Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Coronavírus: Depressão e ansiedade – Estratégias para lidar com o isolamento

Categorias: Conteúdos, Coronavirus, Emoções




Coronavírus: Depressão e ansiedade – Estratégias para lidar com o isolamento

Publicado: 13/05/20 | Atualizado: maio 13, 2020

Coronavírus: Depressão e ansiedade – Estratégias para lidar com o isolamento – Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de COVID-19 uma pandemia global, muitos de nós estamos em quarentena. Planos de viagem foram desmarcados, e o isolamento permanece ativo por tempo indefinido, o pânico pela alteração de rotina de maneira repentina e o corte de relacionamentos sociais pode ter resultados intensos na saúde mental de todas as pessoas, mas essencialmente aquelas em quadro de depressão e ansiedade.

Por isso é importante se planejar para evitar episódio de surto. Continue lendo este artigo para conhecer algumas estratégias que podem ajudá-lo a sobreviver a pensamentos negativos nesse momento de incertezas.

Estratégias Para Lidar com o Isolamento

Ressignifique

Ressignificar o tempo de isolamento é fundamental para manter-se são. Evite enxergar esse tempo como uma prisão e foque nos pontos positivos. Por mais sombrio que o mundo possa parecer agora, pense como uma oportunidade de reorientar sua atenção do externo para o interno. Fazer uma coisa produtiva por dia pode levar a uma atitude mais positiva. Concentre-se em tarefas evitadas há muito tempo, reorganize ou crie algo que sempre desejou. Aproximar-se desta vez com uma mentalidade de se sentir preso ou isolado só vai estressá-lo mais. Esta é sua chance de diminuir a velocidade e se concentrar em si mesmo. Coronavírus Depressão ansiedade.

Crie uma Rotina

Manter uma rotina na quarentena é outro ponto essencial. Embora trabalhar de pijama e deitado na cama possa parecer a realização dos sonhos, depois de alguns dias dessa mesma rotina pode ser o gatilho para pensamentos negativos. Acorde e vá para a cama ao mesmo tempo, faça refeições, tome banho e adapte seu regime de exercícios. Lavar roupa aos domingos, como de costume. A adesão à sua rotina normal não apenas manterá você ativo e menos propenso a espiral, como será mais fácil se reajustar ao mundo exterior quando for a hora de voltar ao trabalho. Coronavírus Depressão ansiedade.

Selecione as Notícias que Acompanha

Embora saber as notícias sobre o vírus seja importante, precisa haver um limite para que sua saúde não seja prejudicada. Acompanhar de maneira obsessiva um cenário de caos é um dos gatilhos potenciais de uma crise de ansiedade e/ou depressiva. Prefira apenas determinados sites confiáveis por um período limitado de tempo todos os dias (talvez dois trechos de 30 minutos cada). Coronavírus Depressão ansiedade.

Mantenha sua Casa Organizada – Coronavírus Depressão ansiedade

Manter o interior do seu lar organizado, previsível e limpo é uma dica importante. A criação de zonas mentais para atividades diárias pode ser útil para organizar seu dia. Por exemplo, tente não comer na cama ou trabalhar no sofá – como antes, coma na mesa da cozinha e trabalhe em sua mesa. O afrouxamento desses limites apenas atrapalha sua rotina e pode tornar o dia muito longo. Além disso, uma casa desordenada pode fazer com que você se sinta desconfortável e claustrofóbico em seu ambiente – portanto, mantenha-o arrumado. Coronavírus Depressão ansiedade.

Comece Algo novo – Coronavírus Depressão ansiedade

Com esse novo tempo, por que não fazer algo especial durante esses dias de quarentena? Por exemplo, talvez seja interessante começar um diário para anotar pensamentos e sentimentos para refletir. Ou fazer uma caminhada todos os dias às 16h, conecte-se com sua irmã pelo FaceTime todas as manhãs ou inicie uma pintura em aquarela que você pode adicionar todos os dias. Ter algo especial durante esse período ajudará você a aguardar ansiosamente cada novo dia. Coronavírus Depressão ansiedade.

Mantenha Laços Sociais

Felizmente, ainda temos a internet para auxiliar esse período, busque se conectar com seus colegas da faculdade, trabalho, ou amigos de infância que te fazem bem. Você pode não ser permitido vê-los pessoalmente, mas procure ligar para eles ou fazer chamada de vídeo. Essa conexão pode te ajudar a sentir-se acolhido e são. Coronavírus Depressão ansiedade.

Procure Ajuda – Coronavírus Depressão ansiedade

Todas essas estratégias são ótimas, mas podem falhar, a depressão é uma doença real e séria, por isso não se frustre quando os episódios forem intensos, busque auxílio médico se for necessário! Coronavírus Depressão ansiedade.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Emoções

Os transtornos emocionais caracterizam-se por disfunções comportamentais e cerebrais, que afetam a saúde psicológica e a qualidade de vida dos pacientes. Distúrbios como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e fobia social estão inclusos nesta categoria. As causas, sintomas, e terapias variam de acordo com a condição. É essencial buscar ajuda especializada para diagnosticar e tratar adequadamente o problema.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 18/05/2020