Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Cefaleia tensional – O que é cefaleia tensional?

Categorias: Dor, Dor de Cabeça, Neurologia Geral




Cefaleia tensional – O que é cefaleia tensional?

Publicado: 26/10/20 | Atualizado: outubro 26, 2020

Cefaleia

O que é cefaleia tensional?

A cefaleia tensional é uma dor na região da cervical e da cabeça causada por tensões musculares. Ou seja, os músculos se contraem de uma maneira equivocada criando processos inflamatórios causadores da dor.

A dor pode se manifestar como pontadas, latejamento ou sensação de peso. Além disso, ela traz limitações ao movimento do paciente, o que causa mais ansiedade ao paciente e o torna mais hipervigilante em relação a dor.

Como os músculos, tensões, postura tem a ver com a enxaqueca?

Pacientes que sofrem com a cefaleia tensional normalmente apresentam uma alteração biomecânica. Ou seja, as musculaturas apresentam um desequilíbrio na sua atuação, causando ainda mais dor ao paciente.

Desta forma, o tratamento fisioterapêutico não trata somente a região da cervical, mas sim, o corpo de uma forma generalizada para que o paciente consiga parar de compensar essas musculaturas que ativam ainda mais a via de dor.

O tratamento fisioterapêutico para cefaleia tensional inicia-se com conceitos de educação como, por exemplo, o que é dor, como lidar com a dor e como ter uma vida funcional mesmo com o sintoma. O paciente também será treinado visando a reeducação do movimento, ou seja, ganhando força muscular, potência, equilíbrio e alongamento até chegar no ganho da função.

Sendo assim, o ganho da função aumenta a independência do paciente e a sua funcionalidade no dia a dia. Então, é possível controlar o padrão de dor e proporcionar ao paciente mais qualidade de vida, além de reintegrá-lo na sociedade de forma mais efetiva.

Cabeça doendo

A dor muscular pode ser gatilho para a dor da enxaqueca?

Sim, a dor do músculo pode acarretar a chamada dor referente. A dor referente ocorre quando o gatilho da dor é em local diferente de onde a dor é sentida, causando assim, a cefaleia tensional.

Quando o organismo do paciente se encontra com o estímulo de perigo permanente, o corpo entende que deve estar cem por cento alerta durante todo o tempo. Essa situação do organismo facilita a ocorrência de outras crises de dor, então, conclui-se que sim, a cefaleia funcional pode ser gatilho para a dor de enxaqueca.

Trabalhar os músculos pode ajudar a prevenir dores de cabeça?

Se o equilíbrio biomecânico do organismo estiver adequado é possível melhorar a ação muscular, melhorando a sensação de dor.

Para conseguir o equilíbrio biomecânico são utilizadas técnicas, tanto de terapia manual quanto recursos de eletroestimulação, exercícios de carga, circuitos de movimento, entre outros.

Tratamento

Prevenção da dor de cabeça?

Atividade física constante melhora a atuação dos neurotransmissores, o nível de dopamina e o condicionamento físico, trazendo mais equilíbrio para todo o organismo, de forma a minimizar o linear de dor.

Além disso, o exercício físico é um ótimo tratamento para a consciência corporal. Quanto mais se trabalha os músculos por meio dos exercícios, mais se ativa a atividade neurológica.

Autor: Carolina Favarin

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020