Neurologista - Dr. Willian Rezende

Meditação pode contribuir com o Tratamento da Enxaqueca Crônica


Meditação pode contribuir com o tratamento da enxaqueca crônica – A meditação pode ser um caminho para alívio da Enxaqueca, de acordo com um novo Estudo realizado por pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center.

Meditação pode contribuir com o tratamento da enxaqueca crônica

A meditação de atenção plena se caracteriza pelo ato de focar a atenção no momento presente a partir de uma mentalidade sem julgamento.

O objetivo é fazer um inventário do estado atual da mente e do corpo e concentrar-se no sentimento, em vez de pensar.

No contexto do tratamento da enxaqueca, a meditação da atenção plena às vezes é citada como um Método de Redução do Estresse, uma vez que o estresse é um gatilho comum desta condição. Muitas pessoas com Enxaqueca buscam Tratamentos alternativos que podem oferecer prevenção ou alívio sem o uso de Medicação.

Para alguns, o medicamento induz efeitos colaterais intoleráveis, contribui para a Dor de Cabeça por seu uso excessivo ou é simplesmente ineficaz em reduzir ou interromper seus ataques.

No entanto não havia muita pesquisa para avaliar intervenções específicas da meditação no Tratamento da Enxaqueca.

Meditação pode Contribuir com o Tratamento da Enxaqueca Crônica

Meditação pode Contribuir com o Tratamento da Enxaqueca Crônica

Pesquisa Sobre o Impacto da Meditação na Enxaqueca

O estudo foi desenhado para avaliar a segurança, a viabilidade e os efeitos da meditação e da ioga, intervenções padronizadas para a chamada redução de estresse baseada em mindfulness (MBSR) em adultos com enxaqueca.

Dezenove (19) adultos foram divididos aleatoriamente em dois grupos com 10 (dez) recebendo a intervenção MBSR e nove recebendo cuidados médicos baseados no padrão atualmente utilizado.

Os participantes do estudo foram avaliados antes e após o período experimental usando medidas objetivas de deficiência, auto-eficácia e atenção plena. Eles também mantiveram registros de dor de cabeça durante todo o estudo para captar a frequência, a gravidade e a duração das enxaquecas. Os participantes MBSR tiveram menos enxaquecas e as crises foram menos graves.

Efeitos Secundários da Meditação

Os efeitos secundários incluíram Dores de Cabeça que eram mais curtas em duração e menos incapacitantes.

Especificamente, os participantes MBSR tiveram 1,4 menos enxaquecas por mês, menos graves e com efeitos que não atingiram significância estatística.

Para os milhares que sofrem de enxaquecas, há grande necessidade de estratégias não-farmacêuticas e de tratamentos complementares, assim como intervenções seguras que possam diminuir potencialmente o impacto da enxaqueca.

Efeitos Como Ocorrem

A meditação pode inibir a parte do sistema nervoso responsável pelo estresse. Ataques frequentes de enxaqueca podem ser desencadeados ou agravados por estresse, tensão e ansiedade.

Técnicas mente-corpo, como meditação, podem aliviar dores de cabeça e estresse subjacente, cessando o gatilho da enxaqueca.

As pessoas que sofrem com essa condição apresentam um volume reduzido de massa cinzenta especialmente em áreas do cérebro que envolvem

  • Emoção,
  • Percepção,
  • Memória e
  • Tomada de Decisão,

além de funções executivas como auto-regulação, memória de trabalho e solução de problemas.

Essas alterações no volume de substância cinzenta no Tronco Cerebral se correlacionam com a duração da Enxaqueca e a frequência que os episódios ocorrem.

Estudos funcionais mostraram que os neurotransmissores relacionados a dopamina, melatonina, serotonina, cortisol e noradrenalina – todos relacionados às funções neurológicas afetadas pela depleção de substância cinzenta em pessoas com enxaqueca – respondem à meditação de maneiras que seja possível neutralizar os efeitos adversos da dor.

Além disso, verificou-se que a dopamina, responsável pelas funções executivas do cérebro, e a melatonina, o hormônio do sono no corpo, aumentam com a meditação, a atividade da serotonina é regulada e o cortisol e a noradrenalina (componentes químicos ligados a sensação de ansiedade, de “luta ou fuga” do cérebro) foram comprovadamente diminuídos com a prática da meditação.

Tratamento – Evidências Para Meditação

Assista ao vídeo do Neurologista Dr Willian Rezende falando sobre a Enxaqueca diretamente no Youtube, se preferir.

A meditação como uma forma de redução do estresse pode levar a uma melhora na conscientização e no gerenciamento dos estressores. Meditadores experientes mostram que a meditação provoca uma ativação mais extensa de funções executivas, como memória de trabalho, planejamento e flexibilidade cognitiva durante a atenção sustentada.

No entanto, ocorre também uma diminuição de ativação de áreas relacionadas à emoção.

Atualmente, há vários estudos em andamento utilizando ressonância magnética cerebral funcional para compreender melhor como a meditação pode ser útil na redução do estresse e da enxaqueca. Mas ainda sim, o tema necessita de mais pesquisas.

O que sabemos até o momento é que gerenciar o estresse para reduzir o impacto na enxaqueca inclui encontrar recursos de suporte para esse estresse induzido pela enxaqueca.

Artigo Publicado em: 26 de Junho de 2016 e Atualizado em: 06 de Novembro de 2019

Compartilhe

Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Uma resposta para “Meditação pode contribuir com o Tratamento da Enxaqueca Crônica”

  1. Eu tive muita enxaqueca desde criança, agora depois dos 5.0 é raro sentir, e bem fraca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *