Responsive image

Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 21 de janeiro de 2020 | Atualizado: 2 de julho de 2020

Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e CefaleiaDor de cabeça é uma patologia muito presente na vida dos brasileiros. Para a maioria, é o resultado de um cotidiano corrido e de um consequente cansaço inevitável, visto que, dificilmente, são cumpridas as 8h diárias de sono recomendadas por médicos especialistas.

No entanto, frequentemente outros termos parecidos se chocam e acabam causando confusão. Se você é uma das pessoas que não sabe exatamente a Diferença Entre Dor de Cabeça, Dor na Cabeça e Cefaleia, continue lendo este artigo.

As dores e a Cabeça – Dados e Estimativas

Dores de cabeça são dores desagradáveis ​​na cabeça que podem causar pressão e incômodos. A dor pode variar de leve a severa e geralmente ocorre nos dois lados da cabeça. Algumas áreas específicas onde podem ocorrer dores de cabeça incluem a testa, as têmporas e a nuca. Uma dor de cabeça pode durar de 30 minutos a uma semana.

Existem diversas dores que acometem a cabeça, a nuca e a face. Alguns desses diversos tipos são: Enxaqueca, tensional, migrânea, salvas ou cluster, cervicogênica, hipertensão intracraniana, etc.

Metade das pessoas entre 18 e 65 anos de idade sofrem de dores de cabeça. 15% dessas, sofrem do tipo de dor de cabeça denominada enxaqueca, sendo considerada a terceira doença mais prevalente no mundo. 1,7-4% das pessoas, entre 18 e 65 anos anos de idade, sofrem com uma frequência de 15 dias por mês, podendo ser contínuo ou intervalados. As dores de cabeça são a terceira maior causa de incapacidade no mundo. Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia.

As dores de cabeça frequentes são também vistas como uma das doenças mais caras da humanidade. Esse fato se dá pelo gasto com medicamentos, pelo uso de serviços médicos, pela perda de dias de trabalho, pela diminuição da capacidade de trabalho e pela diminuição de interação social.

70% dos portadores de dores de cabeça crônica não realizam tratamentos específicos para suas patologias. E apenas 4% dos portadores de dores de cabeça crônica vão à médicos especialistas em dor de cabeça.

Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaléia

Dor de Cabeça, Dor na Cabeça e Cefaleia – Qual a Real Diferença?

Dor de Cabeça

As dores que se encaixam na categoria dor de cabeça são todas e quaisquer tipo de dor que atinja a região do pescoço para cima. Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia.

Dor na Cabeça

Ainda que não seja uma terminologia médica oficial, é um termo utilizado por aqueles que a sentem, ou seja, os pacientes. Nesta categoria, se encaixam as dores que a pessoa sente, normalmente, na região do couro cabeludo.

Cefaleia

Este é o termo médico oficial para mencionar a dor de cabeça, é basicamente um sinônimo. Não se refere à uma patologia específica. Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia.

Tipos Mais Comuns de Cefaleia

Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de cefaleia ou de dor de cabeça que causa dores mais intensas, variando o tempo de duração, entre 3 e 72 horas. Ela é associada a náuseas, vômitos, incômodo com claridade, barulho e cheiros. Normalmente, deixam a pessoa incapacitada.

Cefaleia/Dor de Cabeça Tensional

Normalmente, são caracterizadas por dores de menor intensidade e mais constantes, sem a presença de outros sintomas associados. Mas pode chegar a ficar intensa e ser incapacitante. Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia.

Cefaleia Cervicogênica

São dores de cabeça, pois a pessoa sente a dor na cabeça, mas a origem da dor está na musculatura cervical. A dor é referida. Igual a dor do infarto cardíaco, que é sentida no braço esquerdo, mas a origem e o problema não estão no local em que é sentido. A dor é referida para outro local. Descobre-se que a dor é da cervical, apalpando-se esse local.

Caso você se identifique com alguma definição de dor de cabeça ou na cabeça, procure um médico de confiança o mais rápido possível para um melhor prognóstico, lembre-se que este artigo não é, de forma alguma, um diagnóstico. Diferença Entre Dor De Cabeça, Dor Na Cabeça e Cefaleia.

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 07/06/2024