Publicado: 20/11/19 | Atualizado: novembro 23, 2019
Dor de Cabeça e Bruxismo de Vigília – Sofrer com dores de cabeça não é algo desejável para ninguém. Infelizmente, a maioria de nós passa por isso de vez em quando. Mas, embora a maioria das pessoas só os tenha ocasionalmente, existem aqueles que sofrem com doenças crônicas que causam episódios de dores de cabeça todos os dias.
Uma dessas doenças é o chamado bruxismo, definido como o ranger dos dentes. Essa atividade repetida dos músculos mastigatórios pode causar dores de cabeça. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a relação entre a dor de cabeça e o bruxismo de Vigília.
O Bruxismo de Vigília, também conhecido como bruxismo do sono, é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o período de sono. Esta condição é considerada comum, uma vez que a estimativa é que 8% dos adultos rangem os dentes à noite e mais de ⅓ (um terço) dos pais relatam sintomas de bruxismo em seus filhos.
O bruxismo ocasional pode não ser prejudicial, mas quando ocorre regularmente, pode estar associado a danos dentários moderados a graves, dor facial, distúrbios do sono e dores de cabeça.
Caso você sofra diariamente com episódios de dor de cabeça, o pensamento de que todas as tentativas e possibilidades de cura e tratamento das dolorosas batidas nas têmporas se esgotaram devem sempre rondar seus pensamentos.
No entanto, existem muitas razões pelas quais as dores de cabeça ocorrem. Mas uma área causadora de difícil diagnóstico está relacionado aos dentes. Sim, seus dentes podem ser o motivo de sua dor de cabeça.
A condição citada nos tópicos anteriores, conhecida como bruxismo, termo usado para distinguir o ato de pressionar, trincar ou ranger os dentes pode ser o grande gatilho da sua dor. Quando o bruxismo é de vigília, pode ser difícil realizar o diagnóstico já que o próprio paciente não se dá conta das ações noturnas. Dor de Cabeça e Bruxismo de Vigília.
Os mesmos músculos que controlam a mastigação podem estar fazendo horas extras à noite e ser a causa de suas dores pela manhã. Esses músculos são conhecidos como temporal e masseter que se conectam à sua cabeça, cobrindo as têmporas e a mandíbula.
Os poderosos músculos exercem grande força sobre os dentes. Além do dano potencial a arcada dentária e do desgaste que eles podem causar na mesma, esses músculos podem ficar doloridos com todo esse trabalho disfarçado e transferir sua tensão para a cabeça, causando os episódios de incômodo.
Embora as causas do bruxismo sejam desconhecidas, alguns fatores vinculados a condição em diversos estudos medicinais são: ansiedade, estresse, consumo de álcool, tabagismo, cafeína, apneia do sono, ronco e fadiga.
Pessoas que têm bruxismo do sono além da possibilidade de sofrer dores de cabeça, também podem desenvolver dores de ouvido, na mandíbula, distúrbios nas articulações da mandíbula e dentes danificados.
Esta condição também pode estar relacionada a outras questões médicas e ter impacto na qualidade de vida do paciente. Caso você sinta que possa estar sofrendo com bruxismo do sono, fale com o seu médico de confiança para um melhor prognóstico.
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Compartilhar:
Agende sua Consulta!
Tags:Bruxismo de Vigília, dor de cabeça
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.