Responsive image

Coronavírus: Depressão e ansiedade – Estratégias para lidar com o isolamento

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Coronavirus, Emoções

Publicado: 13 de maio de 2020 | Atualizado: 13 de maio de 2020

Coronavírus: Depressão e ansiedade – Estratégias para lidar com o isolamento – Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de COVID-19 uma pandemia global, muitos de nós estamos em quarentena. Planos de viagem foram desmarcados, e o isolamento permanece ativo por tempo indefinido, o pânico pela alteração de rotina de maneira repentina e o corte de relacionamentos sociais pode ter resultados intensos na saúde mental de todas as pessoas, mas essencialmente aquelas em quadro de depressão e ansiedade.

Por isso é importante se planejar para evitar episódio de surto. Continue lendo este artigo para conhecer algumas estratégias que podem ajudá-lo a sobreviver a pensamentos negativos nesse momento de incertezas.

Estratégias Para Lidar com o Isolamento

Ressignifique

Ressignificar o tempo de isolamento é fundamental para manter-se são. Evite enxergar esse tempo como uma prisão e foque nos pontos positivos. Por mais sombrio que o mundo possa parecer agora, pense como uma oportunidade de reorientar sua atenção do externo para o interno. Fazer uma coisa produtiva por dia pode levar a uma atitude mais positiva. Concentre-se em tarefas evitadas há muito tempo, reorganize ou crie algo que sempre desejou. Aproximar-se desta vez com uma mentalidade de se sentir preso ou isolado só vai estressá-lo mais. Esta é sua chance de diminuir a velocidade e se concentrar em si mesmo. Coronavírus Depressão ansiedade.

Teste de Depressão (PDQ-9)
Esse teste é adaptado do PDQ-9 para quantificação do grau de depressão

Crie uma Rotina

Manter uma rotina na quarentena é outro ponto essencial. Embora trabalhar de pijama e deitado na cama possa parecer a realização dos sonhos, depois de alguns dias dessa mesma rotina pode ser o gatilho para pensamentos negativos. Acorde e vá para a cama ao mesmo tempo, faça refeições, tome banho e adapte seu regime de exercícios. Lavar roupa aos domingos, como de costume. A adesão à sua rotina normal não apenas manterá você ativo e menos propenso a espiral, como será mais fácil se reajustar ao mundo exterior quando for a hora de voltar ao trabalho. Coronavírus Depressão ansiedade.

Selecione as Notícias que Acompanha

Embora saber as notícias sobre o vírus seja importante, precisa haver um limite para que sua saúde não seja prejudicada. Acompanhar de maneira obsessiva um cenário de caos é um dos gatilhos potenciais de uma crise de ansiedade e/ou depressiva. Prefira apenas determinados sites confiáveis por um período limitado de tempo todos os dias (talvez dois trechos de 30 minutos cada). Coronavírus Depressão ansiedade.

Mantenha sua Casa Organizada – Coronavírus Depressão ansiedade

Manter o interior do seu lar organizado, previsível e limpo é uma dica importante. A criação de zonas mentais para atividades diárias pode ser útil para organizar seu dia. Por exemplo, tente não comer na cama ou trabalhar no sofá – como antes, coma na mesa da cozinha e trabalhe em sua mesa. O afrouxamento desses limites apenas atrapalha sua rotina e pode tornar o dia muito longo. Além disso, uma casa desordenada pode fazer com que você se sinta desconfortável e claustrofóbico em seu ambiente – portanto, mantenha-o arrumado. Coronavírus Depressão ansiedade.

Crise de pânico - Como reconhecer e ter controle
Este livro contém elementos para reconhecer uma crise de pânico e técnicas para como se controlar quando isso acontecer

Comece Algo novo – Coronavírus Depressão ansiedade

Com esse novo tempo, por que não fazer algo especial durante esses dias de quarentena? Por exemplo, talvez seja interessante começar um diário para anotar pensamentos e sentimentos para refletir. Ou fazer uma caminhada todos os dias às 16h, conecte-se com sua irmã pelo FaceTime todas as manhãs ou inicie uma pintura em aquarela que você pode adicionar todos os dias. Ter algo especial durante esse período ajudará você a aguardar ansiosamente cada novo dia. Coronavírus Depressão ansiedade.

Mantenha Laços Sociais

Felizmente, ainda temos a internet para auxiliar esse período, busque se conectar com seus colegas da faculdade, trabalho, ou amigos de infância que te fazem bem. Você pode não ser permitido vê-los pessoalmente, mas procure ligar para eles ou fazer chamada de vídeo. Essa conexão pode te ajudar a sentir-se acolhido e são. Coronavírus Depressão ansiedade.

Procure Ajuda – Coronavírus Depressão ansiedade

Todas essas estratégias são ótimas, mas podem falhar, a depressão é uma doença real e séria, por isso não se frustre quando os episódios forem intensos, busque auxílio médico se for necessário! Coronavírus Depressão ansiedade.

Não deixe as emoções te dominarem!
Problemas com emoções não são normais e nem frescura, não importa a idade. Busque ajuda com um profissional da saúde.
Compartilhe:


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 23/02/2024