Neurologista - Dr. Willian Rezende

Qual a Diferença Entre Enxaqueca e Cefaleia?


Qual a Diferença Entre Enxaqueca e Cefaleia?

As dores de cabeça são sintomas conhecidos por todos: segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresenta a cefaleia pelo menos uma vez na vida. No entanto, essas dores nem sempre são diagnosticadas e tratadas da forma correta. 

Existem diversos tipos de dor de cabeça que podem ser facilmente confundidos sem um diagnóstico preciso. Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre a cefaleia e a enxaqueca. Acompanhe.

O que é Cefaleia?

As cefaleias dizem respeito às dores de cabeça em geral, que podem ser primárias (dor aguda) ou secundárias (dor crônica). Uma cefaleia primária é uma dor cuja causa não é reconhecida por meio de exames, portanto não tem uma origem clara. Já as cefaleias secundárias possuem uma ou mais causas adjacentes, que devem ser devidamente investigadas e tratadas.

A cefaleia pode ocorrer em qualquer estágio da vida, e pode representar problemas de diferentes gravidades, como infecções, lesões na cabeça, problemas de visão, entre outros. Os tipos mais comuns de dor de cabeça são as cefaleias em salvas e a cefaleia tensional.

O que é Enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de cefaleia primária, que normalmente se manifesta por meio de uma dor latejante nas laterais da cabeça, que aumenta de intensidade gradativamente. Mas não é só isso: existem alguns sinais de alerta que podem anteceder a dor, como náuseas, tonturas, vômito, sensibilidade à luz e som, problemas visuais (como visão distorcida) e sensoriais (como formigamentos), etc.

Embora não tenha uma causa específica, existem alguns fatores que podem servir como gatilhos para o surgimento da enxaqueca, como estresse, problemas no sono, certos alimentos, jejum, luzes e sons fortes, esforço físico, alterações hormonais, entre outros.

A enxaqueca pode ser categorizada entre as com aura, as sem aura, e episódica ou crônica. A enxaqueca com aura apresenta alguns sintomas neurológicos como dormência ou formigamento de um lado do corpo e visualização de flashes luminosos ou manchas escuras. As crises de enxaqueca podem durar até 3 dias, sendo altamente incapacitantes.

Geralmente, o tratamento consiste em evitar os fatores desencadeantes da enxaqueca e utilizar medicamentos para prevenir as crises e aliviar a dor. Tratar outras condições responsáveis pela dor (por exemplo o estresse) também pode ser muito útil.

Diferença Entre Enxaqueca e Cefaleia

Enquanto a dor de cabeça é considerada um sintoma de algum distúrbio, a enxaqueca é considerada uma doença por si só. O tratamento de uma dor de cabeça vai depender dos fatores que a originaram, algumas informações específicas como os sintomas apresentados e o histórico familiar do paciente, além da realização de exames de sangue e imagem.

O médico que cuida de ambas as situações é o neurologista. É essencial consultar um especialista caso você apresente dores de cabeças que:

  • Ocorram de forma constante ou com bastante frequência;
  • Sejam muito intensas;
  • Impeçam a realização de atividades do cotidiano, como trabalhar;
  • Possam ter relação com alguma outra doença;
  • Apresentem outros sintomas como febre alta, confusão mental, desmaios, problemas de visão e fala, dificuldades motoras, e sintomas sensoriais como dormência.

Também é importante ressaltar que a automedicação não deve ser feita em hipótese alguma, visto que o uso indevido de medicamentos pode ter resultados contrários ao esperado, como aumentar a frequência e a intensidade das dores.

Compartilhe

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *