CLIQUE AQUI E FAÇA UM QUIZ GRATUITO PARA VER SE VOCÊ TEM CHANCES DE TER APNEIA DO SONO!
Fonte: http://www.sleepapnea.org/diagnosis-and-treatment/treatment-options/positive-airway-pressure-therapy/when-things-go-wrong-with-pap.html
O tratamento com CPAP é realizado pelas pessoas que sofrem de apneia de sono. Entretanto, problemas no tratamento com CPAP são muito comuns. Alguns sinais de problemas são: ficar com o nariz seco, ter dificuldade em adormecer, sentir-se claustrofóbico e, principalmente, se acostumar com a máscara por conta do tamanho, vazamento etc.
Neste artigo citaremos algumas dicas de como você pode se prevenir de todos esses eventuais problemas no tratamento com CPAP.
O tratamento com CPAP é o que chamamos de padrão ouro para o tratamento de apneia do sono grave e moderada (quando há um índice de saturação muito elevado). O bom desse estilo de tratamento é que não afeta o corpo humano de maneira negativa.
A princípio ele traz benefícios, mas como a maioria das coisas, existem contrapartidas a este tratamento que devem ser ditas ao paciente, para que ele esteja ciente dos prós e contras.
O principal problema para os pacientes que utilizam o tratamento com CPAP é a dificuldade de tolerar o ar forçado. Isso acontece pois ao usar o aparelho, o paciente passa pelo processo de tolerar o ar forçado que entra, mas para que a pessoa sinta-se normal é necessário sincronizar a inspiração com a entrada de ar do aparelho, coisa que nem sempre é fácil, pois não é um processo natural do corpo humano.
Por isso, os pacientes acabam ficando incomodados e com a impressão de que não conseguirão se adaptar. Para resolver essa questão, é preciso que o paciente não inicie o tratamento intenso logo de início, ou seja, é necessário um processo de adaptação com a máscara primeiramente.
Algo muito útil de se fazer é utilizar a máscara desligada primeiro, para que o paciente se adapte apenas à sensação de tê-la no rosto. Esse processo deve ser realizado até que a pessoa se sinta 100% acostumada.
Após o período de adaptação, a máscara pode ser ligada na função mínima, com a menor pressão de todas, de modo que o paciente acordado comece a se adaptar a esse processo gradativamente. E aos poucos o tratamento pode avançar assim como a adaptação do paciente para com o CPAP.
As pessoas que utilizam o tratamento com CPAP também costumam ter problemas com o dispositivo como um todo: o paciente se esforça para ajustar o dispositivo de maneira que não incomode, mas às vezes o paciente não faz ideia de como comandar e lidar com o aparelho de maneira correta.
Esse tipo de problema é facilmente resolvido com o auxílio de um fisioterapeuta do sono. Ele ajudará o paciente a criar uma intimidade com o aparelho, ensinará como higienizar o tubo, como colocar água, trocar o filtro entre outras coisas necessárias.
Outro problema comum no tratamento é vazamento. Alguns sintomas permitem que o paciente perceba quando isso está acontecendo, como olhos secos. Se a máscara e a força da correia estiverem adequadas, dificilmente vazamentos fora do normal vão acontecer.
Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo:
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:Apneia, apneia do sono, apneia obstrutiva do sono, distúrbio do sono, distúrbios do sono, Doença do Sono, Dr Willian Rezende, Neurologia, neurologista, Neurologista Dr Willian Rezende, neurologista em moema, neurologista em são paulo, Neurologista Especialista em Sono, neurologista Willian Rezende do Carmo, neurologista zona sul sp, perda de sono, qualidade e duração do sono, Ronco, Sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.