O tratamento com CPAP é destinado às pessoas com apneia de sono, mas existem alguns problemas comuns em pacientes que o utiliza, que são identificados quando queixam-se de boca e nariz secos, alergia ou dificuldade para dormir, incômodo com o barulho e sentirem-se claustrofóbicas, por exemplo.
Na Medicina, o tratamento com CPAP é o que conhecemos como padrão-ouro para o tratamento de apneia do sono de moderada, com um índice de saturação elevado, a grave.
Apesar de ser benéfico por não afetar o corpo humano de maneira negativa, esse tipo de tratamento apresenta pontos importantes que precisam ser alertados ao paciente para que esteja devidamente ciente sobre os seus prós e contras.
O principal problema no tratamento com CPAP é a dificuldade para tolerar o ar forçado, uma vez que, ao usar o aparelho, o paciente passa pelo processo de receber o ar, que depende de ajustes para que seja sincronizada a inspiração com a entrada de ar do aparelho.
Isso nem sempre é fácil de achar porque trata-se de um processo natural do corpo humano, o que faz com que as pessoas fiquem incomodadas e tenham a impressão de que não conseguem adaptar-se.
Portanto, é importante, antes de iniciar o tratamento com CPAP, passar por um processo de adaptação com a máscara, que pode ser feito ao utilizá-la primeiramente desligada para conseguir acostumar-se com a sensação de tê-la no rosto.
Em seguida, pode ser ligada na função mínima (menor pressão), de modo que, acordadas, comecem a adaptar-se a esse processo gradativamente e, consequentemente, passem a avançar ao uso esperado para o tratamento com CPAP.
Outro problema no tratamento com CPAP é a dificuldade para adaptar-se ao aparelho de um modo geral, o que é caracterizado pela sensação de sufocamento (claustrofobia) e pelo esforço em ajustar o dispositivo de forma que não sinta-se incomodado, mas, às vezes, não sabe como comandar nem lidar com o aparelho corretamente.
Isso tende a ser resolvido com o auxílio de um fisioterapeuta do sono, respiratório, que está apto a fazer com que tenha intimidade com o aparelho, ensinando a higienizar o tubo e aparelho de um modo geral, colocar água, trocar o filtro, ajustar as correias, entre outras necessidades.
O vazamento da máscara é outro ponto comum que enquadra-se como problema no tratamento com CPAP, sendo identificado ao paciente apresentar olhos secos, marcas no rosto e irritação e feridas cutâneas, o que não acontece quando a máscara e a força da correia estão adequadas para a pressão ao estar posicionada no rosto e nariz.
Além de ser uma questão resolvida ao verificar a qualidade da máscara e de suas almofadas, se o acoplamento está ajustado. Mas caso não seja facilmente identificado, é possível sanar a dúvida ao conferir a leitura do cartão para saber se o vazamento está normal ou acima do esperado.
Quando o paciente apresenta esse tipo de queixa, pode receber a indicação, por parte do médico especialista em Neurologia, de colocar um umidificador com a temperatura ideal para evitar que o nariz fique seco e verificar se o filtro de ar está apropriado e na validade.
Sem contar que é válido estar ciente se há possibilidade de ter rinite, que gera irritação no nariz conforme a passagem de ar promovida pelo uso do CPAP, sendo necessário o tratamento do quadro.
Apesar de a apneia do sono ser uma condição associada à facilidade de sentir sono, em algumas situações, a pessoa pode identificar dificuldade para iniciar o sono, o que é comum ao ficar ansiosa de usar o aparelho no rosto enquanto dorme.
Para isso, a técnica de indução do sono por meio da higiene do sono, como ficar lendo, tomar um medicamento e ingerir algum carboidrato, por exemplo, até perceber que está começando a sentir sono para colocar a máscara no lugar e na função de rampa, é uma dica para resolver esse tipo de problema no tratamento com CPAP.
Outro ponto envolve a queixa de a máscara não estar boa, com sensação de constante incômodo, o que acontece ao estar com uma errada, seja no tamanho ou por causa do modelo escolhido. Então, o ideal é testar até encontrar a máscara que melhor enquadra-se para as particularidades de cada paciente.
Acordar com gases no estômago, arrotando por ter muito ar no tubo digestivo e flatulência, que acontecem quando o paciente tem refluxo ou sono leve, superficial, fazendo com que acabe aumentando a deglutição durante o sono, ação conhecida como aerofagia.
Nesses casos, o médico especialista em Neurologia tende a ajustar a medicação para que tenha um sono mais profundo ou diminua a questão do refluxo, reduzindo a deglutição apresentada.
Essa é uma queixa comum, especialmente, de pessoas que usam o CPAP e respiram pela boca, que é resolvida por um profissional apto a indicar as melhores máscaras e métodos para evitar a sensação de boca seca.
Apesar de os novos modelos serem praticamente silenciosos, é possível que algumas pessoas sintam incômodo com o ruído. Sendo assim, podem receber a dica de verificar se há acúmulo ou bloqueio no filtro de ar, usar tampões de ouvido com o intuito de disfarçar o som ou adquirir um modelo mais recente e silencioso.
Diante dessa suspeita, é fundamental interromper o uso da máscara e contatar o médico de sua confiança para verificar se uma limpeza do aparelho é suficiente para resolver o problema ou se trata de uma reação alérgica da máscara no rosto.
Portanto, manter o acompanhamento periódico com o médico especialista em Neurologia é fundamental para evitar e solucionar Problemas no Tratamento com CPAP, assim como é importante para suspeitas de outros distúrbios do sono ou demais condições neurológicas que esteja apto a atender, então, marque a sua consulta e preze pelo seu bem-estar e pela sua qualidade de vida!
Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo:
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:apneia do sono, apneia obstrutiva do sono, Ronco, Tratamento com CPAP
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Mais informações sobre este assunto na Internet: