Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Apneia do Sono e Acidentes de Trânsito – Compreenda o Risco

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos




Apneia do Sono e Acidentes de Trânsito – Compreenda o Risco

Publicado: 20/07/21 | Atualizado: julho 22, 2021

Apneia do Sono e Acidentes de Trânsito. A apneia obstrutiva do sono (AOS) tem sido associada a um alto risco de acidentes com veículos motorizados, provavelmente o maior de todos os riscos devido às condições médicas.

Neste artigo, Compreenda o Risco da Apneia do Sono não tratada como causa de Acidentes de Trânsito.

Apneia do Sono e Acidentes de Trânsito

Apneia do Sono – Risco de Fadiga e Colisão de Veículos Motorizados

A apneia obstrutiva do sono faz parte de um grupo de condições conhecidas como distúrbios respiratórios do sono. Em pessoas com AOS, as vias aéreas superiores se fecham parcial ou completamente durante o sono, fazendo com que eles despertem momentaneamente para reabrir as vias aéreas. Isso leva à distúrbios do sono e à liberação de hormônios do estresse.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

A AOS não tratada costuma causar sonolência diurna, fadiga e dificuldade de concentração – tudo isso pode contribuir para o risco de sofrer um acidente ou adormecer ao volante.

Um estudo publicado na revista Sleep descobriu que pacientes com apneia do sono tinham 2,5 vezes mais probabilidade de serem o motorista causador de um acidente de trânsito em comparação com um grupo de controle de motoristas.

Os pesquisadores também descobriram que a duração do sono de cinco horas ou menos, a sonolência diurna excessiva e severa, e o uso de medicamentos para dormir foram preditores independentes de aumento do risco de acidentes em pacientes com apneia do sono.

Fatos e Números sobre AOS, Fadiga e Colisões de Veículos Motorizados

Estudos demonstraram que dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir sob o efeito do álcool;
De acordo com um relatório do Centro de Segurança Rodoviária do Governo de New South Wales, a fadiga foi responsável por 17% de todas as fatalidades durante esse período e estava ao lado do álcool como o segundo fator de comportamento mais comum envolvido em fatalidades (depois da velocidade). Nos últimos anos, entretanto, a fadiga substituiu o álcool e se tornou o segundo principal fator comportamental em fatalidades;
Estima-se que a AOS não é diagnosticada em cerca de 80% dos casos, fazendo com que os pesquisadores ressaltem a necessidade de estratégias de triagem e identificação de pessoas com alto risco para acidentes de trânsito associados à AOS.

É Possível Reduzir o Risco de Acidentes em Pessoas com AOS?

Se você foi diagnosticado com AOS, a terapia CPAP é o tratamento padrão ouro. O estudo do jornal Sleep descobriu que o tratamento da AOS com CPAP levou a uma redução considerável do risco.

Para pessoas que apresentam sintomas de AOS, como sonolência diurna, dores de cabeça, dificuldade de concentração ou ronco / respiração ofegante durante o sono, a primeira etapa é obter um diagnóstico.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

Você provavelmente será encaminhado para um estudo do sono para revisar sua respiração enquanto dorme. Não deixe de dar esse passo simples que pode potencialmente salvar sua vida – e a vida de outras pessoas também!

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/07/2021