Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável Estão Relacionadas

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça




Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável Estão Relacionadas

Publicado: 18/06/20 | Atualizado: junho 18, 2020

Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável Estão Relacionadas – A enxaqueca e a dor de cabeça tensional podem partilhar ligações genéticas com a síndrome do intestino irritável (SII), de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Vancouver, no Canadá.

A síndrome do intestino irritável é o distúrbio gastrointestinal mais comum em todo o mundo. É um distúrbio crônico que causa dor, desconforto abdominal, diarreia, constipação ou todos ao mesmo tempo.

Para saber mais sobre a relação entre dor de cabeça, enxaqueca e a síndrome do intestino irritável continue lendo este artigo.

SII e Enxaqueca

Para alguns, os sintomas de SII e enxaqueca ocorrem ao mesmo tempo. Durante os ataques de enxaqueca, alguns pacientes também apresentam distúrbios gastrointestinais associados, como náusea, vômito, dor abdominal e diarreia. Outros que sofrem de enxaqueca também relatam sintomas de SII entre ataques de dor de cabeça.

O que Explica a Ligação – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

Existem algumas razões possíveis. Pesquisadores do estudo Current Pain and Headache Reports rastrearam o link para um sistema nervoso geneticamente sensível que se torna excessivamente vigilante, o que pode, com o tempo, levar a doenças crônicas como SII e enxaqueca.

O estresse também influencia a conexão entre a cabeça e o intestino. Essa conexão mental com o corpo é real e pode influenciar bastante a saúde. A serotonina química do cérebro possui grande papel nisso. A serotonina é um importante neurotransmissor do trato gastrointestinal que desempenha um papel relevante no SII, bem como na enxaqueca

Diagnóstico e Causa – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

Muitas pessoas permanecem sem diagnóstico e a causa exata da doença crônica não é conhecida. Os sintomas mais comuns incluem dor abdominal, cólicas, uma sensação de inchaço, gases, diarreia ou constipação.

Como a dor de cabeça e a síndrome do intestino irritável são condições comuns, com causas desconhecidas, encontrar uma possível ligação que poderia lançar luz sobre a genética comum dessas condições é muito encorajador.

O Estudo

O estudo envolveu 107 pessoas com enxaqueca episódica, 53 com cefaleia do tipo tensional, 107 pessoas com SII e 53 pessoas saudáveis. Os participantes com enxaqueca e cefaleia tensional foram examinados para sintomas de SII e os participantes com SII foram questionados sobre dores de cabeça.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas com enxaqueca tinham duas vezes mais chances de ter também SII, assim como as pessoas com cefaleia tensional. Um total de 54% das pessoas com enxaqueca também tinham SII, em comparação com 28% das pessoas com dor de cabeça tensional. Dos participantes com SII, 38 também tinham enxaqueca e 24 também tinham dor de cabeça tensional.

Conclusões – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

Quando os pesquisadores analisaram o gene transportador de serotonina e o gene receptor de serotonina 2A, eles descobriram que os pacientes com SII, com enxaqueca e com cefaleia tensional tinham pelo menos um gene que diferia dos genes dos participantes saudáveis.

Mais estudos são necessários para explorar essa possível ligação, mas descobrir genes compartilhados pode levar a mais estratégias de tratamento para essas condições crônicas, no futuro.

Estratégias Para Quebrar a Conexão da Dor Mental e Intestinal

Estresse – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

À medida que o estresse e a ansiedade aumentam, o mesmo ocorre com episódios de SII e enxaqueca. Para ajudar a reduzir o estresse, tente identificar e desativar suas fontes, como finanças, trabalho ou relacionamentos. Evite mecanismos de enfrentamento prejudiciais, como fumar, beber álcool, usar drogas e comer demais. Em vez disso, prefira comer de maneira saudável, durma o suficiente, faça exercícios regularmente e beba bastante água.

Reserve também um tempo para coisas que você gosta, como ler um livro ou revista, ouvir música, dar um passeio e outras atividades para reduzir o estresse, como exercícios aeróbicos, meditação e ioga. Se você se sentir sobrecarregado, converse com um profissional de saúde mental.

Medicação – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

Como a serotonina desempenha um papel importante na SII e nas dores de cabeça da enxaqueca, os medicamentos que ajudam a manter os níveis de serotonina no cérebro podem ajudar nas duas condições.

Saiba Mais Sobre seu Corpo

Quanto melhor você entender suas dores de cabeça com SII e enxaqueca e o que as desencadeia, menos ansiedade sentirá em torno de sua dor e outros sintomas, e melhor se sentirá.

Analise Sua Alimentação – Enxaqueca e Síndrome do Intestino Irritável

Com dores de cabeça de enxaqueca e SII, alimentos e bebidas podem desencadear sintomas. Para o SII, o conselho dietético inclui evitar laticínios, alimentos gordurosos, cafeína e alimentos que produzem gás (como feijão e vegetais crucíferos).

Para enxaquecas, os gatilhos potenciais incluem chocolate, vinho tinto, café, queijos envelhecidos e alguns aditivos alimentares. Manter registros detalhados do que você come e como se sente depois o ajudará a identificar os fatores desencadeantes dos sintomas de dor de cabeça e SII.

Quando se trata de controlar dores de cabeça de enxaqueca e SII, diferentes tratamentos funcionam para pessoas diferentes. Como primeiro passo para encontrar alívio para todos os seus sintomas de SII e enxaqueca, converse com médico de confiança!

Artigo Publicado em: 7 de ago de 2016  e Atualizado em: 18 de Junho de 2020.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 28/06/2020