Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Problemas no Tratamento com CPAP

Categorias: Apneia do Sono, NOTÍCIAS




Problemas no Tratamento com CPAP

Publicado: 05/02/19 | Atualizado: fevereiro 18, 2019

O tratamento com CPAP é realizado pelas pessoas que sofrem de apneia de sono. Entretanto, problemas no tratamento com CPAP são muito comuns. Alguns sinais de problemas são: ficar com o nariz seco, ter dificuldade em adormecer, sentir-se claustrofóbico e, principalmente, se acostumar com a máscara por conta do tamanho, vazamento etc.

Neste artigo citaremos algumas dicas de como você pode se prevenir de todos esses eventuais problemas no tratamento com CPAP.

O Tratamento com CPAP

O tratamento com CPAP é o que chamamos de padrão ouro para o tratamento de apneia do sono grave e moderada (quando há um índice de saturação muito elevado). O bom desse estilo de tratamento é que não afeta o corpo humano de maneira negativa.

A princípio ele traz benefícios, mas como a maioria das coisas, existem contrapartidas a este tratamento que devem ser ditas ao paciente, para que ele esteja ciente dos prós e contras.

Principal Problema no Tratamento com CPAP

O principal problema para os pacientes que utilizam o tratamento com CPAP é a dificuldade de tolerar o ar forçado. Isso acontece pois ao usar o aparelho, o paciente passa pelo processo de tolerar o ar forçado que entra, mas para que a pessoa sinta-se normal é necessário sincronizar a inspiração com a entrada de ar do aparelho, coisa que nem sempre é fácil, pois não é um processo natural do corpo humano.

Por isso, os pacientes acabam ficando incomodados e com a impressão de que não conseguirão se adaptar. Para resolver essa questão, é preciso que o paciente não inicie o tratamento intenso logo de início, ou seja, é necessário um processo de adaptação com a máscara primeiramente.

Algo muito útil de se fazer é utilizar a máscara desligada primeiro, para que o paciente se adapte apenas à sensação de tê-la no rosto. Esse processo deve ser realizado até que a pessoa se sinta 100% acostumada.

Após o período de adaptação, a máscara pode ser ligada na função mínima, com a menor pressão de todas, de modo que o paciente acordado comece a se adaptar a esse processo gradativamente. E aos poucos o tratamento pode avançar assim como a adaptação do paciente para com o CPAP.

Dificuldades de se Adaptar com o Aparelho no Geral

As pessoas que utilizam o tratamento com CPAP também costumam ter problemas com o dispositivo como um todo: o paciente se esforça para ajustar o dispositivo de maneira que não incomode, mas às vezes o paciente não faz ideia de como comandar e lidar com o aparelho de maneira correta.

Esse tipo de problema é facilmente resolvido com o auxílio de um fisioterapeuta do sono. Ele ajudará o paciente a criar uma intimidade com o aparelho, ensinará como higienizar o tubo, como colocar água, trocar o filtro entre outras coisas necessárias.

Vazamentos da Máscara

Outro problema comum no tratamento é vazamento. Alguns sintomas permitem que o paciente perceba quando isso está acontecendo, como olhos secos. Se a máscara e a força da correia estiverem adequadas, dificilmente vazamentos fora do normal vão acontecer.

Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 02/12/2019