhor ou para se distrair, eles podem fazer você se sentir pior no geral.

Sono, Dieta e Exercícios

Uma dieta pobre e falta de sono e exercícios podem afetar seu humor, e tornar mais difícil para você lidar com as coisas difíceis que estão acontecendo em sua vida.

Embora uma dieta pobre ou não dormir o suficiente ou fazer exercícios, não possam causar depressão diretamente, esses fatores podem torná-lo mais vulnerável a desenvolvê-la.

Se acha que alguma das condições acima se aplica a você, certifique-se de que seu médico as conheça. Alguns podem ser diagnosticados por simples exames de sangue – seu médico pode sugerir que sejam feitos para ajudar a fazer o diagnóstico correto.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024