Responsive image

Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Insônia

Publicado: 11/11/21 | Atualizado: novembro 11, 2021

Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono: Existem diversas opções terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas para os distúrbios do sono. Mas, especialmente na tentativa de evitar efeitos adversos dos tratamentos farmacológicos ou mesmo desconfortos físicos (como no uso do CPAP) ou emocional (como na psicoterapia), muitos pacientes buscam terapias alternativas. E a homeopatia é uma delas.

Neste artigo, buscamos esclarecer sobre a utilidade da Medicina Homeopática no tratamento dos distúrbios do sono mais comuns.

Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono

Homeopatia para Distúrbios do Sono

Em algumas vezes, problemas como a insônia e a apneia do sono são causados por fatores do estilo de vida, como:

  • Maneira de pensar;
  • Alimentação;
  • Prática de Atividades físicas;
  • Hábitos noturnos antes de dormir.

A Homeopatia faz parte das abordagens terapêuticas que chamamos “Terapias Modificadoras do Estilo de Vida”, ou seja, são terapias que ajudam a modificar algumas condições comportamentais e psicológicas que podem estar causando o distúrbio do sono.

Existem poucos estudos comprovando a eficácia da Homeopatia no tratamento de distúrbios do sono. Além disso, nos estudos existentes, podemos identificar alguns pontos de atenção, como o tamanho da amostra ser pequeno ou não encontrar diferenças significativas entre a homeopatia e o placebo nos resultados principais.

Mas existem alguns fatores que podem ser considerados para explicar o efeito da Homeopatia para os distúrbios do sono mais comuns. Veja a seguir:

Homeopatia para Insônia

Insônia é um distúrbio do sono comum, em que uma pessoa experimenta:

Muitos homeopatas defendem o uso da homeopatia para a insônia, seria então um Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono.

Considerando que a insônia é uma condição que geralmente responde bem ao placebo, a noção de que a homeopatia é eficaz para essa condição pode não ser uma surpresa.

Os medicamentos homeopáticos para a insônia atuam em um nível psicossomático para tratar causas comportamentais ou emocionais da insônia.

Por exemplo, para a insônia que ocorre devido ao estresse, o tratamento homeopático, juntamente com a Psicoterapia, pode ajudar a modificar os comportamentos que dificultam o iniciar do sono, ou mesmo padrões de pensamento que impeçam a pessoa de relaxar para dormir.

Homeopatia para Apneia do Sono

Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono

O objetivo do tratamento homeopático não é simplesmente tratar a apneia do sono, mas ajudar na modificação dos comportamentos que podem estar dificultando o processo terapêutico. Por exemplo:

  • Quando a apneia do sono é agravada por quadros alérgicos, alguns medicamentos homeopáticos podem ajudar, aliviando esta causa.
  • Em casos que a obesidade é o principal fator para a obstrução da respiração durante o sono (devido a uma grande circunferência do pescoço), a homeopatia pode ser benéfica, associada a um acompanhamento psicológico e nutricional.

Homeopatia Para Tratamento dos Distúrbios do Sono – Quando Vale a Pena?

Como parte de um programa multidisciplinar para desenvolver um estilo de vida saudável que previne o desenvolvimento de um distúrbio do sono, a Homeopatia pode ser um recurso benéfico.

Apenas é importante ficar bem claro que o acompanhamento frequente de um médico homeopata é extremamente necessário, já que é uma abordagem em que são necessários muitos ajustes, tanto de dose quanto de dinamização da dose.

Tratamento com Homeopatia para Distúrbios do Sono? Em casos de Distúrbios do Sono Graves ou mesmo que já se tornaram crônicos, é importante uma avaliação com um Neurologista especialista em Medicina do Sono, já que processos neurológicos podem estar envolvidos na cronificação dos seus sintomas. Por exemplo:

  • Na insônia, pode estar havendo alguma disfunção nos neurotransmissores responsáveis pela regulação do ciclo sono-vigília, padrões de pensamento e sensação de bem-estar e relaxamento. E isso deve ser corrigido com a utilização de medicamentos específicos para esta finalidade.
  • Na apneia do sono, além de fatores anatômicos, como o relaxamento dos músculos na parte posterior da garganta, que devem ser tratados com o uso de CPAP, há também a apneia central do sono, em que as pausas respiratórias são causadas por sinais nervosos inadequados enviados pelo cérebro para os músculos responsáveis pela respiração.

Somente um Especialista em Distúrbios do Sono pode fornecer um diagnóstico adequado sobre a causa do seu problema e elaborar um plano de tratamento adequado para suas necessidades.

Referências e/ou Artigos Científicos

  1. Homeopathy for insomnia and sleep-related disorders: a systematic review of randomised controlled trials
  2. Open-label observational study of the homeopathic medicine Passiflora Compose for anxiety and sleep disorders – PDF
  3. Open-label observational study of the homeopathic medicine Passiflora Compose for anxiety and sleep disorders – PUBMED
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 25/11/2021